Conheça estas dicas importantes sobre suplementação

 

Com a popularidade do mundo fitness, os suplementos passaram  a ser ainda mais utilizados. Homens e mulheres que buscam o corpo perfeito, a suplementação é uma das formas que os atletas buscam de manter a forma e melhorar a performance.

Pessoas de todas as idades, as academias estão cheias que atletas que traçam objetivos e metas. Mas, muitas vezes essas pessoas se perdem na hora da suplementação, pois iniciam o processo sem uma consulta prévia ao médico. O uso de suplementos é extremamente benéfico para a performance, mas precisa ser feito com cautela.

Muitas pessoas se automedicam, e isso acontece com a suplementação. Por ser comum o uso nas academias, os atletas passam a utilizá-lo de forma esporádica, o que pode ser extremamente prejudicial à saúde. Pensando nisso, separamos os erros mais comuns na hora da suplementação. Confira!

 

1- Não tome mais suplementos do que realmente necessita

Proteínas, carboidratos e até vitaminas, quando consumidas numa dose excessiva, pode causar prejuízos ao organismo. Por isso, não adianta tomar doses dobradas de Whey Protein, pois, com isso, os efeitos colaterais serão negativos e não positivos. Ingerir a quantidade recomendada é a melhor estratégia sempre. O corpo atingirá os objetivos de forma saudável.

 

2- Não consuma suplementos antes de treinar para aumentar o desempenho

A busca por atingir o objetivo rapidamente faz com que as pessoas utilizem os suplementos um pouco antes de iniciar o treinamento, mas de acordo com especialistas, isso é um erro. A suplementação tende a causar efeitos a longo prazo e não imediatamente. Por isso:

  • Não tome creatina antes do treino para melhorar a performance naquele momento: O efeito da suplementação com creatina é crônico, ou seja, ele só ocorre depois que houver saturação celular e isso leva alguns dias para começar a acontecer.
  • Não ingerir dextrose ou maltodextrina antes do treino para otimizar a performance: Para a maioria das pessoas essa prática pode causar um efeito contrário do desejado. Ao ingerir dextrose antes de treinar, pode ocorrer uma queda na performance devido a instalação de uma hipoglicemia de rebote. O

 

3- Não use somente whey protein após o treino

tomando whey protein

Ingerir apenas o whey protein é desperdício. Pois, após o treinamento, a principal necessidade do organismo é repor as reservas de glicogênio perdidas durante o exercício físico. O mais recomendado para isso é consumir carboidratos (dextrose, maltodextrina) em conjunto com a fonte protéica de rápida absorção (whey protein).

 

4- Não tomar whey protein com leite após o treinamento

Whey protein é uma proteína de rápida absorção. Porém, o consumo de whey protein com leite irá retardar o processo. Por isso, o consumo do suplemento deve ser feito com água, visando um rápido esvaziamento gástrico.

 

5- Não considerar os polivitamínicos remédios

Muitos tratam o polivitamínicos como se fossem remédios, mas isso é um grande erro. Mas, na quantidade certa eles realmente deixam o corpo protegido, porém, nunca devem ser usados para tratar doenças já instaladas no organismo. Pois, eles não possuem efeito alopático, ou seja, não produzem reação oposta aos sintomas.

6-  Não use de repositores energéticos durante atividade aeróbica, quando a intenção é reduzir a gordura corporal

Nas academias muitas pessoas fazendo bicicleta ergométrica, esteira ou outros exercícios aeróbicos com o objetivo de perder gordura corporal, ingerindo repositores energéticos ao invés de água, e esse é um grande erro. Isso mesmo!

Essas bebidas só devem ser ingeridas durante a atividade aeróbica em duas situações específicas: para aumento de performance ou para repor os eletrólitos em exercícios com duração superior a uma hora. Isso porque esses repositores energéticos contém altas concentrações de carboidratos e se ingeridos à revelia e sem controle, podem causar efeito contrário ao objetivo desejado.

 

Siga as dicas para evitar cometer erros na hora da suplementação!