O Sistema de Consórcios é como fazer uma poupança em comum com seu cônjuge ou sócios. Ele é baseado no mercado de união de pessoas físicas ou jurídicas. O valor é destinado a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços por meio de um autofinanciamento.

Isso significa que os consorciados fazem contribuições juntos, com uma parcela mensal e formam um fundo monetário, o qual, todos os beneficiados, quando contemplados por sorteio ou lance, podem fazer uso de uma parte para adquirir um bem.

O consórcio é uma forma econômica de adquirir um bem, pois as parcelas são baratas e cabem no seu bolso.

10 motivos para fazer um consórcio

1 – Diversidade de planos

Você define qual o valor do plano que deseja pagar, por isso, a parcela cabe no seu bolso. Além disso, você também decide por quanto tempo deseja pagar o consórcio, ou seja, o tempo máximo para receber a carta de crédito. Ele é um mecanismo muito flexível.

2 – Baixo custo

Não há juros no sistema de consórcio. Você paga o valor para os administradores e essa quantia varia de acordo com cada administradora de consórcio. Porém, não existe juros envolvido.

3 – Flexibilidade de uso do crédito

Quando você for contemplado, a carta de crédito pode ser utilizada para retirar um veículo, dar entrada em um imóvel ou outro destino. Ou também, você pode optar por retirar o valor da sua carta de crédito e investir no que achar melhor.

4 – Parcelamento integral

O valor de toda carta de crédito é divido integralmente, com as mensalidades pré-estabelecidas em contrato. Por isso, ao iniciar um consórcio não é necessário ter um alto valor para investimento.

5 – Valor do bem é sempre atualizado

O valor da carta de crédito é sempre atualizado para garantir que você tenha o poder de compra do bem ou do serviço desejado no consorcio. Isso é importante, pois, como o grupo de consórcio pode durar por anos, o valor do bem também é alterado. Por isso, é necessário reajustar quantia da carta de crédito. Os critérios para a atualização da carta de crédito devem estar escritos no contrato.

6 – Possibilidade de adiantar a contemplação com um lance

Em um consórcio existe mensalmente um sorteio, para que você possa acelerar o recebimento do seu crédito. Para isso, é necessário ofertar lances, que nada mais é do que a antecipação de parcelas para diminuir o prazo de pagamento.

7 – Poder de compra à vista

Ao ser completado em um sorteio ou lance, a carta de crédito que você recebe equivale a compra de um bem ou serviço à vista. Dessa forma, você ainda tem em mãos o poder de negociar o melhor preço pelo bem que será adquirido.

8 – Pode utilizar até 10% do seu crédito para despesa

Outro bom motivo para fazer um consórcio é poder pagar despesas relacionadas à aquisição do bem ou do serviço usando até 10% do valor total de crédito recebido na contemplação.

 

9 – Formação ou ampliação de bens

O planejamento financeiro é o que dá sucesso ao consórcio, pois se for feito de forma programada, dentro das suas condições, pode ser uma boa oportunidade de planejar o seu futuro e da sua família, adquirindo um bem para mudar de vida.

10 – Consumo responsável

Ao assumir um consórcio, você acaba se planejamento melhor e começa a adquirir as coisas de forma consciente. Assim, você é incentivado a ser um consumidor responsável.

Conheça os Tipos de consórcio

Você sabe as vantagens de ter um consórcio, mas em qual deles investir? Quais os tipos de consórcios existentes? Os principais são:

Consórcio Automotivo: com ele você tem a possibilidade de conquistar o tão sonhado carro zero ou, até mesmo, trocar o seu por um novo.

Consórcio de Imóvel: todo mundo tem o sonho de ter a casa própria, mas nem sempre tem condições para torna-lo realidade. Com a carta de crédito é possível adquirir o seu imóvel!

Consórcio Moto: se o seu sonho é comprar uma moto, iniciar um consórcio te dá a possibilidade de tornar realidade.

Consórcio Serviços: por ele você tem a oportunidade de realizar serviços como reformar a casa, cirurgia plástica, viajar ou realizar uma incrível festa!

Viu o quanto é vantajoso realizar um consórcio? O que você está esperando, comece a dar o primeiro passo para realizar os seus sonhos!