Cada vez mais temos ouvido falar sobre o seguro viagem. Diversas pesquisas apontam que com a mudança do comportamento de compra do consumidor, a busca por seguros de diversos tipos tem aumentado. Em adição, o Brasil está aos poucos saindo da crise na qual se encontrava há alguns anos, e com isso as pessoas tem viajado mais, seja a trabalho ou a lazer.

Independentemente do objetivo da viagem, buscar formas de se prevenir contra imprevistos é fundamental. Sabemos que qualquer viagem envolve custos relativamente altos, por isso qualquer gasto adicional pode ser um grande transtorno.

Especialistas sempre indicam fazer uma reserva financeira para emergências durante qualquer viagem, de forma proporcional a duração dela e custo de vida no local de destino. Ainda assim, somente esta reserva pode não ser suficiente, é por isso que o seguro viagem é altamente recomendado.

Ao contratar um seguro deste tipo o viajante conta com diversas coberturas que não o deixarão desamparado caso qualquer situação inesperada ocorra durante a viagem. Esta cobertura é garantida por um período pré-determinado em contrato, a chamada apólice. Nela, irão constar também todos os valores disponíveis em caso de necessidade.

Muitas pessoas acreditam que o seguro viagem oferece cobertura apenas para caso de saúde, o que é um grande erro. Há no mercado planos cada vez mais completos, que visam atender as necessidades dos viajantes de forma completa e eficaz, justamente quando eles mais precisam.

Sendo assim, além da cobertura de indenização em caso de morte ou invalidez decorrente de acidente ou doença durante a viagem, há, ainda, coberturas para diversos incidentes, como: extravio, roubo ou furto de bagagem, atendimento médico e hospitalar, despesas farmacêuticas, cancelamento de voo, entre outros.

Outra clausula bastante interessante é a de cobertura de despesas com honorários advocatícios. Quando viajamos, estando entrando em uma cultura diferente da nossa, com outro idioma, outros costumes e outras leis. Por isso, não é raro que algum viajante se envolva em problemas com a justiça por simples desconhecimento da legislação e tradições locais. Nestes casos, o seguro cobrirá as despesas com a contratação de um advogado para a defesa do viajante no local.

No entanto não é só para viagens ao exterior que as coberturas são úteis e necessárias. A contratação de um seguro de viagem em território nacional é igualmente recomendada, já que imprevistos não escolhem hora, vítima e nem lugar para acontecer.

O custo-benefício também é outro ponto positivo. Mesmo com tantas coberturas, é possível encontrar o seguro por um preço acessível e parcelar o valor total conforme a necessidade do viajante. Pensando em facilitar este processo, diversas empresas especializadas disponibilizam um comparador online, tanto para seguros viagem nacional, quanto para opções internacionais.

Fica fácil entender por que este tipo de serviço tem sido cada vez mais procurado. Além da comodidade na contratação e o baixo custo tendo em vista as vantagens, quem não quer embarcar e viajar, sem ter que se preocupar com mais nada, não é mesmo?