O IPVA é sem dúvida uma dívida constante de muitas pessoas por aí. Porém, infelizmente, quem ainda é novo nesse mundo tem lá suas dificuldades para conseguir efetuar o pagamento da forma devida, e logicamente, para consultar os boletos sempre que precisar fazer o pagamento.

Para ajudar você que tem esse problema, eu trouxe aqui algumas dicas sobre IPVA e sobre como você deve fazer para conseguir consultar os seus boletos sem maiores problemas no futuro.

consulta ipva

Quem precisa pagar o IPVA?

O IPVA, é uma sigla para imposto sobre a propriedade de veículos automotores. Ou seja, é um imposto referente a posse de veículos automotores em geral. Esse imposto é cobra de forma anual, e é direcionado diretamente a secretária da fazenda de cada estado do país.

Como o próprio nome já diz, o imposto é cobrado somente referente a propriedade de veículos automotores, ou seja, caso você ainda não seja proprietário de um carro por exemplo, você não terá que se preocupar com esse imposto.

Claro, em alguns estados, existem a possibilidade de isenção do imposto dependendo do quatro que você atua. Por exemplo, no estado do Amazonas, proprietários de veículos com mais de 15 anos de idade contando da data inicial do seu financiamento, não precisam mais se preocupar com o pagamento do IPVA.

A regra não é absoluta para todos os estados, portanto, para ter a certeza de que você realmente está incluso na lista de pagadores do IPVA, consulte a secretária da fazendo do seu estado para garantir se você de fato precisará começar a pagar.

Como fazer consulta para IPVA atrasado?

Para que você tenha a certeza se realmente pagou o seu IPVA ou não, hoje em dia, é possível que você consiga consultar essa informação através da internet.

Isso pode ser feito através do site da secretária da fazenda que o seu carro está registrado. Acessando o site, você vai conseguir ter a certeza de que pagou o seu IPVA ou não.

Basta que você acesse algum site de busca como o Google por exemplo, digite a seguinte frase “secretária da fazenda” mais o estado que o seu carro foi registrado. Agora, basta você procurar no site pelo menu imposto. Essa sessão, poderá mostrar a você o caminho que você deverá fazer para consultar o seu IPVA que se encontra atrasado no momento.

Para conferir os resultados, será necessário inserir o código Renavam e o número da placa.

Se você não encontrar a seção onde é possível fazer consulta IPVA atrasado, procure a informação no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de seu estado.

Como pagar o IPVA atrasado?

No site da secretária da fazenda do estado que o seu site foi registrado, é possível que você não só consiga consultar os pagamentos em atraso do seu IPVA, como você também consegue emitir uma guia de pagamento do imposto. A partir dos dados do seu veículo, a guia será emitida e você não vai precisar mais se preocupar com isso! Basta fazer o seu pagamento.

Em alguns estados, é possível que você consiga fazer o pagamento no caixa eletrônico de alguns bancos que contém parceria com o governo estadual.

O que acontece com quem não paga o IPVA?

Se você perceber que realmente esqueceu de pagar o IPVA do seu carro por algum motivo que agora já não importa mais, o primeiro problema que você irá enfrentar é os juros que serão adicionados na guia de pagamento do imposto, juros esses que estão listados e tabelados no site da secretaria da fazendo do estado que o seu carro foi registrado.

Porém, o pior que pode acontecer é que você não terá condições de renovar o licenciamento anual do seu carro. Um licenciamento que é necessário para poder trafegar nas vias públicas naturalmente sem maiores problemas.

Afinal, segundo o parágrafo 2º do artigo 131 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para o licenciamento ocorrer, não pode haver débitos “relativos a tributos, encargos e multas de trânsito”.

Essas foram as dicas que eu tinha para vocês com relação a como funciona o IPVA no nosso país. É importante que você se informe para saber bem como deve atuar no estado em que o licenciamento do seu carro está vigente.