testosterona é um hormônio sexual presente em homens e mulheres, embora os primeiros têm uma maior quantidade. Esse hormônio desempenha um papel importante no desenvolvimento dos órgãos sexuais durante a puberdade, além de influenciar a libido e a massa muscular, entre outros aspectos.

A falta de testosterona pode levar a problemas como falta de força, dificuldade em adormecer ou falta de libido. Estes são alguns dos sintomas que podem alertá-lo que você sofre de baixa testosterona e é uma das razões pelas quais você deve visitar o médico.

Níveis normais de testosterona

Quais são os níveis normais de testosterona? É possível que esta seja uma das principais questões que nos chegam à cabeça. Esse hormônio circula pela corrente sanguínea e sua quantidade difere entre homens e mulheres. A quantidade normal aproximada de testosterona em cada um é:

  • Macho: 280 – 1100 ng / dL.
  • Mulher: 15 – 80 ng / dL.

Como você pode ver, a diferença desse hormônio em ambos os sexos é considerável, e é por isso que a testosterona tem uma função mais relevante nos homens.

Alimentos para aumentar a testosterona

Baixa testosterona pode ser aliviada pela ingestão de alimentos que aumentam esse hormônio. Embora em alguns casos não seja suficiente, será uma questão de consulta com o médico, neste caso o endocrinologista, que será responsável por estabelecer o diagnóstico e recomendar o tratamento mais adequado. Estes são alguns dos melhores remédios caseiros para aumentar a testosterona através dos alimentos:

Alimentos ricos em zinco

O zinco é um mineral relacionado à produção natural de testosterona no organismo, por isso, se queremos aumentar os níveis desse hormônio, devemos consumir alimentos como ostras, frutos do mar, grão de bico, lentilhas, sementes de abóbora e melancia.

Alimentos ricos em gorduras boas

Seu alto teor de proteína, como no caso dos ovos, ou o ácido fólico presente no abacate são alguns dos componentes que estimulam a produção de testosterona.

Alimentos ricos em vitamina C

Baixos níveis de vitamina C pode aumentar uma enzima responsável pela transformação da testosterona em estrogênio, por isso devemos tentar comer alimentos suficientes que nos fornecem vitamina C Alguns destes são pimentas vermelhas, pimenta, goiaba e A salsa.

Hábitos saudáveis ​​para aumentar os níveis de testosterona

Os níveis de testosterona podem ser alterados quando há vários fatores presentes em nossos hábitos. É possível que sejam sobre aspectos que acreditamos inofensivos ou que dificilmente relacionaríamos com a testosterona, no entanto, eles podem influenciar a quantidade de testosterona e prejudicar nossa saúde.

Não se estresse constantemente

O estresse sofrido é praticamente inevitável. Certos níveis de estresse são tolerados pelo corpo, no entanto, quando uma pessoa está nesse estado de forma freqüente pode apresentar alterações em seu corpo que se manifestam com mal-estar. O estresse aumenta a produção de cortisol em favor da produção de testosterona, de modo que os níveis deste último podem ser reduzidos.

Dormir o suficiente

O sono é um estado em que o corpo faz diferentes mudanças fundamentais à nossa saúde física e mental. Como resultado, um sono inquieto ou interrompido pode alterar algumas dessas mudanças e processos que ocorrem durante a noite, um deles se manifesta em níveis de testosterona abaixo do normal.

Ficar ativo

Manter-se ativo não é sinônimo de ingressar em uma academia ou de se exercitar todos os dias, mas sim de passear com freqüência, andar de bicicleta, correr, etc. Manter nosso corpo em movimento aumenta os níveis de testosterona.

Cuide da comida

Nossa dieta também se reflete em nossa saúde. O consumo excessivo de açúcar, por exemplo, faz com que os níveis de testosterona diminuam com o aumento dos níveis de insulina.

Não exagere com álcool

Consumo excessivo ou freqüente de álcool também pode resultar em uma diminuição da testosterona no sangue em torno de 20 e 25%.

Peso adequado

O sobrepeso e a obesidade também estão ligados a uma quantidade menor desse hormônio. A gordura que se acumula em nosso corpo contém uma enzima que transforma a testosterona em um estrogênio feminino, de modo que seus níveis diminuem.

Estimulação sexual

Estímulos sexuais aumentam a testosterona, então outro remédio caseiro dos mais simples é encorajar o desejo sexual. Neste artigo, você vai conhecer o Xtrasize, melhor estimulante natural que existe . Ao contrário do que muitas pessoas pensam, longos períodos sem excitação sexual podem reduzir os níveis de testosterona, especialmente em homens com mais de 40 anos.

Controlar a temperatura

Os testículos são sensíveis à temperatura, razão pela qual eles se expandem ou encolhem dependendo do grau em que estão. Roupas íntimas ou calças apertadas, atrito com roupas ou banhos quentes podem alterar a produção de testosterona.