Nos últimos anos, como você percebeu, o mercado digital cresceu de forma descontrolada. Várias lojas físicas agora têm versões online onde se compra sem sair de casa.

Esse crescimento tende a aumentar ainda mais, e há milhões de pessoas ganhando dinheiro nesse ramo. Essas pessoas se entregaram ao empreendedorismo digital.

Esse empreendedorismo é exatamente o mesmo existente no mundo físico, porém, agora ele é feito nas mídias digitais.

empreendedorismo digital

Empreendedorismo digital é em termos práticos, a criação de um negócio onde você deseja vender seu produto ou serviço, porém, todo feito pela internet.

Há uma infinidade de maneiras de conseguir lucrar na rede, mas irei contar aqui quais são as mais comuns. Basicamente, você pode desenvolver um produto próprio ou pode vender o produto de terceiros.

No caso de desenvolver seu produto, você o cria com base em algum conhecimento prévio e o vende na internet. Pode ser por meio de um blog, site ou por um link compartilhado.

A outra opção que falei é a venda de produtos de terceiros, se você tem certa influência nas mídias digitais essa opção pode ser bastante útil. Você se torna um afiliado em anuncia um produto em que acredite ter um bom público, depois do anuncio, você ganha uma porcentagem por cada venda.

Essas são as duas principais práticas do empreendedorismo digital.

PRIMEIROS PASSOS

        Para começar no ramo do empreendedorismo digital, a primeira coisa a fazer é escolher um nicho específico. Você precisa escolher uma área em que já tenha um certo conhecimento.

Claro que você não deve por exemplo, escolher trabalhar com artigos esportivos sem gostar de esportes, ou mesmo decidir entrar no ramo literário sem gostar de ler. Essas são dicas básicas.

Depois de definir seu nicho, inicie um método para divulga-lo. Você pode desenvolver um blog ou um canal no YouTube, mas saiba que esse caminho será difícil.

Conseguir criar um grupo de seguidores é uma tarefa bastante complicada, além de demandar tempo.

NÃO VAI CHOVER DINHEIRO

        Grande parte das pessoas que entram no mundo do empreendedorismo digital acreditam que irão ganhar dinheiro rápido e fácil. Logo percebem que isso é puro mito.

Para conseguir monetizar seu blog ou canal, vai ser preciso muito tempo e muita paciência. Um dos maiores pecados de quem está começando é ter por objetivo, simplesmente enriquecer.

Com essa ideia consumista na cabeça, não dá pra criar conteúdo de qualidade para conquistar seguidores, isso não dará certo de maneira nenhuma. Sem contar que o empreendedorismo digital é uma das melhores formas de conseguir dinheiro estando desempregado.

empreendedorismo digital

NÃO FOQUE NO LUCRO

        Depois de conseguir um fiel grupo de admiradores já é possível começar a expor seu produto, ou o produto que você vá vender. Dando assim, início ao seu empreendedorismo digital.

Mas é muito importante que você não tente vender sempre os produtos com as melhores comissões. Pensar sobre quais produtos seus seguidores tem interesse é fundamental.

Não adianta querer vender camisas de futebol se o perfil de seus fies seja de músicos profissionais.

Do mesmo modo não indique ou anuncie um produto do qual você não conhece a qualidade. É muito difícil conseguir público, porém é demasiado fácil perde-lo.

Imagine que todos comprem o que você anunciou e o produto é ruim, você vai perder tudo que lutou para conquistar por uma bobagem. Então a atenção é essencial para o sucesso

 

Todos podem ser empreendedores na internet, basta empenho, persistência e criatividade. Será difícil, é claro, mas realmente é possível ganhar dinheiro assim.

O empreendedorismo digital não para de crescer, como eu disse no início desse artigo, e você pode ser o mais novo membro desse grupo fantástico.

Espero ter lhe ajudado, boa sorte e se lembre das coisas que eu disse. Não foque no lucro, foque na qualidade, o lucro será consequência.