A feijoada é um dos pratos mais deliciosos, conhecidos e preferidos de grande parte dos brasileiros. Mas você sabe qual é a história da feijoada? Nesse artigo, conheça a história deste prato.

Esse é, sem dúvida, um dos pratos mais conhecidos no Brasil e já foi eleito como o melhor prato típico daquele que realmente é a cara dos brasileiros e faz com que todo turista estrangeiro queira provar.

A história por detrás desta delícia

É possível encontrar diferentes versões de feijoada para essa história, algumas são apenas mitos e outras refletem parte da verdadeira origem sobre como surgiu essa receita que, ao longo dos tempos, foi se aprimorando e nos dias de hoje é tão deliciosa e requisitada, principalmente durante o inverno.

Feita por escravos

Uma das possíveis versões da origem da feijoada é de que ela foi criada pelos escravos próximo ao século XVIII. Segundo essa versão, os escravos pegavam as partes que “sobravam” da mesa de seus senhores, como os pés, orelhas e rabos e as misturavam com outros ingredientes no preparo das suas refeições.

Sendo essas partes do animal não consideradas nobres, elas eram facilmente dispensadas e aproveitadas pelos escravos, para poder fazer um excelente caldo grosso com o feijão, nascendo então a feijoada.

Alimento para todos

No entanto, os historiadores por diversas vezes, já desmentiram essa história vinda dos escravos, dizendo que se trata na verdade de um alimento que era para todos. Tanto para os senhores, como também para os seus escravos.

Isso se deve especialmente ao fato de que a alimentação era, na verdade, escassa naquela época, não existindo uma extensa variedade de alimentos e portanto, os senhores e escravos precisavam comer “o que tinha” disponível no momento.

E pensando também no trabalho que era realizado pelos escravos, era preciso alimentar bem os homens e mulheres trabalhadores, para que conseguissem suportar a carga de trabalho braçal que era exigida diariamente.

Por isso, era dado a feijoada como um excelente alimento que conseguia sustentar os trabalhadores que passavam longas horas a fio, debaixo do sol forte trabalhando arduamente.

Feijão europeu?

Sabemos bem que o povo brasileiro, não foi o primeiro a saborear o feijão. Na verdade, desde o império romano esse alimento já era encontrado nos armazéns, então realmente, não fomos os primeiros a consumi-lo.

É sabido que na Europa era possível experimentar alguns outros pratos que também são acrescentados o feijão e para alguns, pode ser uma forma de feijoada que depois foi aperfeiçoada.

Para os portugueses ou mesmo na Itália, é conhecido a casoeula, ou apenas um cozido feito até mesmo na França.

No entanto, foi apenas no Brasil, que a feijoada como conhecemos hoje, começou a ter outros ingredientes como a couve, laranja e torresmo, além de outros componentes.

mice en place pronta no buffet

Uma das melhores receitas de feijoada

O feijão é um dos alimentos mais antigos do mundo e é consumido por diferentes nacionalidades. No entanto, a receita original que conhecemos hoje em dia, é datada de 1940 e, segundo registros, o restaurante G.Lobo era frequentado pela elite carioca.

A receita completa é composta por arroz, couve, farofa e torresmo, além é claro, do feijão e dos diferentes tipos de carne que podem compor essa receita.

Se desejar fazer uma excelente feijoada, os principais ingredientes que irá precisar são:

200 gramas de costelinha salgada ou defumada
200 gramas de carne seca em cubos
200 gramas de lombo suíno salgado em cubos
600 gramas de feijão preto
10 xícaras de chá de água
2 folhas de louro em folha
sal e pimenta do reino a gosto
1 unidade de cebola pequena com 5 cravos da índia espetados
1/4 xícara de chá de cachaça
2 unidades de laranjas com casca lavadas
200 gramas de linguiça calabresa fatiada
200 gramas de paio fatiado
2 colheres de sopa de óleo
1 unidade de cebola grande em cubos
5 dentes de alho picados

Essa é uma das receitas e formas que podem ser feitas a feijoada, mas acima de tudo o mais indicado mesmo, é sempre fazer da forma como cada pessoa gosta, pois cada uma pode ter a sua preferência, especialmente com relação aos temperos.

Mas se você acha muito trabalhoso preparar uma feijoada para aquele almoço de domingo com a sua família e amigos, não se preocupe, você pode contratar um buffet a domicílio, e então terá que se preocupar em apenas receber os convidados.

Contando com uma empresa especializada como o Buffet Dut Sabore, você terá todo o cardápio preparado e servido por uma equipe de profissionais, então não deixe de entrar em contato sempre que for comemorar uma data especial.