As newsletters já são velhas conhecidas das campanhas de marketing. Também chamadas de boletins informativos, elas consistem em publicações fixas, que são enviadas para os clientes com alguma periodicidade, tratando de assuntos relacionados às empresas.

O seu nome é oriundo das junções de “news” (notícias) e “letters” (cartas), pois a publicação tem identidade visual e linha editorial, assim como um jornal, e a periodicidade já mencionada.

Normalmente, as newsletters são enviadas por correio eletrônico, isto é, via e-mail. Mesmo com o avanço das redes sociais, o e-mail acaba sendo a forma mais eficaz para a distribuição do boletim informativo, muito por conta da eficácia do canal.

De acordo com pesquisas realizadas pelo segmento de marketing, estima-se que exista mais de 4,3 bilhões de contas de e-mail em todo o mundo e 92% das pessoas utilizam o recurso.

Desse total, 72% dos usuários preferem o correio eletrônico como canal de comunicação, especialmente entre as empresas.

Ou seja, quando se trata de manter um relacionamento com o cliente, o envio de newsletter por e-mail aparece como a alternativa mais eficaz. 

Afinal, as pessoas sentem mais confiança de receber um informativo sobre os procedimentos para regularizar cnh vencida via correio eletrônico, do que um conteúdo por meio das redes sociais.

O que é e como produzir um boletim informativo?

A newsletter tem como principal objetivo informar a audiência sobre um determinado assunto, ou sobre vários temas em conjunto. 

Ela se assemelha muito a um jornal, contudo, ela é produzida por uma empresa para fins comerciais. Dentre os principais objetivos da técnica estão: fidelizar o público; melhorar o reconhecimento da marca; aumentar vendas; entre outros.

Apesar disso, o foco da newsletter é a produção de conteúdo, não vendas diretas. Isto é, mesmo com finalidades comerciais, os boletins não trazem propagandas sensacionalistas e invasivas; ao contrário, prezam pela informação e conteúdo de qualidade.

Uma newsletter de uma clínica veterinária, por exemplo, pode tratar sobre o porquê de um exame veterinário hemogasometria ser requisitado, abordando o procedimento e como ele é feito. 

Já a publicidade tradicional, somente anunciaria o exame ou faria propaganda da clínica veterinária.

Além disso, a newsletter só é enviada para pessoas que se inscrevem previamente na lista de e-mail, em geral, a partir de um formulário com esse objetivo. Por conta disso, quem recebe a newsletter é o usuário que já demonstrou interesse no conteúdo.

Para termos uma ideia, algumas pesquisas já demonstraram o quanto a newsletter é relevante para os usuários. Cerca de 73,5% das pessoas que recebem esse tipo de conteúdo se mantêm interessados nos boletins informativos.

Isso quer dizer que, além de tratar do procedimento de exame, os usuários se manteriam interessados em outros assuntos de mesmo viés, como emergência para animais acidentados, entre outros conteúdos.

Dessa forma, a newsletter consegue atingir vários públicos, bem como clientes em diferentes estágios do funil de vendas (jornada de compra), com um mesmo e-mail: desde os usuários no primeiro contato com a empresa, até clientes no pós-venda.

Afinal, por que criar uma newsletter para a sua empresa?

Muito mais do que manter um relacionamento saudável com os clientes, ter uma newsletter pode trazer inúmeras vantagens para a sua empresa. Entre os principais motivos, encontra-se a criação de uma excelente lista de e-mails.

Ao oferecer um serviço de informação para o seu público, os usuários demonstram interesse em adquiri-lo. Como consequência, a empresa acaba conseguindo mais endereços de e-mail e mais leads (potenciais clientes).

Por exemplo, um despachante cnh cassada pode recomendar que os usuários assinem a newsletter oferecendo maiores informações a respeito de processos de como regularizar a documentação da carteira de motorista.

Dessa forma, mesmo uma pessoa que não teve a CNH cassada pode se interessar em receber conteúdos acerca do assunto, contribuindo para aumentar a lista de e-mails da empresa.

Além do mais, existem outros benefícios na criação da newsletter. Entre elas está o contato mais próximo com a audiência, aumentando a intimidade da empresa com os clientes. 

Para isso, é possível investir em ferramentas de automação, para personalizar o boletim informativo.

Vale dizer que a newsletter também oferece como vantagens:

  • Ter um diálogo mais claro e transparente com a audiência;
  • Aumentar as chances de vendas;
  • Ter maior reconhecimento no mercado;
  • Ter maior destaque perante à concorrência.

Contudo, para obter sucesso com a newsletter, é fundamental estruturar bem o seu material, com conteúdo relevante e de qualidade. Abaixo, separamos algumas dicas de como desenvolver o seu boletim informativo.

Como criar uma newsletter para a sua empresa

Existem várias formas de criar uma newsletter para a sua empresa: você pode optar por alguma ferramenta de automação, software ou, até mesmo, desenvolver algo por conta própria. Tudo irá depender do seu objetivo e do tamanho da sua audiência.

Após definir a ferramenta, está na hora de iniciar a construção da sua newsletter.

1 – Defina um objetivo

Em primeiro lugar, é importante definir qual será o objetivo da sua newsletter. 

Por exemplo, uma indústria de usinagem pode desenvolver um boletim informativo focado na explicação de cada peça, como as características de um selo mecânico alta pressão, entre outros componentes.

Ao definir o objetivo, é importante conhecer o seu público-alvo. Afinal, é a partir das características da sua audiência que você pode definir qual linguagem adotar, como abordar certas questões e quais assuntos serão relevantes aos usuários.

Para se ter uma ideia, é provável que os interessados em saber mais sobre a investigação confirmatória de passivo ambiental já tenham algum conhecimento sobre o assunto e estejam por dentro de temas relacionados à sustentabilidade.

Sendo assim, a linguagem adotada será muito diferente se comparada com o primeiro exemplo, que trata sobre componentes industriais.

2 – Crie um layout

Não apenas o conteúdo da newsletter é importante, mas também o seu visual. Até porque vivemos em uma sociedade que dá muita relevância para os elementos imagéticos e visuais, que também compõem a mensagem.

Desse modo, é interessante que o layout da newsletter respeite o design da própria empresa como forma de criar uma identificação visual na audiência.

Por exemplo, uma empresa de vistoria veicular, que tem como marca de sua identidade as cores vermelha e azul, pode usar as mesmas tonalidades na sua newsletter para tratar sobre laudo de ecv para carro.

3 – Produza conteúdos de qualidade

Quem assina uma newsletter deseja ser bem informado sobre algo. Portanto, não adianta oferecer um boletim informativo com design incrível, mas esquecer do principal: o conteúdo.

Por conta disso, é fundamental pesquisar muito bem sobre as temáticas, ter certeza sobre as informações transmitidas e saber como repassá-las ao público.

Além disso, é importante que os produtores de conteúdo se atentem à algumas técnicas e regras básicas para o desenvolvimento de uma newsletter. Por exemplo, no campo de “assunto”, recomenda-se uma frase entre 30 a 50 caracteres.

Também é importante verificar os assuntos de maior interesse da audiência. Assim, ao tratar sobre freio a ar de caminhão, pode ser interessante discutir sobre outros componentes de veículos pesados.

4 – Tenha um cronograma para envio

A estratégia de newsletter serve para manter um bom relacionamento com os leads, mas isso não significa enviar várias mensagens, em um curto período de tempo, aos mesmo usuários. Afinal, o excesso também pode ser prejudicial.

Por esse motivo, é importante desenvolver um cronograma de envios, tendo um equilíbrio, para que a sua empresa não seja esquecida (quando poucas mensagens são enviadas), nem mesmo vista como inconveniente (e-mails em exagero).

5 – Não compre listas de e-mails

Algumas empresas investem em compras de lista de e-mails para o envio de mensagens. Entretanto, essa estratégia é vista como spam, isto é, publicidade em massa, não requisitada pelos usuários.

Desse modo, a sua empresa pode ser mal vista no mercado, já que o spam é uma prática considerada antiética, pois não segmenta os contatos e, além disso, é enviada sem autorização ou permissão.

Portanto, forme a sua lista de e-mails somente com usuários que realmente tenham interesse no seu conteúdo para alcançar bons resultados.

6 – Mensure os resultados

Em toda estratégia de marketing, a avaliação dos resultados é uma das etapas mais importantes. Afinal, é por meio dos dados e da análise das informações que se pode perceber se a campanha realmente foi efetiva.

Com a newsletter, não é diferente. Para isso, avalie o perfil das pessoas que demonstraram interesse, bem como quem são os usuários que pedirem descadastramento da lista e o porquê. 

Tais ações irão te ajudar a modificar os conteúdos e verificar quais temas podem ser interessantes.

O mesmo vale para resultados positivos, em que é possível manter a mesma estratégia, ou inovar, de modo a manter a qualidade e a relevância do conteúdo.