Saiba qual tipo vale mais a pena usar

Todos nos sabemos que a madeira é a matéria-prima mais utilizada na produção de moveis e de revestimentos de interiores.  A madeira começou a ser mais utilizada em grande quantidade no inicio do século XVIII, durante a revolução industrial.

No entanto, devido à produção lenta e o material em escassez foi preciso faze ruma adaptação no setor de produção. Assim foram criados os materiais MDF e MDP.  Esse material além de ter um custo mais acessível ajuda a preservar o  meio  ambiente.

O que é a madeira MDF

A sigla MDF significa a Medium Density Fiberboard, em português é placa de fibra de média densidade.  Esse material é feito com a mistura de fibra da madeira e resinas sintéticas.

Geralmente esse tipo de madeira é utilizado na produção de peças de artesanato, decoração, móveis e também na construção civil. Esse material é comercializado de duas formas: ao natural ou com revestimento. Não é difícil encontrar móveis de MDF de diversos tamanhos e cores.

O que é a madeira MDP

armário de mdp

A sigla MDP significa Medium Density Particleboard, em português é painel de partículas de baixa densidade.  Que se refere a um material de composto por três camadas de madeira, uma grossa no meio e duas partículas finas na superfície.

É comum as pessoas confundirem o MDP com o compensado, mas ele é apenas uma evolução do material, que foi o primeiro tipo de madeira industrializado e comercializado. Se precisar de móveis personalizados, conheça a Lebaron Móveis.

MDF X MDP entenda qual a diferença

A principal diferença entre os tipos de madeira está dentro da sua estrutura interna.  O MDF é um material mais maleável devido a sua composição, que possibilita o manuseio sem estragar o material.

Por isso, é o material mais indicado para a produção de peças de artesanato e fabricação de móveis com acabamentos mais sofisticados, como curvas e contornos.

Já a madeira MDP por conta das suas três camadas, possui uma maior resistência estrutural. Sendo assim, não é tão maleável quanto o MDF esse material é recomendado para superfícies planas como prateleiras, portas, fundos de gaveta e painéis.

Qual material escolher?

Agora que você observou a comparação entre MDF X MDP entenda qual a diferença para saber o escolher o material certo para o seus móveis. Em um planejamento de ambiente é fundamental entender qual o objetivo de cada madeira que será utilizada como também a forma de exposição e a sua composição.

Em uma residência você pode usar mais de um tipo de madeira, mas é preciso avaliar se existe um propositivo estético, sofisticado ou mais funcional que exige esse dois tipos de madeira.

É muito comum quando as pessoas estão criando um projeto de design de interiores surgir à dúvida de qual madeira é melhor para utilizar. Por isso, é importante entender bem sobre cada material para quando for faze um projeto não ter nenhuma dúvida sobre o que utilizar.

Por isso, observe a comparação entre MDF x MDP entenda qual é a diferença entre os dois tipos de materiais e utilize o que melhor se adequar no seu projeto.