Quando falamos de ensino, escola e sala de aula, a lousa escolar é uma das ferramentas de grande importância, já que ele pode ser utilizado para diversas ações, como anotar recados, conceitos importantes, dentre outros.

Contudo, não existe apenas um modelo de lousa, embora ele seja mais utilizado pela sua praticidade e funcionalidade.

Pensando nisso, vamos falar tudo sobre a lousa escolar, seu material, tipos e modelos e como você pode escolher a melhor opção.

 

O que é uma lousa escolar?

Primeiramente, a lousa escolar é uma superfície extremamente lisa, utilizada nas salas de aula, em eventos e treinamentos para fazer anotações e facilitar a aprendizagem.

Na sala de aula, ela é utilizada para anotar os conceitos que serão trabalhados em aula, tal como desenhos, esquemas e recados pertinentes ao momento e ao conteúdo.

Além disso, a lousa branca é feita em laminado estrutural e aço cerâmico, podendo ser encontrada nas cores preta, branca, verde e diagramada, facilitando o processo de ensino.

Assim, para escrever na lousa, é necessário possuir uma caneta específica, que é a caneta para lousa branca e um apagador.

Esta caneta para a lousa branca é utilizada para realizar a escrita, sendo muito diferente das canetas permanentes, que não são apagadas e ainda mancham o quadro quando a tinta entra em contato com álcool.

Sendo assim, é possível perceber que a lousa escolar é um dos modelos mais versáteis, práticos e funcionais quando falamos de ferramentas e objetos para a sala de aula.

 

Modelos de lousa escolar

E por falar em  lousa escolar  existem dois modelos que se destacam no mercado, sendo eles a lousa escolar tradicional e a lousa quadriculada

Mas afinal, qual a diferença entre os dois tipos?

Primeiramente, a lousa escolar  tradicional é a mais comum, toda branca, sem nenhum tipo de detalhe, sendo o mais utilizado nas escolas, treinamentos, empresas, dentre outros espaços.

Já a lousa escolar quadriculada possui linhas verticais e horizontais, sendo ideal para construir gráficos, tabelas e desenhos durante a aula, sendo inclusive bastante procurado pelas instituições de ensino.

Para este tipo de lousa, você pode encontrar várias cores, como, por exemplo, preto, branco e verde.

Além dos modelos tradicionais, existe a lousa digital, que une a lousa tradicional com a tecnologia de um projetor, possibilitando o acesso à internet e a construção de uma aula completamente interativa.

Contudo, não existe uma regra sobre uma regra de qual dos modelos é o mais adequado ou o melhor, pois ambos são muito semelhantes entre si. A diferença são as linhas e a sua aplicação em sala de aula.

 

Quadro grande ou pequeno: qual o melhor?

De modo geral, como saber qual a melhor lousa escolar para a sua necessidade? Seria melhor um modelo grande ou pequeno?

A resposta para esse questionamento é: depende, e isso está relacionado a diversos fatores, como, por exemplo, o tamanho do espaço que você possui para colocar o quadro e a sua finalidade.

Comumente, uma lousa escolar possui as dimensões de 1,50 m x 1,20 m, 2,0 m x 1,20 m ou ainda 3,0 m x 1,20 m.

Por isso, você deve sempre medir o espaço da sua sala de aula e verificar se a lousa desejada cabe no espaço disponível.

Sendo assim, se você possui um bom espaço, pense na sua metodologia e no uso da lousa. Normalmente, as lousas com dimensões maiores são as mais escolhidas, tanto pelo espaço para escrever quanto pela comodidade.

Mas você pode estar se perguntando: como eu escolho a melhor opção de quadro branco?

 

Como escolher a melhor lousa escolar?

Bom, é importante lembrar que o conceito de qualidade varia muito de instituição para instituição, e por isso, alguns aspectos devem ser considerados.

Quando falamos de processo de ensino e aprendizagem, devemos lembrar que os investimentos e equipamentos são essenciais para todo o processo,

Ou seja: optar sempre pelo mais barato pode trazer prejuízos futuros, principalmente se você está buscando qualidade.

Por isso, você deve considerar os seguintes aspectos para escolher a melhor opção de quadro branco:

 

  • Qualidade e durabilidade dos materiais da lousa escolar que você deseja comprar, pois, esses detalhes influenciam diretamente na vida útil do produto;
  • Custo-benefício da lousa;
  • Serviços disponíveis, como, por exemplo, suporte técnico, manutenção e pós venda da sua lousa escolar.

 

Por mais que pareçam detalhes, eles fazem toda a diferença no momento da escolha e nos resultados a médio e longo prazo.

Sendo assim, é fundamental avaliar todos os aspectos para ter uma tomada de decisão assertiva.

 

Conclusão

Escolher uma boa lousa escolar está diretamente relacionado com a percepção de qualidade e objetivos que a sua organização possui.

Por isso, é importante contar com uma marca que seja de confiança, que ofereça os melhores serviços e que produza tecnologias educacionais da mais alta qualidade.