Para substituir a utilização do carburador, a injeção eletrônica se tornou um dos principais mecanismos sendo considerado até mesmo obrigatório nos veículos mais recentes que foram lançados no país.

Mas se você não sabe o que é isso ou nem mesmo imagina, qual a função para o veículo, confira nesse artigo as principais informações que vão te ajudar.

Desse modo você poderá entender o que é, a principal funcionalidade e como deve ser reparado, em diferentes situações.

O que é a injeção eletrônica

A injeção eletrônica é um modo fácil e tecnológico de injetar combustível no motor, de forma controlada fazendo com que seja utilizado apenas a quantidade necessária para essa finalidade.

Esse sistema é utilizado especialmente para conseguir substituir os antigos carburadores. A troca do carburador foi necessária especialmente pelo fato de que a injeção seria muito mais eficaz na realização das atividades antes feitas por esse outro componente.

No entanto, existe outro fato ainda de grande importância pensando especialmente no meio ambiente, que é a redução de quantidade de gases poluentes que é proporcionada com a troca desses mecanismos.

Com isso, é possível utilizar um carro além de outros fatores que também podem ser empregados na utilização de um veículo, de modo que ele seja mais sustável conseguindo agredir menos o meio ambiente.

Um dos principais pontos para que a injeção eletrônica seja utilizada corretamente e ainda, conseguindo trazer os principais benefícios de sua utilização, deve ser realizado a manutenção periódica pois por muitas vezes, pode ter uma pequena falha na injeção, mas sem que seja o suficiente para acender a luz no painel.

Manutenção periódica preventiva consegue proporcionar vários ajustes para o carro funcionar corretamente, e o bom funcionamento desse mecanismo, poderá depender também desse fator.

Qual a função da injeção eletrônica

Com a utilização de um chip eletrônico, será possível analisar o bom funcionamento do motor, fazendo com que seja ajustado a alimentação, além de conseguir um desempenho e eficiência que serão excelentes para a utilização do veículo.

Além das principais funções citadas acima, existem algumas funcionalidades desse mecanismo que são o controle do tempo de ignição, funcionamento da marcha lenta e ainda o comando das válvulas.

Para que a injeção eletrônica possa ser realizada de forma adequada é necessário que sejam utilizados alguns componentes, para proporcionar o bom funcionamento desse mecanismo.

Elementos como os listados abaixo, são indispensáveis para essa finalidade:

  • Sensores;

Analisam o funcionamento do motor, conseguindo transferir as informações para a central de informações.

  • Central de informações;

Esse componente importante é um sistema ligado diretamente a injeção eletrônica, gerenciando o funcionamento do motor, utilizando as informações enviadas pelos sensores.

  • Atuadores.

Os atuadores são responsáveis especialmente por realizar a alimentação e a queima do combustível no motor.

O bom funcionamento da injeção eletrônica pode trazer ainda, diferentes vantagens para o veículo como, por exemplo, proporcionar um trabalho nas melhores condições para o motor além do consumo eficiente e econômico do combustível, especialmente quando com comparada a utilização do carburador.

Existe ainda outra vantagem dessa injeção que é o rendimento do veículo. Dessa forma o veículo recebe um acréscimo no desempenho do seu motor o que proporciona economia no consumo, assim como a diminuição dos gases poluentes.

mulher consertando carro

Para quem tem dúvidas da funcionalidade sobre como é iniciado o processo de utilização de uma injeção eletrônica, saiba que o sistema principal e que será responsável por essas ações é a Unidade de controle do motor, também conhecida pelos especialistas como ECU ou ainda, como módulo de injeção.

A partir da utilização correta desse sistema, será possível que a unidade específica tenha total controle sobre esse mecanismo, conseguindo manipular todas as funções que deverão ser desenvolvidas, assim como a mistura ar-combustível que proporciona a entrada do combustível no motor, fazendo com que o sistema consiga funcionar corretamente.

Se você suspeita de algum problema na injeção eletrônica do seu carro, procure uma auto center em Curitiba e deixe que eles façam o reparo adequado no seu veículo.