O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que tem como finalidade disparar e-mails para o público-alvo de uma empresa.

Os contatos podem ser provenientes de uma base de cliente e potenciais clientes, gerada por meio de outras estratégias.

Durante um tempo, essa estratégia foi considerada um meio de comunicação invasivo com os consumidores, caracterizando-se até como spam.

Com o passar do tempo e graças à automação do marketing, o e-mail se tornou uma das melhores maneiras de se comunicar, entregando as mensagens certas, para as pessoas certas e no momento mais oportuno.

Por isso, tornou-se uma excelente ferramenta de marketing digital e Inbound Marketing, especialmente pelo fato de ser extremamente democrático.

Além disso, é quase impossível encontrar um consumidor que não tenha e-mail, o que torna essa estratégia uma das melhores maneiras de se comunicar.

Sendo assim, ao contrário do que algumas pessoas pensam, o e-mail não morreu, pelo contrário, tornou-se uma das melhores ferramentas para fazer o negócio crescer. 

Porém, é necessário lembrar que não basta simplesmente enviar o e-mail, é importante saber como fazer isso.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre o e-mail marketing e dar dicas de como essa estratégia pode ser usada.

O que é e-mail marketing?

E-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo estabelecer algum tipo de comunicação entre uma empresa e seu cliente ou potencial cliente, por meio do e-mail.

O disparo desses e-mails é feito tendo com uma base de contatos segmentados, juntamente com ferramentas de automação. 

Essas ferramentas personalizam as mensagens enviadas, aproximando a marca e seu cliente.

O e-mail marketing pode ser usado para enviar mensagens com diversas intenções, e dentre as mais comuns estão:

  • Ofertas de produtos e serviços;
  • Promoções;
  • Confirmação de compra on-line;
  • Newsletter.

Antigamente, esse e-mail ficou conhecido como uma versão digital da mala direta, estabelecendo-se como uma comunicação em massa. Por isso, estavam longe de serem relevantes para quem recebia.

Por isso, durante muito tempo, empresas que pensavam no bem-estar de seus clientes, como um restaurante para casamento, evitavam essa comunicação invasiva.

No entanto, o e-mail marketing evoluiu muito e é visto pelos profissionais de marketing como uma das maneiras mais eficientes e pessoais de se comunicar com os clientes, trocando mensagens diretamente.

Por que usar e-mail marketing é importante?

A popularização da internet trouxe novas maneiras de usá-la, como no caso das redes sociais, também para as empresas.

Para aquelas instituições que coletam contatos, o e-mail marketing se tornou a principal maneira de levar relevância para leads e clientes, além de outras razões, como:

1 – Grande alcance

Quase metade da população mundial possui pelo menos uma conta de e-mail. É por meio dessa conta que os usuários conseguem ter acesso a outros canais da internet, como as redes sociais, por exemplo.

Por causa disso, uma empresa de salgados assados para festa tem em mãos um canal seguro para se comunicar diretamente com seus clientes.

2 – Alcance previsível

As redes sociais, sem dúvidas, tornaram-se o braço direito das marcas em suas estratégias de marketing digital. Mas quando alguma coisa é publicada nesses canais, nem todos os seguidores verão aquela publicação.

Isso acontece por conta dos algoritmos que determinam qual publicação é mais relevante para determinado usuário. Dessa maneira, postar nas redes sociais não tem um alcance tão previsível quanto o e-mail.

Por exemplo, se uma empresa enviar 100 e-mails para 100 contatos diferentes, todos os 100 receberão a mensagem, a menos que um dos e-mails de destino esteja incorreto ou com algum problema.

3 – Formato flexível

Quando a empresa vai bolar o e-mail que será enviado para o seu cliente, ela tem em mãos uma tela em branco que pode ser preenchida da maneira que ela achar melhor.

É possível preenchê-la com textos, links, gifs, templates e elementos gráficos. Os links de sites de empresas ajudam a aumentar o tráfego, colaborando até mesmo para as estratégias em SEO.

Mesmo assim, é necessário que as empresas prezem pelo bom senso e boas práticas ao usar o e-mail, para não transformá-lo em algo negativo.

4 – Bom retorno financeiro

Usar o e-mail marketing não exige de uma empresa de aluguel de globo espelhado um alto investimento, muito pelo contrário. 

Para isso é necessário possuir um domínio, uma ferramenta de e-mail marketing e alguém para executar a estratégia.

É importante escolher bem qual ferramenta será usada, pois diversas opções podem ser encontradas no mercado. Cada uma atende a uma necessidade, sendo que muitas são gratuitas.

Mesmo que a empresa escolha uma ferramenta paga, o investimento não será alto. Dessa forma, o uso de e-mail marketing é uma das estratégias em marketing digital com melhor retorno financeiro.

Além disso, quando o cliente permite que a empresa envie e-mails para ele, terá acesso a uma conversa particular e sem interferências, como acontece nas redes sociais, por exemplo.

Com a comunicação de maneira pessoal e próxima do cliente, é possível obter resultados incríveis, ajudando a atingir muitas outras metas, como:

  • Atrair mais leads;
  • Promover conteúdos;
  • Nutrir e educar leads;
  • Vender;
  • Melhorar o relacionamento com os consumidores.

Uma fabricante de barraca sanfonada pode usar o e-mail marketing de diversas maneiras, como veremos a seguir.

Como uma empresa pode usar o e-mail marketing?

Para que as estratégias em marketing digital deem certo, é possível usar o e-mail marketing. Mas qual a melhor maneira de dar início nessa estratégia? 

Atualizações de Blog

É muito comum que as empresas enviem e-mails para seus clientes para comunicar que o conteúdo de um blog foi atualizado.

Trata-se de uma excelente maneira de começar a interagir com os leitores quando eles se cadastraram recentemente na lista de e-mails. 

Portanto, falar sobre atualizações de blog é uma boa opção para os primeiros e-mails que uma pessoa vai receber.

Além disso, essa opção ajuda a manter a lista de contatos ativa, sempre em contato com novos conteúdos de outros canais, como no caso do blog, aumentando as chances de gerar mais leads.

Envio de newsletter

Muitas empresas, como estúdios de book infantil, usam o e-mail marketing para mandar newsletter. Trata-se de uma velha tática de e-commerces e blogs.

A newsletter é uma maneira de se comunicar com o cliente ou potencial cliente, informando a ele sobre as últimas atualizações, mensais ou semanais, além de notícias do mercado em geral.

Para que ela realmente seja lida, é necessário investir tempo, escrevendo sobre conteúdos relevantes para os leitores. Também é importante incluir links para levar o usuário às páginas externas, como o site.

Convites para eventos

Uma empresa de casting para eventos pode usar o e-mail marketing para convidar seus clientes para um evento. 

É importante deixar claro nesse e-mail por que a confraternização está sendo organizada e qual a importância da presença do convidado.

Também é necessário incluir nesse e-mail todas as informações importantes como local, data, hora, etc.

Nutrição de leads

Outro uso bastante comum do e-mail marketing é para a nutrição de leads. Por exemplo, uma empresa de locação de fliperamas pode enviar e-mails com conteúdo relevante e segmentado.

Esses e-mails ajudam o lead a caminhar pelo funil de vendas até que ele finalmente conclua a compra. 

Ao identificar que determinado grupo e contatos tem interesse em um assunto, é necessário trabalhar em cima desses assuntos para uma aproximação ainda maior.

Como captar leads por meio do e-mail marketing?

O uso do e-mail marketing também pode ajudar a transformar um simples visitante em um lead qualificado. Para isso, é importante trabalhar o e-mail do jeito certo, por exemplo:

Manter o texto curto

As pessoas não têm tempo para ler textos longos, por isso, o e-mail precisa ser claro e objetivo. 

Também é importante realizar uma revisão antes de enviar, para corrigir erros que prejudiquem a mensagem.

Usar linguagem adequada

Quando o responsável pela produção de e-mail marketing de uma empresa de aluguel de tendas para casamento está escrevendo os e-mails, considera quem está do outro lado, ou seja, quem vai ler

Definindo a persona fica mais fácil escrever aquele conteúdo que realmente é do interesse dela, conquistando mais um lead qualificado.

Estabelecer um tom de conversa

A intenção do e-mail é criar uma aproximação com a lista de contatos, por isso, é necessário estabelecer um tom de proximidade, criando um diálogo amistoso e agradável.

O e-mail marketing tende a crescer cada vez mais, pois os clientes prezam por uma boa comunicação e uma aproximação amigável e personalizada por parte das empresas.

Sabendo usá-lo, é possível atrair mais leads e mais clientes, aumentando as vendas e fazendo o negócio crescer.