A fossa séptica também é conhecida como tanque séptico e foi o primeiro método de tratamento de esgoto utilizado no Brasil e até hoje é o mais usado nas regiões que não possuem tratamento de esgoto.

No entanto, muitas pessoas não sabem para que esse equipamento serve. A fossa séptica evita que dejetos humanos sejam jogados diretamente nos rios, lagos ou na superfície do solo, evitando assim a contaminação das águas e mau cheiro no ambiente.

O que é a fossa séptica

Ela é um tipo de cavidade subterrânea que normalmente é feita com alvenaria ou cimento. Neste local fica acumulado o esgoto sólido por determinado tempo até ser totalmente digerido pelas bactérias ou então, coletado pelo caminhão da desentupidora.

A fossa séptica é uma unidade primária de tratamento de esgoto residencial, no qual ela serve para fazer a separação dos dejetos sólidos contidos no esgoto.

Ela é uma alternativa simples para armazenar os dejetos e é muito utilizada na zona rural, residências isoladas e também nas regiões que não possuem rede coletora de esgoto. No entanto, o cuidado com o esgoto não é tão completo como uma estação de tratamento.

Aonde a fossa séptica deve ficar

Esse tipo de unidade de tratamento não deve ficar próximo a residências, já que pode apresentar mau cheiro. Porém, não deve ficar muito longe para que não precise de uma tubulação maior.

Os seus dejetos precisam ser absorvidos pelo solo durante o processo de purificação biológica para eliminar as chances de contaminação. Porém, se a fossa for muito profunda a sua eficiência acaba sendo afetada devido ao caimento da tubulação.

Por esse motivo, é recomendado que ela seja construída na mesma altura do banheiro para evitar curvas na tubulação. A distância ideal é de 6 metros e ela deve ficar em um nível mais abaixo do que o terreno e ficar distante de poços ou de qualquer outra fonte de água, no mínimo 30 metros.

Como é a instalação da fossa séptica

A instalação de uma fossa do tipo pré-moldada começa primeiramente pela a escavação do buraco no terreno que ela será instalada. O fundo do buraco precisa ser nivelado, compactado e coberto por uma camada de concreto de 5 cm.

Para as fossas que são feitas com anéis sobrepostos é preciso uma camada de concreto magro. Além de uma laje de 7 cm de concreto armado vindo diretamente do fundo do buraco.

A tubulação que ligará a rede esgoto da residência até a fossa precisa ter um caimento de no mínimo 2 cm por metro de tubulação. Além disso, o topo do buraco deve ficar em um nível inferior ao da saída da caixa de inspeção.

Como é a caixa de inspeção

Essa caixa precisa ter no mínimo 60 x 60 cm e profundidade de no mínimo 50 cm. A caixa deve ser construída pelo menos há 2 metros de distância da casa, com as seguintes dimensões: 1m x 1m, sendo diâmetro e profundidade de 1 metro.

O seu fundo deve ser compactado e receber uma camada de concreto. As paredes da caixa devem ser feitas com blocos de concreto com 10 cm de largura. Além disso, as paredes e o fundo da caixa precisam ser revestidos com uma argamassa. A cobertura deve ser com uma placa pré-moldada de concreto de 5 cm de espessura.

Como muitas regiões do Brasil não possuem sistema de tratamento de esgoto, a alternativa é instalar uma fossa séptica para armazenar os dejetos humanos. No entanto, é preciso após determinado período, que ela receba uma manutenção para retirar tudo que foi acumulado durante um ano.

agua transbordando no tanque

Porém, sabemos que ao longo deste percurso, os encanamentos em geral podem apresentar vazamentos. E o pior de tudo isso, é quando não conseguimos localizar o vazamento. Quando isso acontece, o melhor a se fazer é chamar uma empresa especializada em caça vazamento em Curitiba. Se você suspeita de algum problema deste tipo na sua residência, solicite um orçamento o quanto antes para não se arrepender depois, principalmente na hora de pagar a conta de água.