Na auto escola muito se fala sobre o que é direção defensiva e como colocá-la em prática para evitar acidentes. Provavelmente você não sabe, mas o trânsito brasileiro é um dos que mais provocam mortes ou causam acidentes em todo o mundo.

Segundo estatísticas, o Brasil está em 4º lugar no ranking de mortes provocadas por acidentes de trânsito, ficando atrás somente da China, Nigéria e índia. Para você ter uma ideia, morre mais gente em acidentes do que de câncer. Segundo os dados do Ministério da saúde, foram registrados 43.250 óbitos em 2011 e em 2012 foram 179.000 pessoas feridas no trânsito.

Do número total de mortes causadas por acidentes, 40% das vítimas são pessoas jovens com idade entre 18 a 35 anos. Por esse motivo, dirigir com cuidado é importante para garantir a segurança de todos.

O que é a direção defensiva?

Direção defensiva é a maneira de dirigir da maneira correta, evitando multas e acidentes de trânsito. A melhor maneira de aprender como dirigir dessa forma é observar o Manual de Direção do Denatran.

De acordo com o manual, a direção defensiva é maneira de dirigir que possibilita ao motorista o reconhecimento antecipado de uma situação perigosa, prevendo o que pode acontecer com ele e com os seus passageiros.

É dessa forma que os motoristas evitam acidentes e mortes no trânsito.  A maioria dos acidentes nas estradas brasileiras são causados por falha humana. Por exemplo, pneus desgastados, ultrapassagem em local proibido, excesso de velocidade, bebida com direção, entre outros.

Porque a direção defensiva é importante?

Ela é importante para garantir a segurança de todos, tanto do motorista quanto dos passageiros, porque dirigir defensivamente significa observar todo o trânsito a sua volta, reduzir a velocidade antecipadamente quando necessário, desviar de obstáculos e assim por diante.

O objetivo da direção defensiva é fazer com que as pessoas dirijam com cuidado para prever com antecedência alguma situação e poder tomar a decisão certa.

Dicas para colocar a direção defensiva em prática

Basicamente para colocar em prática essa forma de dirigir você precisa adotar alguns hábitos que são:

Fazer manutenção no seu veículo

Para evitar problemas com o seu carro, faça uma manutenção periódica. Além disso, lembre-se de trocar o óleo para não fundir o motor, verifique também o nível de água no radiador, as lâmpadas e demais luzes de sinalização.

Troque regularmente as palhetas dos limpadores quando elas estiverem desgastadas.

Sempre verificar os pneus

Os pneus do seu veículo devem estar bem calibrados e bem conservados para evitar problemas. Não use pneus carecas ou em péssimas condições. Além disso, não use pneus que não são recomendados pelo fabricante, porque podem estragar as peças do carro ou não garantir a estabilidade.

Verifique as condições dos cintos de segurança

Todos nós sabemos a importância que este acessório tem, porém as pessoas não observam as suas condições de uso.  É importante fazer isso para saber se precisa ser substituído, observe:

  • Se o cinto não possui nenhum corte ou qualquer outro defeito que provoque o rompimento.
  • Observe também se existem dobras que estão impedindo a sua elasticidade.
  • Faça testes no travamento dos cintos para ver se estão funcionando bem.

Use o cinto corretamente

O uso do cinto de segurança é fundamental para garantir a segurança dos passageiros em um acidente.  Para que ele tenha mais eficiência os passageiros precisam usá-lo corretamente, passando o cinto por cima do ombro e também por baixo do abdômen.

Verifique a suspensão do seu veículo

Outro ponto que também precisa ser observado é a suspensão e os amortecedores. A responsabilidade deles é manter a estabilidade do carro. No entanto, quando estão desgastados eles podem provocar o capotamento do veículo, geralmente isso acontece nas curvas ou quando você precisa frear rapidamente.

Observe a direção

Sempre observe a direção do veículo, porque se ela estiver com alguma folga poderá ficar puxando para um lado ou para outro, fazendo com que o motorista perca o controle do carro.

Caso encontre alguma folga ou qualquer outro problema leve o seu veículo para uma oficina para resolver isso o quanto antes.

carro com problema mecanico

Observe os freios  

Os freios se desgastam com o tempo, quanto mais gastos vão ficando, mais irão demorar para executar o comando de frenagem, o que poderá causar um acidente no trânsito. Por esse motivo, é importante que você sempre esteja observando as condições do freio em uma mecânica em Curitiba.

Na direção defensiva, além de estar com a manutenção do carro sempre em dia, você também precisa colocar em prática todas as normas que são importantes para conduzir um veículo com segurança.  Por exemplo, usar cadeirinhas quando for levar crianças, manter a concentração na estrada, não consumir bebidas alcoólicas, entre outros.