Cabelos ruivos, naturais ou tingidos precisam de um tratamento extra para manter seus fios vermelhos sempre bonitos e impecáveis. Para isso, é preciso investir em produtos específicos para os chamados cabelos vermelhos, a fim de manter o brilho natural das ruivas.

Shampoos sem sulfato, não lavar os cabelos todos os dias, apostar em hidratação e filtro solar são alguns dos tratamentos ideais para que os fios não desbotem e percam sua vivacidade.

Quer saber como cuidar dos cabelos ruivos? Continue em nosso artigo para ficar por dentro de tudo!

Como manter os cabelos ruivos mais bonitos?

O cabelo ruivo é constituído de pigmentos loiros e vermelhos, chamado de feomelanina. Essas pessoas podem ter os fios mais grossos, sendo lisos ou cacheados.

Sabe-se que o cabelo naturalmente ruivo é mais poroso e possui mais frizz mas também sabe-se que é o tom que deixa o rosto mais jovial. Uma bela vantagem, mesmo que o trabalho para mantê-lo seja difícil.

Porém, independente dos seus fios serem tingidos ou não vamos destacar os tratamentos perfeitos para os cabelos vermelhos.

Cuidados para cabelos ruivos

  • Menos água – Lavar os cabelos todos os dias desbota os cabelos vermelhos mais rápido, sendo naturais ou não. O ideal é apostar em shampoos secos e penteados que disfarçam os fios sujos.
  • Menos sol – Outro inimigo dos cabelos ruivos é o sol. Tanto a água quanto o sol demais oxidam os fios deixando-os em tom amarelado, exatamente como nos tons loiros. Protetor térmico e produtos que contenham filtro solar são os mais indicados.
  • Mais hidratação – Todo cabelo poroso e seco precisa de uma hidratação mais intensa. Os cabelos ruivos são naturalmente assim, ainda mais se forem tingidos, já que se tornam mais frágeis. Se você puder escolher aquelas máscaras ideais para os seus fios vermelhos, melhor ainda.
  • Retoques com shampoos próprios – É sempre melhor investir em produtos específicos para o nosso tipo de cabelo, não é? Quem pinta os cabelos de ruivos podem usar shampoos próprios que ajudam a repor os pigmentos e avivar a cor.
  • Nutrição e cauterização – Não basta hidratação para quem tinge os cabelos, é necessário nutrição pós-química no dia da coloração e manter a cauterização em dia, pois esses métodos repõem lipídios e proteínas que os fios perdem com a química.
  • Ingredientes para cabelos secos – Quem possui cabelos ruivos naturais pode usar produtos para reduzir a porosidade dos fios, como aqueles com proteínas, óleos naturais (castanha, mel ou amêndoa) e colágeno.
  • Produtos sem petrolatos, parabenos e sulfatos – Você já deve ter ouvido falar que shampoos ou cremes com petrolatos (parafina líquida e óleo mineral) danificam os fios a longo prazo, não é? Os parabenos e sulfatos também. Sulfato é um ingrediente que causa espuma, enquanto o parabeno é um conservante muito comum em diversos cosméticos. Por isso, opte por produtos chamados de low-poo ou no-poo (pouco shampoo ou sem shampoo).

E para manter os cabelos no dia a dia pode usar leave-in com proteção solar, principalmente durante o banho de piscina ou praia.

Portanto, cuidar dos cabelos ruivos pode parecer tarefa difícil, mas o resultado é sempre satisfatório. Abuse de produtos repositores de nutrientes para os cabelos tingidos, proteção térmica, evite lavar toda hora, e você conseguirá manter seus fios sempre vivos, brilhantes e saudáveis.