Parece haver muita confusão em torno do tema do colágeno hidrolisado, também chamado de hidrolisado de colágeno. Isto é especialmente verdadeiro no que diz respeito a como se compara com um alimento intimamente relacionado, conhecido como gelatina.

Por exemplo, eu tive um número crescente de e-mails de pessoas que tentaram fazer gelatina caseira, mousse ou receitas similares e, inadvertidamente, usei colágeno hidrolisado em vez de gelatina.

Como resultado, a receita acabou sendo uma falha total, porque a gelatina hidrolisada não congela líquidos de todo. Isso se compara com uma única colher de sopa de gelatina que é suficiente para fixar firmemente 2 xícaras de líquido.

Este erro é muito fácil de fazer porque a gelatina e o colágeno hidrolisado têm um aspecto e gosto quase idênticos. Isto é devido a um perfil de aminoácidos muito semelhante.

Parte da confusão é um simples caso de semântica. Vamos esclarecer isso primeiro.

Os muitos nomes de colágeno hidrolisado

Os nomes usados para se referir ao colágeno hidrolisado colastrina são muitos. Para que você nunca confunda com sua prima similar, gelatina (também conhecida como proteína de colágeno), e confunda uma receita (os ingredientes alimentares são caros!), Não se esqueça de fazer uma anotação mental desses aliases comumente usados:

Nomes comuns para colágeno hidrolisado

  • Hidrolisado de colágeno
  • Gelatina hidrolisada
  • Gelatina hidrolisada (Reino Unido e Austrália)
  • Hydrolyzed gelatin(e) collagen
  • Peptídeos de colágeno
  • Peptides
  • Proteína de Colágeno Hidrolisado
  • Peptídeos de Colágeno Hidrolisado

Você já se deparou com outros apelidos para o colágeno hidrolisado? Se assim for, por favor nos avise na seção de comentários.

O que exatamente-IS-colágeno hidrolisado?

Os benefícios da gelatina como alimento tradicional são muitos. Para começar, tem poderosas qualidades anti-inflamatórias e anti-envelhecimento. Faz um trabalho incrível ajudar a preencher os aminoácidos ausentes (os blocos de construção das proteínas) na dieta. Isso é especialmente importante se você não incluir muito (ou nenhum) caldo de osso em sua dieta, se for vegetariano ou tiver um estilo de vida que dificulte a ingestão de uma dieta ancestral equilibrada que faça questão de priorizar “nariz a rabo” comer (usando o animal inteiro para alimentar e não apenas a carne muscular) como as culturas tradicionais praticadas frugalmente por necessidade.

A gelatina possui um perfil único de aminoácidos, consistindo principalmente em glicina, ácido glutâmico, prolina e alanina. É derivado dos tecidos conjuntivos dos animais, bovinos, suínos ou peixes. Na gelatina bovina, o colágeno vem do tecido logo abaixo do pêlo encontrado no couro do animal.

Embora os aminoácidos da gelatina não sejam essenciais (o que significa que seu corpo é capaz de produzi-los), muitas pessoas com deficiência nutricional e estresse excessivo não conseguem fabricá-las nas quantidades exigidas pelo corpo para uma saúde ideal. O fígado precisa de uma abundância desses aminoácidos para manter o funcionamento em um nível elevado, particularmente para alimentar a desintoxicação, que tem o benefício de reduzir a inflamação.

Como alimento, o colágeno hidrolisado é muito semelhante à gelatina, mas existem diferenças críticas .

Isso ocorre porque a fabricação de colágeno hidrolisado é mais intensa do que o processamento de gelatina. A fabricação de colágeno hidrolisado quebra as cadeias de aminoácidos (proteína) em unidades menores do que o processamento de gelatina.

Assim, enquanto os perfis de aminoácidos e os benefícios de saúde entre o colágeno hidrolisado e a gelatina são semelhantes, as propriedades químicas, como a capacidade de ajustar o líquido, são bem diferentes. Além disso, a digestibilidade do colágeno hidrolisado parece ser superior para algumas pessoas devido à estrutura menos complexa.

Colágeno Hidrolisado na Pesquisa

O interesse do consumidor no colágeno hidrolisado explodiu nos últimos anos devido a um corpo crescente de pesquisas que sugerem ter poderosas propriedades antienvelhecimento para a pele, ossos e articulações.

É bem conhecido que o colágeno é um importante bloco de construção dos tecidos conjuntivos do corpo, ajudando-os a manter a força e a elasticidade.

O Journal of Agriculture and Food Chemistry baseou-se nesta pesquisa fundamental mostrando que quando uma pessoa consome oralmente hidrolisados de colágeno, os níveis sanguíneos da forma peptídica aumentaram significativamente e atingiram níveis máximos após 1-2 horas. Depois disso, os níveis sanguíneos diminuíram para metade do nível máximo 4 horas após a ingestão.

Será que esse aumento nos níveis sanguíneos de peptídeos de colágeno realmente beneficia os tecidos conjuntivos? Mais uma vez, a pesquisa sugere que isso é assim. O Journal of Nutritional Science and Vitaminology publicou um estudo em que pesquisadores demonstraram que a ingestão de peptídeos de colágeno afeta beneficamente o tamanho e a composição das fibrilas de colágeno no tendão de Aquiles, potencialmente melhorando suas propriedades mecânicas.

E quanto à saúde dos ossos? Estudos em animais sobre peptídeos de colágeno sugerem que o consumo oral de colágeno hidrolisado pode beneficiar a saúde óssea em homens e mulheres, mesmo em um estado deficiente de cálcio.

Outro estudo clínico publicado no periódico Seminars in Arthritis and Rheumatism examinou a ingestão de 10 gramas de peptídeos de colágeno por dia por um período de 30 a 90 dias. Um efeito positivo no conforto da articulação do joelho foi observado e o efeito foi ainda mais pronunciado em pacientes que apresentavam sintomas mais graves.

A pesquisa mais atraente de todos?

A revista Skin Pharmacology and and Physiology publicou um estudo de “padrão ouro” duplo cego controlado por placebo em 2014 que demonstrou uma relação causal entre um regime diário de 12 semanas de colágeno hidrolisado consumido oralmente e melhorou significativamente a elasticidade, estrutura e umidade da pele.

Este estudo fornece evidências concretas sobre a provável razão pela qual os povos ancestrais mantiveram um semblante tão jovem na meia-idade e na velhice. Não foi apenas menos estresse e muitas vitaminas lipossolúveis (especialmente vitamina K2 ), embora isso certamente ajudou. Foi também, pelo menos em parte, devido ao colágeno em sua dieta, da prática tradicional de comer do nariz ao rabo. Isso foi descontinuado na dieta moderna, à medida que a popularidade dos alimentos industrializados e uma mentalidade descartável e descartável avançaram constantemente desde a Segunda Guerra Mundial.

Qual tipo de colágeno hidrolisado é o melhor?

Existem dois tipos diferentes de colágeno hidrolisado atualmente no mercado.

Um tipo é derivado de carne de gado criado a pasto e o outro de fontes marinhas capturadas selvagens e sustentáveis, que foram consideradas livres de OGM.

Eu tentei os dois tipos de colágeno hidrolisado e posso dizer honestamente que tenho dificuldade em dizer a diferença entre eles, exceto pela cor levemente esbranquiçada dos peptídeos criados a pasto, que você pode ver na foto acima.

Colágeno de qualidade é testado para pureza

Tanto o colagénio marinho como os péptidos de colagénio criados em pastagens misturam-se muito bem em alimentos quentes ou frios como um batido, têm um perfil nutricional semelhante e digerem muito bem. Se você estiver viajando, cápsulas de colágeno ou pacotes de dose única são uma alternativa muito conveniente. Observe que as marcas que sugiro são testadas quanto à pureza para garantir que não haja resíduos tóxicos presentes.

Por fim, a marca que você escolhe para usar em sua casa pode ser baseada no orçamento e na filosofia alimentar. Se você é vegetariano, por exemplo, provavelmente preferirá um peptídeo de colágeno de origem marinha . Este material é incrível … não tem cheiro de peixe. Até mesmo minha filha, que é muito aversa a qualquer degustação ou cheiro de peixe, não podia dizer a diferença quando eu misturei um pouco de vinho fresco.

Quanto a mim, eu tenho os dois tipos de hidrolisado de colágeno na minha despensa e os rotaciono.

Por quê?

Bem, eu não como carne ou peixe 7 noites por semana, e imagino que sua família provavelmente também não. Então, por que não usar os dois tipos disponíveis de peptídeos de colágeno também se eles estiverem disponíveis?

É claro que não tenho base científica para essa abordagem personalizada. É exatamente o que eu faço em casa e compartilho com você o que vale a pena.

O ponto é, o colágeno hidrolisado é um alimento benéfico para a saúde e incorporá-lo em sua dieta é útil e apoiado por pesquisas científicas.

Como em qualquer coisa, lembre-se de não se deixar levar pelo colágeno hidrolisado se você optar por usá-lo em sua dieta. Não é uma bala de prata para tudo que te aflige! Vá devagar ao apresentar seu corpo a essa comida maravilhosa. Como com probióticos, kefir, kombucha e outros alimentos tradicionais que você não pode estar acostumado, adicionando muito rapidamente pode causar problemas digestivos, como inchaço ou dor de estômago.

Se você já experimentou o colágeno hidrolisado, qual tipo você prefere, criado a pasto ou marinho? Você pode dizer a diferença e como você a usa?