Inbound marketing é uma das estratégias mais eficientes dentro do marketing digital. Visando atrair a atenção do consumidor, oferece conteúdo de qualidade que estimulem tanto a confiança do público-alvo quanto o crescimento de uma marca.

Hoje em dia, o consumidor está mais atento, procura pelas melhores empresas e por aquelas que se destacam no mercado antes de comprar qualquer produto e serviço. Tem em mão uma ferramenta muito importante para selecionar as empresas: a internet.

Isso não significa que para conquistar clientes e ganhar espaço no mercado, uma empresa precisa apenas estar na internet, é preciso saber como fazer isso.

O marketing digital oferece muitas possibilidades e cada uma de suas táticas ajuda a atingir diversos objetivos dos empreendimentos. 

Desde se tornar mais conhecida até aumentar as vendas, o marketing digital é uma ferramenta indispensável.

Em um mundo cada vez mais conectado, saber falar com os consumidores de acordo com o seu perfil, fornecendo soluções que ele realmente precise e na hora certa são algumas das possibilidades do marketing digital.

Neste texto, nós vamos falar sobre o que é inbound marketing, sua importância, alguns processos envolvidos em sua aplicação, além de dar alguns exemplos. Confira.

O que é Inbound Marketing?

Quando falamos em marketing digital, estamos falando de uma gama de possibilidades em marketing dentro da internet. Para usar a que mais tem a ver com os objetivos de uma marca, é preciso conhecê-las bem.

O Inbound Marketing é uma gama de estratégias que tem como objetivo atrair, converter e encantar clientes. 

Também conhecido como marketing de atração, ele não faz uso das mesmas técnicas de publicidade tradicionais.

Está focado em conectar um negócio ao seu público-alvo, através do SEO, Marketing de Conteúdo e estratégias focadas nas redes sociais.

Anos atrás, as empresas simplesmente interrompiam uma programação na TV para expor seus produtos. Por causa da internet, isso mudou, mas além disso, também mudou a qualidade do produto e do serviço oferecido.

A era da informação digital deu armas aos consumidores, que estão sempre atentos a tudo o que envolve suas necessidades de consumo, por isso, não basta apenas produto de qualidade e preço justo, é preciso informação.

O Inbound Marketing é concentrado exatamente nisso, principalmente na criação e compartilhamento de conteúdos que estejam conforme o perfil de um público-alvo. Mas não faz isso de maneira a interromper esse público.

Ele conquista a permissão dos consumidores para se comunicar com eles de forma direta, além de promover um relacionamento duradouro entre empresa e público-alvo. Isso é possível por meio da criação de conteúdo relevante.

Importância do Inbound Marketing

Analisando essa metodologia de abordagem oferecida pelo Inbound Marketing, podemos imaginar a sua importância.

Vamos imaginar que uma empresa fabricante de ponte rolante manual comece a trabalhar com inbound marketing. 

Um dos resultados alcançados e que demonstra a importância dessa estratégia é a confiança que o público-alvo dessa empresa começará a ter em relação a ela.

Conquistar a confiança do consumidor é muito importante. Isso porque ele passa a permitir que a marca se aproxime cada vez mais, o que possibilita a construção de um relacionamento sólido e saudável.

Esse relacionamento resulta em vendas, que é o foco de qualquer empresa. As vendas são importantes para garantir a receita de uma marca e permitir que ela continue existindo.

Sendo assim, também podemos dizer que o Inbound Marketing é importante para:

  • Alcançar o público certo;
  • Estabelecer um relacionamento com ele;
  • Mais poder de persuasão;
  • Ciclo de vendas mais rápido;
  • Menos custos;
  • Aumento do ticket médio;
  • Mensuração rápida de resultados.

Essa estratégia do marketing digital não é feita de maneira impensada, pelo contrário. Ela é destinada a um público certo, para que se possa ter um relacionamento com ele e persuadi-lo de maneira mais convincente.

Isso reduz o ciclo de vendas, porque atinge o perfil ideal, reduz os gastos da empresa com prospecção de clientes e investimentos em estratégias de marketing, o que aumenta a capacidade de compra do cliente e a empresa consegue medir esses resultados em tempo real.

Para que tudo isso funcione, é necessário entender os processos do Inbound Marketing. 

Processos do Inbound Marketing

O inbound marketing se divide em 4 processos muito simples. E apesar de ser muito simples, pode ser utilizado pelos mais diferentes tipos de empresa, como uma fabricante de caixa de calibração de relés.  

Voltando aos seus processos, estes são conhecidos como:

1. Atrair

Atrair tráfego para os sites e blogs das empresas é o primeiro passo do marketing digital. 

Para aumentar esse tráfego, é necessário fazer com que usuários que pertençam a determinado público-alvo passem a acessar os sites ou blogs das empresas através de temas significativos.

2. Converter

Os visitantes que passam a frequentar os canais das marcas precisam ser convertidos em leads.

Ou seja, pessoas que realizam alguma ação dentro dos sites das empresas e se tornam oportunidades reais de vendas.

3. Vender

Não basta apenas que o lead preencha um formulário ou forneça alguns dados, é preciso nutri-lo. 

Isso é feito com a publicação contínua de conteúdos e, a partir daí, identificar aqueles que estão a ponto de fechar negócio.

4. Encantar

Algumas empresas acreditam que o relacionamento com o cliente termina depois da venda, mas não. 

É preciso pensar no pós-venda como uma maneira de encantar o cliente e fazer com que ele promova a marca, falando dela para outras pessoas.

Uma empresa que venda solda em aço carbono, aplicando o Inbound Marketing consegue alcançar esses processos e passa a ter um cliente fiel, que voltará a fechar negócio.

Ela passa a investir em uma estratégia perfeita para atingir o público certo, com o conteúdo certo e no momento certo. Só que é importante conhecer as estratégias do inbound para poder usá-lo.

Exemplos de estratégias do Inbound Marketing

O inbound marketing faz uso de algumas estratégias para alcançar os seus processos. Para atrair o público-alvo aos canais de um negócio, ele usa uma de suas mais importantes estratégias, o marketing de conteúdo.

Se uma empresa de conserto gerador decide usar o inbound marketing para atrair mais visitantes para o seu site, ela precisa investir no marketing de conteúdo. 

Este é a criação de conteúdo relevante, de valor informativo sobre os produtos e serviços oferecidos por uma marca.

O conteúdo pode ser veiculado em blogs, sites e também nas redes sociais. Um exemplo de conteúdo relevante é essa mesma empresa produzir um conteúdo que aborde temas como gerador silencioso a diesel.

Este pode falar da importância da automação, a razão de ser vantajosa, mostrar estatísticas de como essa opção vem se popularizando, como isso é feito, etc.

Isso mostra ao público que a marca entende do assunto. Para melhorar ainda mais o alcance desses conteúdos, as estratégias em SEO podem ser utilizadas.

Isso porque o SEO melhora o posicionamento dos sites no ranking das páginas dos sites de busca. O SEO permite que o site ou blog de uma empresa seja encontrado facilmente, o que aumenta o tráfego.

Para a conversão, as empresas devem usar algumas estratégias como formulários e call to action. 

Por exemplo, uma empresa de programação clp Siemens pode deixar em seu site um formulário para que o visitante preencha com alguns dados de contato, como e-mail.

A partir daí, esse visitante já foi convertido em lead e já está sendo considerado um cliente em potencial. 

Mas para que esse visitante preencha esse formulário, a empresa em questão precisa fazer uso do CTA, convidando-o a preencher o formulário.

Para vender, a empresa precisa estar atenta e analisar o perfil do seu público-alvo para chegar à sua persona ideal. É com base nela que a empresa encontrará o melhor caminho para a venda.

Um dos mais comuns é o e-mail marketing. Por exemplo, uma empresa de detergente para lava louças industrial pode manter o lead interessado em sua marca por meio do envio de e-mail marketing. 

Nele podem conter os produtos e novidades, mantendo o interesse do lead e sendo possível personificá-lo.

Por fim, as empresas precisam investir também no encantamento dos seus clientes como o último passo do inbound marketing. Não se pode esquecê-los de uma venda, é importante manter um relacionamento próximo.

Para isso, uma empresa de usinagem de peças pequenas pode enviar e-mails com conteúdos relacionados aos produtos e serviços vendidos, e do interesse do cliente. 

Isso permitirá que a empresa mantenha um relacionamento próximo e ativo com seus clientes.

O inbound marketing é uma estratégia inteligente e versátil, que atende a todos os nichos de mercado. 

Por meio dela, não somente as vendas de uma marca aumentam como ela passa a ter clientes fiéis que sempre voltarão a fazer negócio.