A Tabela Fipe motos é umas das ferramentas principais e mais precisas que apresenta os valores de mercado para motocicletas novas e usadas. Ela apresenta os preços médios de motos de diversas marcas, modelos e anos – que circulam por todo o país.

Mas você sabe como é definido o valor da Tabela Fipe motos? Para se chegar a esses indicativos, as pesquisas são realizadas por diversos profissionais altamente qualificados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

A seguir, você fica sabendo com detalhes como os valores de motos usadas e novas são definidas dentro da Tabela Fipe.

tabela fipe motos

Cálculo dos valores da Tabela Fipe motos

A Tabela Fipe motos é atualizada todos os meses. Para se chegar ao valor definido para cada motocicleta que confira a lista da Fipe, alguns passos são realizados. Confira abaixo:

  1. Uma equipe de mais de 40 profissionais especializados realiza pesquisas mensalmente em todo o país,
  2. Essas pesquisas de preços para a Tabela Fipe motos são realizadas em, pelo menos, 24 estados brasileiros,
  3. O 1º passo dessa pesquisa é o “Levantamento de Dados”. As pesquisas são realizadas em concessionárias, lojas, com consumidores, pela internet, entre outros. Estima-se que mais de 100 levantamentos de preços são feitos mensalmente,
  4. O 2º passo é o chamado “Descarte de Dados”. De posse de valores sobre cada motocicleta nova ou usada, são desprezados em valores em discrepância com a maioria – ou seja, não são considerados preços muito acima ou abaixo para cada moto.
  5. O 3º passo é calcular a média dos valores para cada veículo consultado que configurará na Tabela Fipe motos,
  6. Em seguida, os profissionais responsáveis pelo levantamento levam em consideração um percentual para cada valor, que dizem respeito à inflação, índices de variação de mercado, regiões diferentes do país consultadas e a perda natural durante a transação de compra e venda dos bens novos e usados,
  7. Esse percentual é descontado do valor médio obtido para cada motocicleta nova ou usada. O valor descontado varia entre 2 a 3%,
  8. Assim, estão calculados os valores médios de cada motocicleta nova ou usada que constará na Tabela Fipe motos,
  9. Vale ressaltar que, no mês seguinte, todo esse procedimento é novamente realizado, para que a Tabela Fipe fique atualizada todos os meses.

 

Utilidades da Tabela Fipe motos

Como foi mencionado, a Tabela Fipe é um dos principais e mais precisos levantamentos sobre os preços médios das motocicletas novas e usadas do país. Ela tem importantes função em muitos casos, como:

Permite obter o preço real de mercado das motos

Por meio da Tabela Fipe motos, você pode usá-la quando for vender ou comprar uma motocicleta. Seja em uma transação direta entre consumidores ou por meio de concessionárias ou lojas, vale questionar eventuais discrepâncias no preço praticado nessas negociações e o preço indicado pela Tabela Fipe.

Seguradoras x sinistros

Muitas das seguradoras, para atrair clientes, prometem indenizações com base nos preços da Tabela Fipe motos, em casos de sinistro. Caso essa condição conste mesmo no contrato, vale a pena considerar fechar um seguro moto com essas empresas.

Isso evita que, em caso de sinistros, a seguradora atribuía a sua moto valores muito abaixo daqueles levantados pela Tabele Fipe – fazendo com que você saia no prejuízo, em casos de sinistros com o seu veículo.

Calcular o valor médio do IPVA

O IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores), como você deve saber, necessita ser pago todos os anos por proprietários de veículos, incluindo motocicletas. Com a Tabela Fipe motos, você consegue fazer uma previsão de quanto pagará pelo seu próximo imposto.

Para isso, consulte o valor da sua moto na Tabela e calcule, em cima desse preço, o índice praticado pelo IPVA. Vale lembrar que cada estado cobra um percentual diferente do valor venal do automotor para determinar o valor do imposto.

Você pode ficar por dentro desse percentual, praticado no seu estado, por meio do Detran (Departamento de Trânsito) do estado onde a sua motocicleta está emplacada.

 

Possibilita medir a depreciação do seu bem

Fazendo as consultas mês a mês no site da Tabela Fipe motos, você fica sabendo o quanto a sua motocicleta deprecia a cada mês e ano. Dessa forma, se a depreciação for muito alta, você pode optar por trocá-la por outra que apresente menos depreciação – para que você não saia perdendo na hora de vendê-la.