Um dos principais impactos da popularização da internet no mercado é a adesão cada vez mais evidente de negócios digitais, como o marketplace e e-commerce, que podem gerar dúvidas nos empreendedores na hora de escolher como expor produtos e serviços.

Para identificar qual modelo se enquadra em seu negócio, é de grande importância, primeiramente, compreender os conceitos e distinções de maior destaque.

Imagine como exemplo, uma empresa que possui sua própria plataforma para a venda de tela perfurada, com a exposição de produtos, valores, descrições, entre outros elementos cruciais.

Por mais que alguns elementos possam ser terceirizados, como a logística ou a criação de site, o cliente em potencial ou consumidor adquire diretamente da empresa.

Nesse caso, se trata de um e-commerce, enquanto o marketplace é caracterizado por plataformas que viabilizam a atuação de diversos vendedores, ou seja, é possível dizer que é um meio coletivo de transações comerciais.

Basicamente, esse modo coletivo apresenta uma plataforma com produtos de outras empresas, o que proporciona o acesso dos consumidores a uma vitrine notável.

Principais aspectos de cada modelo

O modo de funcionamento se distingue de maneira significativa, principalmente, na forma de enfrentar os seguintes pontos:

Visibilidade

Devido à variedade de produtos, o marketplace pode ter uma maior visibilidade, o que contribui com que, principalmente, empresas novas possam atrair atenção e alcançar maior autoridade.

É válido citar que os produtos são divulgados a partir do momento que a empresa passa pelo processo de cadastro,sendo que eles são apresentados conforme os interesses do usuário e buscas.

Todavia, há alguns pontos que exigem atenção quando se trata da visibilidade, como a comissão cobrada, que varia, principalmente, de acordo com a divulgação requisitada na parte da realização do cadastro.

Se por um lado o alcance pode ser maior no marketplace, por outro, o e-commerce tem um modo de operação que atende um mercado específico.

Por exemplo, se uma marca vende cofre boca de lobo, apenas esse e outros produtos da empresa serão disponibilizados na plataforma, o que pode contribuir com a fidelização dos clientes.

Pagamento

Conforme será abordado, o investimento na criação de uma plataforma, e demais elementos, ao se tratar de um e-commerce, fica por conta do empreendedor – e não seria diferente ao se tratar dos modos de pagamento.

A diversidade pode fazer grande diferença para amenizar o abandono de carrinho, ou seja, quando a pessoa já selecionou os produtos e desistiu de comprar. Além disso, pode contribuir com a fidelização.

Esse é o caso de uma loja de pallet de contenção que aposta em pagamentos diferenciados, como boleto bancário e diferentes modos de crédito, podendo potencializar a praticidade proporcionada para os consumidores.

No caso do marketplace, assim como os demais elementos, é o empreendimento responsável pela plataforma que atende os custos e a resolução de cada processo, como etapas de segurança e opções oferecidas.

Concorrência

Um dos principais pontos a ser considerado ao se tratar da concorrência é que, conforme citado, o marketplace conta com uma atuação mais ampla, o que remete ao fato de que o e-commerce se destaca por uma relação mais próxima de apenas uma marca com o consumidor em potencial.

Esse ponto aponta uma relação distinta com a concorrência nesses sistemas, uma vez que no marketplace outros produtos são apresentados na mesma página, o que permite comparações mais ágeis por parte dos consumidores.

Lucratividade

Em relação à lucratividade, conforme abordado, no marketplace há uma comissão a ser paga de acordo com a divulgação almejada, o que pode variar de maneira significativa entre as plataformas.

No entanto, é válido considerar que, de um modo geral, tanto essa alternativa quanto o e-commerce são consideradas lucrativas, por mais que sejam de perspectivas distintas.

Isso se deve ao fato de que o marketplace tem o lucro ligado ao volume, enquanto o e-commerce é um canal de vendas direto, ou seja, a o ganho está associado ao diferencial proporcionado pela empresa.

Investimento

Sem dúvidas, é preciso ter noção dos custos que podem estar envolvidos nos dois estilos de divulgação, pois essa questão pode ser decisiva para identificar o mais compatível com as indispensabilidades da corporação.

Por causa da estrutura apresentada, o e-commerce exige os seguintes tipos de investimento:

  • Criação da plataforma;
  • Identidade visual;
  • Segurança para pagamento;
  • Design.

Já no marketplace, ao falar do investimento, ele pode ser relativamente inferior, devido ao fato de que a empresa criadora da plataforma exerce o principal papel em relação à estrutura e, muitas vezes, até mesmo na forma de pagamento.

Existe a opção ideal?

Nesse contexto, é muito importante abordar que ambas plataformas viabilizam os processos de compra e venda digitais, mas não há um padrão a ser seguido, especialmente ao considerar as divergências notáveis entre cada empresa.

Por outro lado, há alguns cenários que podem ser mais favoráveis de um modo geral para o e-commerce ou para o marketplace.

Por exemplo, se uma empresa que tem uma lista variada de produtos, como elástico fino para touca descartável, deseja começar a vender na internet, o marketplace pode ser uma opção viável.

Isso se deve ao fato de que, devido à atuação mais abrangente, o custo operacional pode ser significativo, assim como outros investimentos envolvidos no processo.

No entanto, quando uma marca já é consolidada, e/ou possui uma loja física, e deseja alinhar com um negócio digital para estabelecer um canal direto, apostar em um e-commerce e investir em divulgação são ações que podem ser favoráveis para a empresa.

Sendo assim, seja um empreendimento que atende o segmento de construção, com itens como tampa de concreto ou outro segmento, entre as principais questões que devem ser consideradas está a atuação da empresa, se é um mercado específico ou amplo.

Os recursos financeiros ligados a cada sistema também devem ser analisados com cautela, principalmente, quando são empresas novas.

De qualquer maneira, é fundamental compreender que a consolidação da marca pode ser alcançada a partir de ambos modelos, desde que sejam devidamente estudados e aplicados com cautela.

Dicas para atuar em cada plataforma

Identificou qual é o método mais adequado para o seu negócio? Embora existam particularidades a serem atendidas com muito cuidado em cada empresa, algumas dicas podem contribuir de maneira significativa para a atuação em cada alternativa, tais como:

Marketplace

Se uma empresa que atua com peças bobcat, como pneus, lâminas, engrenagens, entre outros itens para veículos industriais deseja apostar no marketplace, assim como empreendimentos de outros setores, é interessante que questões como as seguintes sejam respondidas:

  • Quais são as principais características da plataforma?
  • Qual é o melhor modo descrever os produtos?
  • Existe preparo para atender a demanda?
  • Como melhorar a logística?

São questões importantes para os empreendedores que desejam se destacar e priorizar a qualidade na atuação no marketplace.

Afinal, se deve considerar a concorrência direta e ao fato de que esse tipo de plataforma apresenta ferramentas específicas para comentários e avaliações dos consumidores.

Em relação à logística, muitas vezes o frete tem forte influência na concretização de uma compra, então uma grande dica tanto para o marketplace quanto para o e-commerce é buscar parcerias que favoreçam uma logística eficaz e com um bom custo-benefício.

E-commerce

Assim como no caso anterior, é preciso identificar a plataforma ideal, mas os aspectos averiguados são diferentes, tais como:

  • Possibilidades de personalização;
  • Usabilidade;
  • Segurança;
  • Suporte.

Essas são apenas algumas questões fundamentais para garantir que o e-commerce seja atrativo e funcional, principalmente, quando se considera a necessidade de adaptação associada ao design, sistema de cobrança, entre outras possibilidades.

No caso do suporte, basta imaginar uma empresa que comercializa materiais de construção, como pingadeira de concreto, e enfrenta falhas na plataforma selecionada, certamente ter suporte especializado fará grande diferença.

Naturalmente, há outros pontos que exigem atenção, como a implantação de recursos para atender os clientes de forma ágil e eficiente, como chats, e a disponibilização de outros canais.

Além desses aspectos, é válido abordar que o marketplace e o e-commerce também podem ser empregados de forma complementar, por exemplo, um empreendimento que vende telas e cercas, como de arame galvanizado, pode estar associado aos dois modelos.

No entanto, em vez de separar a administração de cada um, é preciso visar uma gestão unificada e que priorize a qualidade em cada etapa, desde a escolha das plataformas, qualidade dos produtos, até a entrega.

A possibilidade de alinhá-los reforça a questão de que não são excludentes, basta que o modo de atuação da empresa seja avaliado cautelosamente para identificar a solução mais compatível com suas necessidades.