estudar para concursos

Estudar para concursos públicos não é uma missão tão fácil, porque na maioria dos editais são muitos conteúdos a serem vistos e aprofundados, e não existe uma fórmula mágica de como estudar que funcione para todos e garanta a aprovação.

Devido a essa quantidade de conteúdo a ser estudado, nunca espere que o edital seja lançado para começar a estudar para a vaga dos seus sonhos! Porque quando o edital é publicado você geralmente tem menos de 60 dias para se dedicar aos estudos.

Como Começar a Estudar para Concursos?

1 – Comece escolhendo a Área de Atuação.

Fiscal, saúde, bancário, polícia, tribunal, legislativo, cada área requer do candidato conhecimentos específicos.

Estudar para duas áreas totalmente distintas pode não ser uma boa estratégia, porque será necessário muito tempo dedicado aos estudos para aprender tudo que é previsto em duas áreas diferentes.

Escolha uma área de atuação de acordo com as temáticas que você possui mais afinidade, e a partir disso comece a estudar!

2 – O passo inicial nos Estudos

A preparação a longo prazo é muito mais eficaz que a corrida contra o tempo de quando o edital é publicado.

Aposte em começar a estudar quando o edital estiver previsto, e dedique-se aos estudos diariamente.

Você deve se basear nos últimos editais para o mesmo órgão e cargo, porque normalmente os conteúdos não variam tanto de um edital para o outro.

 

3 – Hora do Planejamento

Para estudar é preciso organização, planejamento e rotina! Principalmente quando não se tem a data prevista para a prova, é comum que o candidato procrastinar ou estude de forma irregular, estudando um dia e deixando de lado no outro.

Isso não funciona! Comece estudando pelas disciplinas básicas para a vaga que você deseja ocupar, assim você revisa conteúdos que já conhece.

Tente planejar seus estudos para que você consiga estudar diariamente e que todas as matérias previstas sejam vistas ao longo da semana.

Se você montar seus horários de estudos de forma estratégica e estudando semanalmente todas as matérias previstas, não ficará atrasado com nenhum conteúdo e não correrá o risco de esquecer de estudar algum tema previsto.

Monte um cronograma de estudos que você consiga cumprir e nunca deixe que outras tarefas ocupem seu horário de estudos, trate esse momento como prioridade na sua vida.

 

4 – Organizando o Material de Estudos

Como você prefere estudar? Videoaulas? Apostilas em PDF? Encontrar o método de estudos que você mais se adapta é essencial para melhorar seu rendimento.

Os materiais em PDF costumam ir direto ao ponto e agilizar o processo de estudos, além de abranger o conteúdo de forma mais ampla.

As videoaulas são mais monótonas e geralmente duram uma hora explicando o conteúdo.

Você também pode optar por utilizar os dois métodos de aprendizagem em sua preparação, assim, utiliza as aulas para tirar alguma dúvida que não ficou clara apenas com a leitura da apostila, por exemplo.

 

5 – Desistir? jamais.

estudar para concursos

Estudar para concursos é um verdadeiro desafio pessoal, onde é preciso vencer a procrastinação e a desmotivação.

É normal se sentir desmotivado e não ter vontade de estudar um dia ou outro, mas é preciso se manter focado e estudando conforme o planejado mesmo que você esteja cansado.

É preciso sempre ter em mente que estudar é um investimento a longo prazo e que cada pessoa precisa de um tempo para atingir a aprovação, e sua vez também irá chegar se você não desistir.

Esperamos que essas dicas te ajudem na sua preparação e você conquiste a vaga que deseja! Se ainda ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão, deixe seu comentário!