As pessoas, normalmente, ficam boa parte do tempo conectadas, por isso as vendas nas redes sociais passaram a ser tão importantes para os empreendedores. 

Os sites revolucionaram as relações interpessoais, profissionais e comerciais, assumindo um papel fundamental na comunicação atual.

Uma pesquisa aponta para o fato de que, nos últimos anos, uma em cada três pessoas usaram alguma rede social, o que representa aproximadamente 2.48 bilhões de pessoas online, em mídias como o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, entre outras.

Outro estudo relacionou o Brasil como um dos países em que as pessoas passam mais tempo lendo e gerando conteúdo online.

Portanto, os dados demonstram a relevância da presença nas redes sociais na atualidade. Afinal, são espaços que permitem a divulgação da marca, com o compartilhamento de postagens dos sites das empresas, e a interação do público-alvo. 

Entretanto, com a grande competitividade do mercado e a enorme variedade de informações disponíveis online, os usuários demonstram cada vez mais exigência. 

Eles demandam a produção de conteúdos originais e de qualidade, capazes de chamar a atenção, ajudar e cativar os consumidores em potencial.

Aos empreendedores, cabe a percepção da relevância das redes sociais como instrumentos de comunicação com o público, com potencial para aumentar significativamente as vendas, independentemente do setor de atuação ou das dimensões da empresa.

Vantagens das redes sociais para empresas

Atualmente, a presença nas redes sociais é considerada um fator de sucesso para muitos empreendimentos. Basta notar que praticamente todas as grandes marcas se fazem presentes nas plataformas. 

Também há uma grande quantidade de negócios, de todos os setores e dimensões, que ganharam visibilidade na redes e conquistaram mais espaço em seus mercados. Isso ocorre, principalmente, devido às seguintes vantagens:

  • Aumento da notoriedade e visibilidade da marca;
  • Mais autoridade para a empresa, com base na crescente confiabilidade;
  • Ótima taxa de conversão de visitantes em potenciais clientes;
  • Oferecimento de experiências mais completas aos consumidores;
  • Obtenção de informações úteis para melhorias em atendimentos e produtos;
  • Fortalecimento de um relacionamento duradouro com clientes e potenciais clientes;
  • Incentivo às recomendações e fidelização dos consumidores;
  • Aumento do tráfego orgânico para o site das empresas.

Como vender mais nas redes sociais?

Tendo em vista os benefícios de se fazer presente nas redes sociais, é preciso entender algumas recomendações para utilizar os canais para vender mais.

É válido lembrar que cada rede tem particularidades distintas, e é de extrema importância que as ações de marketing levem em conta cada uma dessas especificidades. 

Entretanto, algumas dicas são essenciais independentemente da escolha do canal. São elas:

Estar na rede social mais adequada para o negócio

Um erro bastante comum entre os empreendedores, principalmente, os iniciantes, é desejar estar presente em todas as redes sociais. 

Além de ser praticamente impossível, com o surgimento frequente de novas plataformas, o mais recomendável é a escolha da mídia que mais combina com o seu tipo de negócio.

Uma empresa especializada em serviços de demolição, para exemplificar, deve investir em um blog com materiais informativos relacionados ao tema e, somado a isso, procurar saber a mídia preferida do seu público. 

Assim, ela pode divulgar os conteúdos e aproveitar a interação no canal que concentrar a maior quantidade de clientes e potenciais clientes, dispensando a administração de redes desnecessárias, que pode ser trabalhosa e não dar retorno.

Investir no branding da marca

As redes sociais possibilitam o relacionamento com a audiência, com segmentação excelente, facilitando o contato com o público-alvo.

As interações e a quantidade de seguidores das empresas garantem a notoriedade, visibilidade e crescente credibilidade das marcas. 

Entretanto, para impulsionar a venda de cobertura de vidro retrátil preço compatível com o mercado, é necessário uma estratégia de branding.

O branding envolve a criação de conteúdos com foco especial no desenvolvimento de uma identidade visual e linguagem própria da empresa, que podem tornar as vendas mais fáceis e naturais – quando ele é bem desenvolvido.

Criar conteúdo relevante

Com tanto conteúdo disponível online, uma empresa especializada na instalação de calhas ou outros serviços, por exemplo, deve investir em postagens diferenciadas para chamar a atenção do público. 

O conteúdo relevante deve ser exclusivo, consistente, bem produzido e relacionado à missão e valores da empresa.

Vale a pena investir em reviews, com vídeos mostrando os serviços, fotos, infográficos explicativos e imagens de impacto. 

Um calendário editorial pode ser bastante importante no planejamento do conteúdo.

Incentivar a conexão e a interação

A relação de amizade com os clientes e possíveis clientes pelas redes pode resultar em fidelizações e recomendações, principalmente, no momento pós-venda, cativando ainda mais o público.

Para interagir o máximo possível, a dica é responder todos os comentários, tirar dúvidas e priorizar o contato com os consumidores. 

Em casos de questões mais complicadas, como reclamações, nunca se deve abandonar uma conversa com um cliente antes de resolvido o problema.

Demonstrar o produto ou serviço da melhor maneira possível

Se o objetivo é vender um produto, como um portão automático basculante, as redes ajudam os clientes. 

Vídeos demonstrativos ou transmissões ao vivo mostram os produtos e tiram dúvidas, de uma maneira atraente, acessível e informativa.

Entretanto, é preciso um pouco de cautela no oferecimento direto das ofertas, que devem estar presentes na minoria das publicações, evitando o estresse e o desinteresse da audiência. A maioria dos conteúdos deve ser valioso para o público.

Usar ferramentas de gestão de mídias sociais

As estratégias de divulgação costumam demandar a criação de perfis nas principais redes sociais, para o compartilhamento de links de publicações ou vendas. 

Entretanto, mais do que apenas criar, as plataformas exigem bastante dedicação e não podem jamais serem esquecidas.

As ferramentas de gestão são essenciais para otimizar as tarefas envolvidas no lançamento e acompanhamento dos conteúdos. 

Com elas, a equipe de marketing pode agendar as postagens, monitorar as menções à marca, responder comentários de usuários e até mensurar os resultados das campanhas mais facilmente.

Utilizar grupos e comunidades

Comunidades reúnem pessoas com os mesmos interesses. Por isso, elas são tão eficientes para a divulgação de produtos, principalmente, para audiências segmentadas, como é o caso de uma broca para granito, de interesse de profissionais da construção civil.

O ideal é procurar grupos relacionados ao produto ou serviço vendido, participando de fóruns e respondendo ao máximo de perguntas possível. 

Por outro lado, a postagem de links de vendas repetidamente e sem contextualização pode repercutir negativamente.

A dica é estabelecer uma conversa com os potenciais clientes, avaliando os seus problemas, ajudando em possíveis soluções, para só depois oferecer a broca de madeira, ou de outros materiais.

Estudar as redes sociais dos concorrentes

Se o grande objetivo é se diferenciar em seu mercado de atuação, uma empresa precisa ficar atenta às novidades dos concorrentes diretos e outras empresas que se destacam em determinado mercado de atuação.

É preciso analisar o que elas estão fazendo de certo e errado. O estudo tem como objetivo o entendimento das estratégias capazes de gerar mais engajamento, dependendo de cada público.

Incorporar o social commerce

Social commerce é um conceito que surgiu com a popularidade dos comércios eletrônicos de produtos e serviços. 

Em termos gerais, é como se fosse a integração de e-commerces às mídias sociais, que é feita com a adição de plugins no site.

A incorporação permite a venda de serviços ou produtos, como uma motosserra profissional, diretamente ao consumidor, sem endereços intermediários.

Investir em anúncios

O conteúdo orgânico é eficiente para atrair a audiência, especialmente quando é bem planejado. Contudo, fica mais fácil conseguir bons resultados em vendas com os posts patrocinados.

Existem diferentes formatos, com a possibilidade de definir metas e mensurar os resultados das campanhas. 

Sendo assim, o que importa na escolha deste tipo de ação é a segmentação assertiva, que possibilita o alcance de mais interessados em cerca de arame farpado, para citar um exemplo.

Oferecer vantagens exclusivas

A fidelização do público pode ser incentivada com a utlização de ofertas especiais pelas redes sociais. 

A iniciativa também contribui para incentivar o público no engajamento e acompanhamento das postagens. 

Com mais pessoas interagindo com a marca, também aumenta a sua visibilidade e, consequentemente, oportunidades de vendas.

Criar metas e monitorar resultados

Fica difícil ter sucesso em qualquer estratégia de marketing sem definir metas e objetivos. É importante criar metas realistas, que possam ser alcançadas e medidas com os recursos do negócio, além de possibilitarem o crescimento a longo prazo. 

Portanto, uma empresa que deseja impulsionar as vendas deve investir em ações diferentes do que aquela que quer aumentar a popularidade online ou estabelecer um relacionamento mais íntimo com os consumidores – embora todos esses aspectos estejam relacionados, contribuindo para o crescimento dos negócios.

As equipes de marketing precisam realizar testes, acompanhar diariamente a repercussão das ações e medir o desempenho das estratégias, em busca de pontos de melhoria.

Ao final, é possível aproveitar as vantagens do investimento em redes sociais, com o aumento de vendas. Isso é possível quando o empreendimento realiza as estratégias mais adequadas para o seu público e mercado de atuação.