Um exercício tão simples como caminhar é uma ajuda para controlar os níveis de colesterol e evita a obesidade e a hipertensão, além de prevenir a osteoporose.

Você quer saber qual é a fórmula para emagrecer estar em forma? Ande! Ele sai mais em conta para encontrar meia hora por dia para sair e esticar as pernas do que passar horas no ginásio. Andando os músculos são tonificados, a mente é liberada e também não há risco de lesão.

Os médicos acreditam que a caminhada pode ser uma arma muito eficaz para combater as epidemias do novo século, como o estilo de vida sedentário e a obesidade. Claro, não vale a pena andar de qualquer maneira. Uma postura correta e os sapatos certos serão os melhores aliados nesta atividade que nunca devem faltar em nossa rotina diária.

A obsessão de encontrar um buraco na agenda para ir à academia é tão grande que muitas vezes as pessoas esquecem que você tem na ponta dos dedos a melhor receita de saúde: Andar a pé! Os cardiologistas dizem isso, os cirurgiões ortopédicos confirmam e sabem quem já introduziu essa rotina em suas vidas. Caminhar trinta minutos por dia é a melhor fórmula para estar em forma, e o que é mais importante, sem risco de lesão.

Apenas meia hora, não é preciso mais: é tão fácil quanto decidir ir andando para o trabalho, mesmo que seja apenas um trecho. Mas cuidado! Não é bom andar de qualquer maneira. Uma postura correta e respiração adequada e sapatos são essenciais para aproveitar.

“A inatividade física é o melhor aliado de uma parte muito grande de novas epidemias de nosso século”, diz Norberto Galindo Planas, angiologista e cirurgião vascular, que disse que “exercício prolonga a vida e reduz o risco de doença vascular.” E, ele acrescenta, “é uma ajuda para controlar os níveis de colesterol e mantém a obesidade e pressão alta na baía, e também reduz significativamente as complicações das varizes,

Eles são muito poucos. Conforme relatado pela Sociedade Espanhola de Medicina e Comunidade Familiar, “apenas a incapacidade funcional de pacientes com artrite avançada ou sequelas de doenças cerebrovasculares pode ser uma limitação para caminhadas”.

Mas o que muitos esquecem é que quem não é atleta aos vinte anos não pode se tornar um atleta aos quarenta. “Às vezes o remédio é pior que a doença, muitos decidem se colocar na forma de idosos, quando são surpreendidos por aquela insolência na cintura que às vezes não é eliminada mesmo com dieta, e esquecem que tudo tem sua evolução. pesos, maratonas, bicicleta … sem treinamento e é quando as lesões chegam “, diz Josep Comellas, personal trainer e especialista em educação postural.

Os epidemiologistas da Universidade de Harvard (Estados Unidos) confirmaram que qualquer pequeno movimento que seja feito é válido para estar em forma. Nesse sentido, Norberto Galindo Planas afirma que “a caminhada é a mais simples e mais completa das atividades que temos à nossa disposição”.

“Bombas musculares ativos que são nossos bezerros (que podemos descrever como corações periféricos) e faz as solas agir como esponjas vasculares espremer enviada sangue venoso para o coração eo coração para os pulmões, para que o mesmo sangue retorna à perna na forma de sangue arterial “.

Para resumir, diz o especialista, “pode ​​desempenhar um ciclo arteriovenosa, o que significa que o sangue é oxigenado e melhorar todos os nossos tecidos e, mais importante, uma pessoa que caminha uma hora recebe a oxigenação teria uma pessoa sedentária durante sete dias”. Andar evita “a troca de gases vasculares é deficiente”.

E também mantém as varizes à distância, que “não são apenas um problema estético, mas às vezes podem se tornar um risco real de trombose.