Com um Sistema Único de Saúde (SUS), no qual não se pode confiar, contar com um plano de saúde é quase que obrigatório, atualmente. Algumas pessoas já possuem esse benefício pela empresa que trabalham, mas aumentou o número de empreendedores individuais e trabalhadores não registrados em carteira.

Para essas últimas duas situações profissionais, só resta contratar um plano médico para atendimento e emergências de saúde, caso a pessoa não queira enfrentar todos os transtornos no SUS. E opções para contratar planos de saúde há diversas, mas qual é a melhor para você?

Para que você contrate um convênio médico que atenda às suas necessidades e caiba no orçamento seguem dicas para contratar um plano de saúde:

Dicas de como escolher um plano de saúde

5 dicas para contratar um plano de saúde

Entenda a necessidade

O plano de saúde mais barato ainda pesa no bolso. Mesmo assim, não abra a mão de contar com um deles, principalmente, se você já sofre de algum problema de saúde ou possui filhos pequenos.

Decida qual tipo de plano você deseja

Obviamente, o plano ideal deve caber no seu bolso, pois você terá que pagar por eles todos os meses. Mas não e só isso que conta na hora de optar por aderir a um plano médico.

A melhor opção é aquela que atende na sua necessidade, como consultas médicas, exames laboratoriais, uso de hospitais, entre outros procedimentos médicos.

Nesse caso, leve em consideração a rede hospitalar dos planos de saúde, médicos credenciados e laboratório, por exemplo.

Co-participação

Confirme se o plano não é do tipo co-participação – se não é isso que você procura, claro. Esses tipos de planos de saúde costumam cobrar bem mais barato pela mensalidade, porém, na hora de usá-lo o consumidor precisa pagar uma taxa extra.

Não é um serviço indicado para quem ser quer ser bem atendido em casos de emergência ou que pretende usar o plano com certa frequência.

Rede credenciada

O valor do plano é, sim, importante, até para que você consiga se manter pagando por ele. Porém a rede de referência também de um grande peso na hora de escolher um plano de saúde.

Na hora de tomar a decisão, não esqueça de levar em consideração se o plano conta com uma boa a grande rede credenciada de hospitais, laboratórios, clínicas e médicos. Afinal, é você quem vai utilizar desses serviços, não é?

Além disso, a rede credenciada deve estar localizada, de preferência, próxima a sua casa e nos locais de sua preferência. Não é muito, conveniente, por exemplo, contar com planos que privilegiem o outro lado da cidade.

Conte com um corretor de confiança

São mais variáveis que farão você decidir entre um plano de saúde e outros. Nessas horas, todas as dúvidas que você tiver em relação ao produto, devem ser solucionadas.

E ninguém pode te orientar melhor do que com corretor de confiança. Além de esclarecer as suas questões, ele irá lhe chamar atenção para outros pontos, que talvez nem tenha passado pela sua mente.