vantagens medir velocidade internet

Ao contratarmos um plano, logo, pensamos em suas vantagens e na hora de assinar o contrato escolhemos o que tenha a melhor velocidade de internet. Mas, em determinados momentos nos deparamos com os problemas de conexão com a internet, por exemplo, lentidão e falha no sinal. A questão é que ficamos em dúvida se o problema está no pacote contratado, cobertura da rede de onde moramos ou outros fatores.

Através dos testes de velocidade de internet podemos medir a nossa conexão, identificando qual o problema e analisamos o resultado da velocidade de download, upload e latência, que são os principais serviços de internet.

Conheçam neste artigo as vantagens de medir a velocidade de internet.

Porque medir a velocidade da internet

Velocidade de internet real

Muitas vezes ao assinar o contrato com a provedora, não prestamos atenção por estarmos empolgados e ansiosos para receber o serviço de internet.  Mas, se observarmos detalhadamente o contrato, saberemos que a empresa pode não proporcionar a velocidade máxima do plano oferecido, devido a diversos fatores, como exemplo, horários de pico em que as pessoas utilizam a mesma rede e a velocidade de internet pode não ser tão satisfatória.

Porém, é preciso levar em consideração que se o resultado tiver uma diferença que ultrapasse um valor considerável do que foi contratado, deverá ser realizado o contato com o provedor para informar e negociar mais velocidade de internet ou a redução no valor do plano.

O principal motivo para medir a velocidade de internet é obter o resultado real de mega que a provedora contratada está oferecendo, para ajuda você a identificar o problema com a conexão.

Se o problema não for com o provedor      

Outra vantagem de medir a velocidade de internet é que, na maioria das vezes, colocamos a culpa no provedor quando o motivo para conexão ruim pode não ser esse, portanto, realizando o teste podemos descartar essa opção de má qualidade do serviço oferecido e avaliar outros detalhes que podem estar prejudicando a sua velocidade de internet.

Alguns fatores como os que citaremos a seguir, devem ser evitados caso queira melhorar a sua velocidade de internet sem ter que pagar a mais por isso e ter dor de cabeça trocando de plano.

  • Muitos aparelhos conectados à mesma rede Wi-Fi;
  • Roteador estar localizado longe do computador ou com outros objetos, como exemplo, aparelhos de TV e som em sua frente, o que pode causar interferência no sinal;
  • Aparelho roteador de internet que não esteja funcionando direito;
  • Cobertura da região em que reside (Condições como localização, local chuvoso e outros);
  • Utilizar o serviço de internet em horários de congestionamento de rede, onde muitas pessoas utilizam o serviço do mesmo provedor em certo horário, o que pode prejudicar a velocidade de internet;

Identificar o melhor serviço de internet

Sabemos que com o uso essencial e fundamental da internet no dia a dia, a população sempre escolherá o plano que tenha a melhor oferta de velocidade de internet, seja para carregar vídeos, baixar filmes e games, trabalhar, estudar e outros.

Os testes para medir a velocidade de internet permitem que qualquer cidadão com pouco ou maior grau de conhecimento, avalie a qualidade da internet contratada. Inclusive, algumas pessoas até fazem o teste de velocidade para identificar qual o melhor serviço de internet.

Medir a velocidade de internet é muito importante, pois o número de habitantes de todo o mundo que utiliza esse serviço cresce a cada dia e ter certeza de que estamos recebendo a velocidade da internet de qualidade é direito de cada cidadão.