Como as recomendações para rastreamento do câncer de colo do útero mudaram nos últimos anos, como as mulheres ficaram emocionadas ao saber que não precisaram mais de um exame de Papanicolaou todos os anos. Mesmo que você precise desse teste apenas uma vez a cada 3 a 5 anos, ainda deve visitar o seu fornecedor de ginecologia iniciada!  

O exame anual é realizado por um médico com treinamento especializado em ginecologia; pode ser um médico de ginecologia, médico de cuidados primários, médico de enfermagem, parte de enfermagem certificada ou assistente médico. Os benefícios de uma visita anual vão muito além do exame de Papanicolaou. Os exames ginecológicos avançados estão entre as formas mais importantes para as mulheres que recebem exames preventivos de saúde e educação específica para elas.

Seu médico é treinado para cuidar de mulheres desde a adolescência até um velhice e entende como alterações nas necessidades de cuidados de saúde de uma mulher. Ele ou ela pode abordar:

  • controle de natalidade
  • triagem e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST)
  • infecções vaginais
  • problemas menstruais
  • dor pélvica
  • função sexual
  • aconselhamento pré-concepção
  • fertilidade
  • sintomas da menopausa
  • saúde óssea
  • vazamento urinário
  • alterações mamárias

Muitas das condições que afetam a saúde das mulheres, incluindo o vírus do papiloma humano (HPV), câncer de colo do útero e câncer de mama, podem existir sinais ou sintomas. Um teste regular triagem com testes e testes pode detectar essas condições nos estágios iniciais, quando elas podem ser tratadas com mais eficácia.

Além disso, os prestadores aconselham maneiras de se manter saudável, incluindo dieta, exercício, cessação do tabagismo, saúde mental e vacinação.

O que esperar

O exame começa com o seu provedor coletando um histórico médico abrangente, incluindo o histórico da sua família. Sinais vitais como pressão arterial, freqüência cardíaca, altura e peso serão medidos. Você também será perguntado sobre seus períodos, histórico de gravidez, atividade sexual, necessidades de contracepção, histórico de problemas, histórico de cirurgias e quaisquer sintomas atuais que esteja tendo.

Seu médico escutará seu coração e pulmões, sentirá a glândula tireóide em sua garganta e seu abdômen. Você também fará um exame mamário e pélvico. O exame pélvico consiste em três partes: um exame externo da vulva, um exame interno da vagina e do colo do útero com um espéculo e um exame do útero e ovários com a mão enluvada. Durante o exame do espéculo, as células podem ser suavemente escovadas do colo do útero e enviadas ao laboratório para exame; isso é um exame de Papanicolaou. O exame também se concentrará na avaliação de quaisquer sintomas que você possa estar enfrentando. Se o exame pélvico for extremamente desconfortável ou provocador de ansiedade, informe o seu médico. Estratégias de relaxamento, reposicionamento e uso de um espéculo de tamanho menor podem melhorar sua experiência.

Por fim, você e seu provedor discutirão maneiras de melhorar sua saúde, incluindo mudanças no estilo de vida, testes de triagem ou vacinas com base na sua idade ou em outros fatores de risco.

Quando iniciar os exames.

O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG) recomenda que a primeira visita a um prestador de Ginecologia e Obstetrícia seja realizada entre os 13 e os 15 anos de idade. Essa visita provavelmente não envolverá um exame pélvico, mas se concentrará na educação. Os tópicos incluem:

  • desenvolvimento normal de órgãos sexuais
  • hábitos positivos, como nutrição balanceada, manutenção de um peso saudável e prevenção do tabagismo
  • prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST)
  • serviços relacionados ao controle de natalidade, testes de DST e vacinação contra HPV

A ACOG recomenda que os exames pélvicos, incluindo um exame de Papanicolaou, comecem aos 21 anos, independentemente de uma mulher ter se tornado sexualmente ativa.

Não há uma idade definida para a interrupção dos exames de GYN, embora os exames de Papanicolaou possam ser interrompidos para mulheres de baixo risco com 66 anos ou mais. A decisão de uma mulher de parar de fazer os exames GYN deve ser tomada após uma discussão com seu médico. Há algumas coisas a considerar, incluindo se o útero e os ovários foram removidos ou se você tem um histórico de condições GYN que exigem monitoramento contínuo.

Preparando-se para o exame

Idealmente, quando um exame de Papanicolaou for realizado, tente agendar seu exame anual quando você não estiver menstruada. Além disso, é útil evitar atividades vaginais, como ducha, relação sexual ou uso de cremes ou medicamentos vaginais por 48 horas antes do teste.

Traga uma lista atual de medicamentos e alergias, nomes de outros profissionais que cuidam de você e quaisquer problemas médicos que você tenha, incluindo um histórico de cirurgias e hospitalizações.

Se você estiver com sangramento anormal ou dor pélvica, um registro de quando esses sintomas ocorrem pode ser útil para o seu médico.

Perguntas a serem feitas ao seu provedor

Qualquer questão relacionada à saúde é um jogo justo. Há algumas coisas que uma mulher deve definitivamente chamar a atenção de seu médico. Isso inclui:

  • dor pélvica ou inchaço
  • períodos perdidos
  • sangramento anormal, incluindo períodos pesados, sangramento entre períodos ou sangramento após o sexo
  • relação dolorosa
  • corrimento vaginal incomum
  • alterações vulvar
  • problemas para mover as entranhas ou urinar
  • sintomas da menopausa
  • qualquer problema de mama, como dor, caroços, franzir ou secreção mamilar

Testes regulares

Os testes de rastreamento são projetados para detectar doenças ocultas em pessoas saudáveis. Os tipos e a frequência dos testes recomendados variam dependendo da idade da mulher, fatores de risco pessoais e histórico familiar.

Em geral, as seguintes exibições são recomendadas:

  • Clamídia e gonorréia . Se não tratadas, essas DSTs podem levar a complicações graves, como doença inflamatória pélvica, infertilidade e dor crônica. O teste anual é recomendado para mulheres sexualmente ativas com menos de 25 anos. Mulheres com 25 anos ou mais também podem se beneficiar do teste se tiverem vários parceiros, um novo parceiro, preocupações com a exposição ou foram diagnosticados recentemente com outra DST.
  • Teste de HIV . Este teste deve ser feito pelo menos uma vez durante a sua vida. No entanto, seu provedor deve verificar anualmente fatores de risco que possam justificar testes repetidos. Da mesma forma, a triagem de outras DSTs como sífilis, tricomonas, vírus do herpes simplex e hepatite deve ser baseada em fatores de risco.
  • Testando Hepatite C . Esse teste único é recomendado para mulheres que nasceram entre 1945 e 1965 e que desconhecem seu status de infecção.
  • Papanicolaou . Esse rastreamento do câncer do colo do útero deve ser realizado a cada 3 anos em mulheres de 21 a 29 anos. Em mulheres com 30 anos ou mais, o co-teste do exame de Papanicolaou e do vírus do papiloma humano (HPV) é recomendado a cada 5 anos.
  • Exame clínico da mama . Um exame de mama por um profissional de saúde é recomendado a cada 1 a 3 anos, a partir dos 20 anos.
  • Mamografia . Este teste de diagnóstico por imagem é usado para identificar anormalidades na mama que podem ser câncer de mama. Este exame é menos sensível em mulheres mais jovens do que em mulheres mais velhas e é mais provável que resulte em falsos positivos ou super-diagnóstico em mulheres mais jovens. Por esse motivo, recomenda-se que mulheres de 40 a 49 anos discutam os benefícios e riscos com seu médico e decidam em conjunto se devem iniciar a triagem de mamografia. Aos 50 anos, todas as mulheres devem fazer mamografias a cada 1 ou 2 anos.
  • Teste de densidade óssea . Este exame é recomendado para todas as mulheres com 65 anos ou mais ou em mulheres na pós-menopausa com menos de 65 anos, mas com fatores de risco para uma fratura óssea.
  • Teste de diabetes e avaliação do perfil lipídico (colesterol) . Um exame de sangue pode determinar se o açúcar no sangue e o colesterol estão dentro dos limites normais ou se precisam ser abordados. Eles devem ser recomendados periodicamente pelo seu provedor.

Palavras de conselho

Não tenha medo ou vergonha de fazer uma pergunta ou discutir uma preocupação com seu provedor. Atividade sexual e função, saúde vaginal, alterações corporais, testes de DST e problemas intestinais ou da bexiga são questões sensíveis com as quais ele lida regularmente. Provavelmente, seu provedor já fez a mesma pergunta várias vezes. A troca de informações com seu provedor deve ocorrer em um ambiente atencioso, compassivo e estritamente confidencial. Se você não se sente assim, deve procurar um fornecedor diferente.

Com todo o terreno, um ser coberto no exame anual da GYN, às vezes, é um desafio abordar todas as preocupações de uma mulher no tempo previsto. Aceitar ou solicitar uma visita de retorno para se concentrar mais em um problema específico garantir que você obtenha os cuidados de que precisa e merece. Se o seu provedor enviar para testes adicionais, como exames de sangue ou ultrassom, é importante concluir esses testes e discutir os resultados selecionados ou por telefone.

Cuidados de saúde são uma parceria entre você e seu médico. Ter um check-up anual ginecológico antes de você ter um problema é uma ótima maneira de estabelecer um relacionamento com seu provedor!