Você é proprietário de alguma casa antiga e gostaria de transformá-la completamente para ficar com uma aparência moderna e elegante? Para fazer isso, é preciso aprender como revitalizar uma casa antiga só assim será possível deixá-la com outra cara.

A maioria das pessoas que deseja reformar a sua casa não sabe por onde começar, por isso acaba atrasando uma reforma que poderia ser bem rápida. Se este também é o seu problema, não se preocupe porque aqui você verá em 5 passos como fazer para deixar uma casa antiga com um aspecto mais jovem e moderno.

Aprenda como revitalizar uma casa antiga

Seguindo os passos abaixo você aprenderá como deixar a sua casa antiga com uma aparência mais moderna e contemporânea, observe o que é necessário fazer:

Comece por dentro

Quem vai reformar uma casa antiga com um orçamento limitado deve ter em mente que podem surgir gastos inesperados, que obrigam o proprietário da residência a cortar os itens menos importantes.

Por esse motivo, comece a reforma primeiramente pelos cômodos que estão precisando de mais atenção. Dessa forma, se não sobrar dinheiro para reformar a parte externa da casa, pelo menos o seu interior estará confortável para você.

Na maioria das vezes, a cozinha e o banheiro da residência são os locais que mais precisam de reparos, por exemplo, troca de azulejos, troca da pia, instalação de box, entre outros.

Por isso, comece a reforma primeiramente pela a parte interna, assim a sua única preocupação será apenas fazer a pintura da fachada para que ela fique bonita e moderna para o imóvel.

Troque os pisos da casa

A revitalização de uma casa antiga envolve várias etapas, uma delas é a troca do piso que se desgasta ao longo dos anos. Ele provavelmente irá atrapalhar a estética da residência, podendo descolar, quebrar ou provocar algum acidente.

A troca do piso antigo é uma das melhores maneiras de deixar o seu imóvel modernizado e não precisa gastar muito para trocá-lo. No mercado existem diversos tipos de pisos com aparência bonita e versátil, o preço do m² pode custar em média R$ 50 dependendo do piso.

Para as pessoas que gostam de uma aparência moderna e industrial, os pisos de cimento queimado estão em alta no momento e são baratos, você pode utilizar na sua sala ou nas áreas externas.

Reaproveite o que você tem na residência

Observe se as portas e janelas da sua casa antiga podem ser reaproveitadas, elas podem ficar bem charmosas se você aplicar uma tinta e trocar as fechaduras velhas por trincos.

Além de manter o estilo retrô, o proprietário da residência estará economizando bastante.  Além disso, as luminárias também podem ser reaproveitadas e mantidas como acessórios para o quintal ou jardim.

Cuidado com a estrutura da casa

Se a estrutura da sua casa está em perfeitas condições, evite fazer alguma mudança que possa danificá-la. Antes de começar a quebrar a parede pergunte a algum profissional qual é o procedimento mais seguro.

Além disso, se você pretende derrubar alguma parede ou fazer a troca do forro, é necessário fazer um projeto bem elaborado para evitar que a sustentação da casa seja comprometida.

Outra opção seria reformar as paredes velhas ao invés de derrubá-las, para fazer isso, lixe e pinte a parede para que ela fique nova e moderna novamente.

casa antiga reformada

Use itens mais modernos

A estrutura de uma residência antiga possui bastante personalidade, mas você pode deixá-la ainda melhor se juntar o estilo clássico com o contemporâneo. Por exemplo, invista em móveis com uma aparência moderna para criar um contraste diferenciado.

Outra maneira é usar papel de parede para deixar o ambiente com um toque mais aconchegante, você pode usá-lo no quarto ou na sala. Além disso, quadros, plantas e objetos de decoração também contribuem bastante na modernização da casa. E ainda, tenha cuidado com a iluminação porque ela pode não combinar com a aparência da casa antiga.

Gostou deste artigo? Com estas dicas, agora você já sabe como revitalizar uma casa antiga para deixá-la com uma aparência mais contemporânea. No entanto, se estiver com alguma dificuldade ou não sabe por onde começar, procure uma construtora em Curitiba e deixe que ela execute todo o projeto e a reforma dos ambientes que você deseja modernizar e não se preocupe com mais nada. E se você quer ler mais sobre o assunto, acesse outras dicas de como modernizar construções antigas.