Pensar em reformar um estabelecimento comercial é pensar em muitos gastos, e em um emaranhado de problemas. Precisar paralisar a produção em um a dia é um custo a mais, além dos custos já programados para a reforma. Se uma reforma residencial comum já e algo extremamente complexo, imagine uma reforma comercial. Mas há algumas formas de melhor planejar todo esse procedimento? O que será que pode ser feito para que os custos sejam mitigados? Então, vamos lá para uma breve conversa sobre alguns pontos que podem ser diferentes em sua reforma.

 

O primeiro passo na reforma residencial é: ajuda profissional.

Esse é um momento em que você precisa buscar a ajuda profissional, sendo mais específico, uma empresa de reformas sempre será a mais indicada. Mas em primeira instância, buscar identificar todos os pontos que carecem de mudanças em seu estabelecimento é um fator muito importante, entenda:

Segurança: a segurança sempre vem em primeiro lugar; infelizmente às vezes o brasileiro parece optar por remediar, ao invés de prevenir. Não poupe esforços para que o seu estabelecimento seja seguro em todos os níveis: para os profissionais, clientes, contra incêndios, e outros incidentes que possam ocorrer.

Usabilidade: a sua reforma precisa ser pensada de forma usual também. Isso significa que não adianta um estabelecimento mais bonito esteticamente, mas que dificulta a labuta de seus funcionários, como no transporte de mercadorias, alocação dos recursos dentro dele, limpeza, peças que se quebram facilmente, isso tudo precisa ser pensado antes de iniciar.

Atratividade: a parte estética é um fator muito importante no negócio. Seu estabelecimento precisa condizer em sua aparência do seu tipo de negócio, uma aparência agradável também é um fator atrativo para os clientes, por isso, pensar na estética em conjunto com a usabilidade é muito importante.

 

A sua reforma comercial é um investimento.

Quando a sua reforma é conduzida de forma adequada, ela lhe trará retorno em várias áreas, da segurança promovida, à maximização dos processos para os seus profissionais, que passam a ter uma melhor disposição de mercadorias, facilidade de acesso a determinados setores, isso tudo gera um ambiente de trabalho mais dinâmico. Além disso, quando esteticamente seu estabelecimento é agradável, isso em qualquer seguimento, e condizendo com o seu ramo, ou seja, se é do ramo de alimentação, denotar limpeza, higiene, tudo adequado ao ambiente, será um diferencial par atrair clientes. Além de que a reforma precisa ser pensada no bem estar do cliente também, principalmente em estabelecimentos em que os clientes passam muito tempo dentro e precisam se acomodar como em barbearias, salões de beleza, etc.