CategoryBlog

Dicas sobre assuntos gerais.

5 dicas de como estudar para concursos

 

estudar para concursos

Estudar para concursos públicos não é uma missão tão fácil, porque na maioria dos editais são muitos conteúdos a serem vistos e aprofundados, e não existe uma fórmula mágica de como estudar que funcione para todos e garanta a aprovação.

Devido a essa quantidade de conteúdo a ser estudado, nunca espere que o edital seja lançado para começar a estudar para a vaga dos seus sonhos! Porque quando o edital é publicado você geralmente tem menos de 60 dias para se dedicar aos estudos.

Como Começar a Estudar para Concursos?

1 – Comece escolhendo a Área de Atuação.

Fiscal, saúde, bancário, polícia, tribunal, legislativo, cada área requer do candidato conhecimentos específicos.

Estudar para duas áreas totalmente distintas pode não ser uma boa estratégia, porque será necessário muito tempo dedicado aos estudos para aprender tudo que é previsto em duas áreas diferentes.

Escolha uma área de atuação de acordo com as temáticas que você possui mais afinidade, e a partir disso comece a estudar!

2 – O passo inicial nos Estudos

A preparação a longo prazo é muito mais eficaz que a corrida contra o tempo de quando o edital é publicado.

Aposte em começar a estudar quando o edital estiver previsto, e dedique-se aos estudos diariamente.

Você deve se basear nos últimos editais para o mesmo órgão e cargo, porque normalmente os conteúdos não variam tanto de um edital para o outro.

 

3 – Hora do Planejamento

Para estudar é preciso organização, planejamento e rotina! Principalmente quando não se tem a data prevista para a prova, é comum que o candidato procrastinar ou estude de forma irregular, estudando um dia e deixando de lado no outro.

Isso não funciona! Comece estudando pelas disciplinas básicas para a vaga que você deseja ocupar, assim você revisa conteúdos que já conhece.

Tente planejar seus estudos para que você consiga estudar diariamente e que todas as matérias previstas sejam vistas ao longo da semana.

Se você montar seus horários de estudos de forma estratégica e estudando semanalmente todas as matérias previstas, não ficará atrasado com nenhum conteúdo e não correrá o risco de esquecer de estudar algum tema previsto.

Monte um cronograma de estudos que você consiga cumprir e nunca deixe que outras tarefas ocupem seu horário de estudos, trate esse momento como prioridade na sua vida.

 

4 – Organizando o Material de Estudos

Como você prefere estudar? Videoaulas? Apostilas em PDF? Encontrar o método de estudos que você mais se adapta é essencial para melhorar seu rendimento.

Os materiais em PDF costumam ir direto ao ponto e agilizar o processo de estudos, além de abranger o conteúdo de forma mais ampla.

As videoaulas são mais monótonas e geralmente duram uma hora explicando o conteúdo.

Você também pode optar por utilizar os dois métodos de aprendizagem em sua preparação, assim, utiliza as aulas para tirar alguma dúvida que não ficou clara apenas com a leitura da apostila, por exemplo.

 

5 – Desistir? jamais.

estudar para concursos

Estudar para concursos é um verdadeiro desafio pessoal, onde é preciso vencer a procrastinação e a desmotivação.

É normal se sentir desmotivado e não ter vontade de estudar um dia ou outro, mas é preciso se manter focado e estudando conforme o planejado mesmo que você esteja cansado.

É preciso sempre ter em mente que estudar é um investimento a longo prazo e que cada pessoa precisa de um tempo para atingir a aprovação, e sua vez também irá chegar se você não desistir.

Esperamos que essas dicas te ajudem na sua preparação e você conquiste a vaga que deseja! Se ainda ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão, deixe seu comentário!

Vantagens de medir a velocidade de internet

vantagens medir velocidade internet

Ao contratarmos um plano, logo, pensamos em suas vantagens e na hora de assinar o contrato escolhemos o que tenha a melhor velocidade de internet. Mas, em determinados momentos nos deparamos com os problemas de conexão com a internet, por exemplo, lentidão e falha no sinal. A questão é que ficamos em dúvida se o problema está no pacote contratado, cobertura da rede de onde moramos ou outros fatores.

Através dos testes de velocidade de internet podemos medir a nossa conexão, identificando qual o problema e analisamos o resultado da velocidade de download, upload e latência, que são os principais serviços de internet.

Conheçam neste artigo as vantagens de medir a velocidade de internet.

Porque medir a velocidade da internet

Velocidade de internet real

Muitas vezes ao assinar o contrato com a provedora, não prestamos atenção por estarmos empolgados e ansiosos para receber o serviço de internet.  Mas, se observarmos detalhadamente o contrato, saberemos que a empresa pode não proporcionar a velocidade máxima do plano oferecido, devido a diversos fatores, como exemplo, horários de pico em que as pessoas utilizam a mesma rede e a velocidade de internet pode não ser tão satisfatória.

Porém, é preciso levar em consideração que se o resultado tiver uma diferença que ultrapasse um valor considerável do que foi contratado, deverá ser realizado o contato com o provedor para informar e negociar mais velocidade de internet ou a redução no valor do plano.

O principal motivo para medir a velocidade de internet é obter o resultado real de mega que a provedora contratada está oferecendo, para ajuda você a identificar o problema com a conexão.

Se o problema não for com o provedor      

Outra vantagem de medir a velocidade de internet é que, na maioria das vezes, colocamos a culpa no provedor quando o motivo para conexão ruim pode não ser esse, portanto, realizando o teste podemos descartar essa opção de má qualidade do serviço oferecido e avaliar outros detalhes que podem estar prejudicando a sua velocidade de internet.

Alguns fatores como os que citaremos a seguir, devem ser evitados caso queira melhorar a sua velocidade de internet sem ter que pagar a mais por isso e ter dor de cabeça trocando de plano.

  • Muitos aparelhos conectados à mesma rede Wi-Fi;
  • Roteador estar localizado longe do computador ou com outros objetos, como exemplo, aparelhos de TV e som em sua frente, o que pode causar interferência no sinal;
  • Aparelho roteador de internet que não esteja funcionando direito;
  • Cobertura da região em que reside (Condições como localização, local chuvoso e outros);
  • Utilizar o serviço de internet em horários de congestionamento de rede, onde muitas pessoas utilizam o serviço do mesmo provedor em certo horário, o que pode prejudicar a velocidade de internet;

Identificar o melhor serviço de internet

Sabemos que com o uso essencial e fundamental da internet no dia a dia, a população sempre escolherá o plano que tenha a melhor oferta de velocidade de internet, seja para carregar vídeos, baixar filmes e games, trabalhar, estudar e outros.

Os testes para medir a velocidade de internet permitem que qualquer cidadão com pouco ou maior grau de conhecimento, avalie a qualidade da internet contratada. Inclusive, algumas pessoas até fazem o teste de velocidade para identificar qual o melhor serviço de internet.

Medir a velocidade de internet é muito importante, pois o número de habitantes de todo o mundo que utiliza esse serviço cresce a cada dia e ter certeza de que estamos recebendo a velocidade da internet de qualidade é direito de cada cidadão.

VIVO FIBRA: CONHEÇA ESSA NOVA TECNOLOGIA E VEJA AS VANTAGENS

Você já deve ter ouvido falar dessa super novidade exclusiva da Vivo. Trata-se da internet Vivo Fibra Óptica.

vivo fibra

A tecnologia da Vivo Fibra funciona por meio de um sistema de sustentação de vidro cilíndrico, flexível e transparente. Possui ainda dimensões que se comparam a espessura fina de um fio de cabelo.

Em razão desses materiais extremamente modernos, que compõe a Vivo Fibra internet, torna-se possível um trafego de informações muito mais rápido na hora da navegação pela web. Com essa tecnologia exclusiva da Vivo Fibra Óptica internet, o acesso à web permite uma transmissão com uma qualidade milhões de vezes maior do que a internet via cabo.

A velocidade da transmissão de dados da internet se assemelha a velocidade da luz. Inacreditável, não?

Saiba mais sobre a Vivo Fibra internet

Atualmente, se você optar por uma conexão à internet banda larga com alta velocidade, irá receber cerca de 10 MB – o que permite downloads de 1,25 MB por segundo. Porém, com a Vivo Fibra Óptica, a velocidade que você terá pode atingir até incríveis 10 GB, com downloads de 1.280 MB por segundo. Sensacional, não?

E além da qualidade da conexão à web, a Vivo Fibra internet apresenta uma inigualável estabilidade de sinal. Isso porque essa tecnologia apresenta menos interferências na sua rede, com eventuais quedas de sinal, quando chove forte, por exemplo.

Contando com o recurso da internet Vivo Fibra, a preocupação de ficar sem conexão à web praticamente não existe. A web pode ser normalmente acessada mesmo em dias de chuvas fortes, também o risco de quedas de sinal é mínimo em comparação à internet via cabo.

Disponibilidade da Vivo Fibra Óptica

A pretensão da empresa é disponibilizar essa incrível tecnologia a todas as localidades do país. No entanto, em razão de questões de localização e da estrutura necessária para a instalação, o recurso pode levar mais um tempo para chegar a localidades mais distante das grandes cidades.

Até o final de 2017, o recurso da internet Vivo Fibra já estava presente em 17 estado do país. A tendência é que, a cada ano, mais estados brasileiros façam parte da cobertura da Vivo Fibra internet.

De qualquer forma, se você quer ter acesso ao recurso, pode consultar facilmente no site da Vivo se a sua região já conta com o serviço da Vivo Fibra Óptica.

Para isso, basta acessar o site Vivo Fibra e colocar a sua cidade.

O sistema fornece a informação se o recurso já está disponível para a região em questão.

Contratar a Vivo Fibra Óptica Internet

Caso a região desejada já possua a cobertura para a Vivo Fibra internet, basta que você solicite a contratação!

Vantagens da Vivo Fibra Óptica internet

Além de todas as vantagens que já foram mencionadas, ao optar por assinar a Vivo Fibra, você pode ter acesso a outros recursos. Entre eles, pacotes que oferecem diversos canais de TV por assinatura em HD, wifi grátis e serviço Vivo de telefonia fixa.

Vantagens como essas, dificilmente você encontrará em outras empresas que oferecem serviços de internet ou de TV por assinatura.

Conte com a mais moderna e melhor tecnologia de acesso à web, com a Vivo Fibra Óptica internet. Relembrando, o número do telefone para mais informações e para contratar o serviço é 0800 770 9800.

Vale ainda ressaltar que o assinante da Vivo Fibra pode optar por diversas velocidades para a internet. Entre elas: 50, 100, 200 ou 300 mega.

Como Funciona e a Eficácia Da Leitura Dinâmica

eficacia leitura dinamica

Com uma vida tão agitada, quem adora ler fica sempre com a cabeceira lotada de livros, mas dificilmente consegue ler alguma coisa por completo. Com nossa vidas sempre cobrando de nós mais agilidade em tudo, ler um pouco mais rápido do que o normal seria com certeza uma ´´mão na roda“.

Por isso a técnica da Leitura Dinâmica foi criada, pois é a forma mais rápida e eficiente de alguém conseguir ler o maior número de livros possíveis e manter sua estante sempre vazia de antigos títulos e cheia de novos exemplares. Mas como funciona a Leitura Dinâmica? Realmente funciona? Saiba mais agora.

Leitura Dinâmica

Não se sabe exatamente quem é o criador da técnica, porém ela foi desenvolvida por inúmeros escritores e jornalistas e se tornou a forma mais eficiente de ler com agilidade e compreensão. Um desses escritores foi Tony Buzan, escritor inglês que precisava ler muitos livros se quisesse ter ideias e um vocabulário extenso na hora de criar suas histórias.

Ao perceber que não conseguiria ler muitos livros por mês, apostou na técnica da Leitura Dinâmica e potencializou sua leitura, garantindo mais livros lidos e até melhorou seu trabalho, conseguindo escrever com mais agilidade e entregando livros com mais qualidade.

Leitura Dinâmica Funciona?

Segundo os defensores da técnica da Leitura Dinâmica, ela não só funciona como é possível ler um livro de pouco mais de 200 páginas e apenas algumas horas. O que parece ser uma loucura e algo impensável, é defendido e garantido que realmente é possível.

eficacia leitura dinamica

Por outro lado, existem aqueles que não creem que seja possível alguém ler com tamanha rapidez e pior, entender o que está lendo. O que se sabe é que a Leitura Dinâmica pode ser eficiente para qualquer pessoa que queira ler com mais fluidez, entendimento e claro, agilidade.

Ou seja, uma pessoa que leva 1 semana para ler um livro de 300 páginas por exemplo, pode diminuir esse tempo para 3 ou 4 dias.Com certeza uma grande eficiência! O verdadeiro segredo é que para ser um leitor dinâmico é preciso praticar sempre.

Dicas Para Ler Mais Rápido E Melhor

Muitas técnicas fazem parte da Leitura Dinâmica e muitas são as dicas para que você consiga se preparar melhor e ainda ler muito melhor:

Para ler melhor, acabe com todos os ruídos

Desligue o celular, tv e enfim, tudo o que possa atrapalhar sua leitura. Esteja em um local bem iluminado ou com uma iluminação confortável como de um abajur. Procure tirar todos os ruídos que deixem sua leitura ineficiente.

Forme blocos de leitura

A melhor forma de ter uma leitura eficiente é ler em blocos, ou seja, ler textos que tenham tópicos separados ou blocos de no máximo 6 grupos de palavras e que dessa forma, facilitem a leitura. Se o que estiver lendo como um livro antigo, não tiver essa divisão, aprenda visualmente dividir o que lê dessa maneira. Assim com o tempo e prática, você conseguirá ler com mais fluidez.

Leia de tudo

Se você adora livros de romance policial mas odeia notícias de celebridades, permita-se pelo menos uma vez ou outra ler esses textos não tão interessantes. Em geral são mais simples no uso das palavras e as informações fúteis e irrelevantes, porém pode deixar sua mente mais ampla para conseguir ler qualquer coisa.

Depois leia livros complexos como a Metamorfose de Franz Kafka e Dom Casmurro de Machado de Assis, assim com certeza estará deixando sua leitura sempre mais rica e abrangente.

Evite reler

Ainda que você não tenha entendido uma parte do livro e queira reler para entender, evite isso a qualquer custo. Reler não só é uma regressão como algo que atrapalha a agilidade de um leitor que busca ler mais rapidamente. Acredite, mais a frente você lerá algo que esclarecerá o que não entendeu, portanto não volte e siga em frente!

Não fale enquanto lê

Um grande erro de muitos leitores, especialmente os iniciantes, é o hábito de falar ou movimentar a boca enquanto lê. A fala é mais lenta que a visão e acaba dificultando e muito o processo de conseguir ler com mais agilidade. Portanto na hora de treinar sua leitura, se habitue em ler sem pronunciar qualquer palavra e com certeza conseguirá ler mais rápido.

Cronometre sua leitura

eficacia leitura dinamica

Um leitor comum lê 150 palavras por minuto, porém um leitor dinâmico consegue chegar a marca das 800 palavras por minuto! Pode parecer algo impensável, mas se você praticar um pouco todos os dias, conseguirá alcançar essa marca rapidinho.

A dica? Coloque o cronômetro do celular ou um cronômetro mesmo para calcular quantas palavras lê em 1 minuto. Quanto menos palavras ler nesse tempo, maior deverá ser sua prática para alcançar o objetivo.

Leitura Dinâmica Na Fbv Cursos

Leitores que querem potencializar seu poder de leitura, não podem deixar de conferir o curso de Leitura Dinâmica da FBV Cursos. Seguindo todas as técnicas de leitura rápida, o leitor irá melhorar sua leitura e de bônus terá a escrita potencializada também.

Acesse agora a FBV Cursos e confira o curso Leitura Dinâmica. Matricule-se já!