A gordura da barriga não é só um problema porque pode parecer pouco estético.

Na verdade, ter muita gordura na área abdominal está fortemente ligada a doenças como diabetes tipo 2 e doença cardíaca.

Por esta razão, a perda de gordura na barriga tem enormes benefícios para a sua saúde e pode ajudá-lo a viver mais tempo.

A gordura da barriga é geralmente estimada medindo a circunferência à volta da cintura. Isso pode ser facilmente feito em casa com uma simples medida de fita.

Qualquer coisa acima de 102 cm nos homens e 88 cm nas mulheres é conhecida como obesidade abdominal.

Se você tem excesso de gordura em torno de sua cintura, então você deve tomar alguns passos para se livrar dele, mesmo se você não está muito acima do peso.

Felizmente, existem algumas estratégias comprovadas que foram mostradas para atingir a gordura na área do ventre mais do que outras áreas do corpo.

Não consuma açúcar e nem refrigerantes

Refrigerante

Adição de açúcar é muito pouco saudável. Estudos mostram que tem efeitos nocivos únicos na saúde do seu metabolismo.

O açúcar é metade glicose, metade frutose, e a frutose só pode ser metabolizada pelo fígado em quantidades significativas.

Quando você come um monte de açúcar adicionado, o fígado fica sobrecarregado com frutose e é forçado a transformá-lo em gordura.

Muitos estudos têm mostrado que o excesso de açúcar, principalmente devido às grandes quantidades de frutose, pode levar a um aumento da acumulação de gordura na barriga e fígado.

Alguns acreditam que este é o principal mecanismo por trás dos efeitos nocivos do açúcar na saúde. Aumenta a gordura da barriga e do fígado, o que leva à resistência à insulina e a uma série de problemas metabólicos.

O consumo excessivo de açúcar pode ser o principal motor do excesso de gordura na barriga e no fígado. Isto aplica-se particularmente às bebidas açucaradas, como os refrigerantes.

Coma mais proteínas

Proteínas

Comer mais proteínas é uma grande estratégia a longo prazo para reduzir a gordura da barriga.  A proteína é o macronutriente mais importante quando se trata de perder peso.

Se a perda de peso é o seu objetivo, então a adição de proteínas é talvez a única alteração mais eficaz que pode fazer à sua dieta.

Há também algumas evidências de que a proteína é particularmente eficaz contra a gordura da barriga.

Por isso, faça um esforço para aumentar a sua ingestão de alimentos ricos em proteínas, tais como ovos inteiros, peixe, marisco, leguminosas, nozes, carne e produtos lácteos. Estas são as melhores fontes de proteínas da dieta.

Comer muita proteína pode aumentar o seu metabolismo e reduzir os níveis de fome, tornando-o uma maneira muito eficaz de emagrecimento.

Vários estudos sugerem que a proteína é particularmente eficaz contra a acumulação de gordura na barriga.

Corte gradualmente os carboidratos

Carboidratos

A restrição de carboidratos é uma maneira muito eficaz de perder gordura.

Isto é apoiado por inúmeros estudos. Quando as pessoas cortam carboidratos, seu apetite diminui e elas perdem peso.

Isso é verdade mesmo quando os grupos de baixo teor carboidratos são autorizados a comer o quanto quiserem, enquanto os grupos de baixo teor de gordura são restritos e famintos.

Dietas de baixo teor de carboidratos também levam a reduções rápidas no peso da água, o que dá às pessoas resultados quase instantâneos. Uma diferença na escala é frequentemente vista em 2 dias.

Há também estudos que comparam dietas de baixo teor de carboidratos e baixo teor de gordura, mostrando que dietas de baixo teor de carboidratos visam especificamente a gordura na barriga, e em torno dos órgãos e fígado.

O que isto significa é que uma proporção particularmente elevada da gordura perdida em uma dieta de baixo teor de carboidratos é o perigoso e a doença que promove a gordura abdominal.

Claro, dietas de baixo teor de carboidratos têm muitos outros benefícios para a saúde além de apenas perda de peso.

Estudos têm mostrado que o corte de carboidratos é particularmente eficaz em se livrar da gordura na área do ventre, em torno dos órgãos e no fígado.

Coma alimentos ricos em fibras

A fibra dietética é principalmente matéria vegetal indigestível.

É frequentemente alegado que comer muita fibra pode ajudar com a perda de peso.

Isso é verdade, mas é importante ter em mente que nem todas as fibras são criadas iguais.

Estas são fibras que ligam a água e formam um gel espesso que “se senta” no intestino.

O que isso implica, é que a fibra solúvel pode ser particularmente eficaz na redução da gordura abdominal nociva.

A melhor maneira de obter mais fibra é comer um monte de alimentos vegetais como vegetais e frutas. As leguminosas também são uma boa fonte, bem como alguns cereais como aveia inteira.

Há algumas evidências de que a fibra alimentar solúvel pode levar a quantidades reduzidas de gordura da barriga. Isso deve causar grandes melhorias na saúde metabólica e reduzir o risco de várias doenças.

Faça exercícios

O exercício é importante por várias razões.

Está entre as melhores coisas que você pode fazer se você quiser viver uma vida longa e saudável e evitar a doença.

Listar todos os incríveis benefícios de exercício para a saúde está além do escopo deste artigo, mas o exercício parece ser eficaz na redução da gordura da barriga.

No entanto, lembre-se que não estou a falar de exercícios abdominais. Dito isto, outros tipos de exercício podem ser muito eficazes.

O exercício aeróbico, como andar, correr, nadar, etc tem sido mostrado para causar grandes reduções na gordura da barriga em numerosos estudos.

O exercício pode ser muito eficaz se você está tentando perder a gordura da barriga. O exercício também tem uma série de outros benefícios para a saúde e pode ajudá-lo a viver uma vida mais longa.