Os links patrocinados são estratégias usadas por muitas empresas, e se englobam dentro das ações do marketing digital.

Aliás, o marketing digital possui um conceito amplo que abrange muitas estratégias, e tem como principal foco a conversão. 

Essa conversão pode ser de usuários em leads, e de leads para clientes. Dessa forma, essas táticas beneficiam a venda e promovem a marca.

Quando se trata de ações de marketing pela web, quase sempre as companhias percorrem o mesmo caminho. Este consiste em atrair tráfego, gerar leads, nutri-los e, finalmente, vender um produto ou serviço.

Atualmente, a estratégia que mais se destaca é o tráfego orgânico. 

É uma maneira de fazer com que os consumidores cheguem até o site de uma empresa de maneira espontânea, sem que ela utilize de anúncios para isso.

Trata-se de uma tática muito poderosa e que tem ganhado espaço entre as organizações. No entanto, apesar de oferecer aquilo que o público deseja, existem também outras maneiras de atrair o público.

Uma delas são os links patrocinados, estratégia importante que todas as empresas devem saber como usar.

Neste artigo, vamos discorrer sobre o que são os links patrocinados, como eles funcionam, e mostrar as vantagens trazidas por eles. Acompanhe a leitura.

O que são links patrocinados?

É comum que os usuários se deparem com os links patrocinados diariamente. Eles podem ser vistos em muitos lugares, como nas redes sociais e nos buscadores, como o Google.

Trata-se daqueles primeiros links que aparecem quando a pessoa faz uma pesquisa. Eles são identificados com as palavras “patrocinado” ou “anúncio” ao lado do título.

Por exemplo, ao pesquisar por investigação de passivo ambiental, o usuário encontrará alguns resultados que são identificados dessa maneira.

Inclusive, em algumas pesquisas, esses anúncios podem aparecer na lateral direita da tela, do mesmo jeito que eles aparecem nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram.

O Google identifica esses anúncios e os expõe em determinados lugares. Essa forma do Google é a mais antiga, mas nas redes sociais, elas variam de uma para outra.

É muito comum que, quando o usuário visita o site de uma loja ou procura por algum serviço, em seguida apareçam itens semelhantes no feed de notícias de suas redes sociais. Esses são exemplos de links patrocinados.

O valor pago por cada anunciante está diretamente relacionado com a palavra-chave que ele escolheu utilizar. 

Sendo assim, quanto mais genérica é a palavra-chave, mais caro será o anúncio.

Isso deixa inteiramente nas mãos das marcas os métodos que elas desejam usar, além do valor que elas podem ou querem investir.

Vantagens ao usar os links patrocinados

Atualmente, as pessoas do mundo todo simplesmente não conseguem mais imaginar sua vida sem o Google. 

Os usuários recorrem a esse mecanismo de busca quando precisam fazer uma pesquisa, como licença previa cetesb, decidir onde querem ir, e lugares onde podem fazer uma boa compra, entre outros.

Além disso, o Google ajuda as empresas a crescerem de maneira mais orgânica no ambiente digital. 

No entanto, ganhar essa visibilidade pode ser um desafio, isso porque o crescimento orgânico leva tempo, e existem marcas maiores que já ganham seu espaço.

É aqui que entra a importância dos links patrocinados. Eles destacam os anúncios de maneira a atingir o público certo e no momento certo. E dentre as suas vantagens estão:

  • Pagamento por cliques;
  • Segmentação regional;
  • Fácil acompanhamento;
  • Remarketing;
  • Branding;
  • Beneficia todas as empresas;
  • Aumento nas vendas;
  • Conversão.

Com os links patrocinados, os anunciantes pagam apenas por cada clique no link. Além disso, independentemente de onde esteja o público-alvo de uma empresa de outorga de poço artesiano, o Google vai exibir o anúncio onde o público estiver.

Outra vantagem que vale a pena ser apresentada, é o fato de que esses anúncios são fáceis de serem acompanhados, o que permite os responsáveis por eles avaliarem sua performance.

Além disso, podem ser considerados uma estratégia de remarketing porque sua exibição em outras plataformas são permitidos, de acordo com o perfil do usuário.

Os links patrocinados também são ótimos para fortalecer a marca, afinal, quanto mais cliques eles recebem, mais visitas o site daquela empresa irá receber. 

Como consequência, o posicionamento do site nos mecanismos de busca é melhorado.

Qualquer tamanho e perfil de negócio pode usar e colher bons frutos desse tipo de anúncio. 

Além de que, ele proporciona o aumento das vendas de uma empresa, pois o usuário clica quando realmente considera a compra, o que fortalece a ação.

Por fim, mas não menos importante, os links patrocinados aumentam o número de conversões, afinal de contas, eles levam as pessoas interessadas em produtos e serviços para o lugar certo, como reiki para animais.

Ao acessar os sites das empresas, esses usuários estão mais suscetíveis a realizar alguma ação, como preencher um formulário, fazer download de um material, ou até partir para a compra. 

Mas tudo isso só acontece se a empresa souber como usar bem os links patrocinados.

O que levar em conta antes de usar os links patrocinados

Em vista de todas as vantagens desse tipo de marketing para uma organização, é muito fácil se convencer de sua importância e querer usá-lo o quanto antes. 

Porém, é necessário checar alguns fatores importantes. Dentre eles estão:

1 – Custos envolvidos

Sem dúvida alguma, quando uma clínica de ortopedia para cachorro ou qualquer outra empresa usa os links patrocinados, ela tem em mãos um excelente custo-benefício.

Isso porque esse tipo de anúncio traz excelentes resultados, com pouco investimento financeiro. 

Mesmo assim, é importante ter em mente que cada custo gerado leva um tempo médio de retorno. Ou seja, o tempo que os resultados levam para chegar até o anunciante.

Dessa forma, é recomendável que a empresa determine um valor de retorno que corresponda às suas expectativas, levando em conta o tempo esperado.

2 – Tempo de retorno

Por falar em tempo, uma das principais características dos links patrocinados é o fato de que ele traz um retorno rápido. 

Ou seja, todo o investimento neles possui uma resposta mais rápida, pois não se trata de uma estratégia orgânica.

Ainda assim, tudo vai depender da ação estratégica da marca. Isso significa que, quanto mais uma empresa investe neles, mais rápido obterá os resultados que deseja.

3 – Variedade de canais

O mesmo comportamento relacionado ao valor do investimento também está presente na quantidade de canais. 

Isso porque, quanto mais canais uma clínica de oftalmologista de cães ou qualquer outra empresa usar, maiores são as chances de retorno.Portanto, é fundamental que a empresa varie as plataformas que utiliza para veicular seus anúncios. 

Por exemplo, entre os buscadores, o Google é o mais usado no mundo inteiro. Mesmo assim, o Bing pode apresentar resultados mais satisfatórios, porque tem menos concorrência.

Além disso, é extremamente importante investir nas redes sociais e em redes de displays. Essas plataformas são excelentes para potencializar os resultados esperados.

4 – Conteúdo especializado

Antes de iniciar uma campanha, uma clínica veterinária em campinas ou em outras cidades, bem como empresas de todos os setores, precisam entender como funciona cada canal que pode veicular o anúncio.

Isso porque, é a partir desse entendimento, que as marcas conseguem produzir os conteúdos adequados para os seus anúncios.

Ainda que eles sejam veiculados pelo Google ou em redes sociais, o anúncio precisa ser atrativo e estar de acordo com a plataforma.

Também é importante que ele seja bem escrito e que conte com as palavras-chave ideais. Portanto, um planejamento prévio é um quesito importante.

Analisar antecipadamente as estratégias do uso dos links patrocinados possibilita que a marca se prepare melhor e trabalhe com anúncios relevantes.

Estes possuirão um conteúdo especializado sobre o assunto. Como consequência dessa organização e planejamento, maiores serão as chances de conversão.

Links patrocinados são necessários

Ao longo deste artigo, foram abordadas diversas razões que fazem dos links patrocinados uma excelente estratégia em marketing digital para empresas de todos os tipos e tamanhos.

É essencial e necessário trabalhar com eles por diversos motivos, mas principalmente quando há o objetivo de fazer com que as conversões aumentem.

Se um petshop de banho e tosa para cachorros usa os links patrocinados, estruturando bem a sua campanha, consegue capturar usuários que estejam prontos para adquirir determinado conteúdo.

Isso significa que as chances de conversão são grandes, mediante uma campanha planejada do jeito certo. 

E para formular bem uma estratégia de links patrocinados, é necessário ter em mente o público-alvo e as palavras-chave, além de acompanhar de perto dos resultados.

Por meio dessas ações, qualquer campanha de links patrocinados será um grande sucesso, que trará excelentes resultados e um melhor posicionamento da sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Maestro, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.