O SUS (Sistema Único de Saúde) é muito utilizado no país e o único critério para utilização dos seus serviços é possuir o Cartão SUS. Este cartão é fornecido para que cada cidadão tenha o seu cadastro na rede de saúde e que o sistema seja ressarcido pelo atendimento prestado, sendo que o número de cadastro no cartão é um registro eletrônico exclusivo nas bases de dados para atendimento em hospitais públicos e privados. Mas, afinal, como surgiu o SUS?

história do SUS

Você sabe como surgiu esse tipo de serviço de saúde? Confira a História do SUS aqui neste artigo.

Como surgiu o sistema de saúde SUS?

A área da saúde no país sempre esteve relacionada com as mudanças político-institucionais e teve consideráveis mudanças nas últimas décadas. Com o processo de redemocratização que ocorreu nos anos 80, o Brasil enfrentou uma crise econômica grave e buscou consolidar-se no processo de expansão de cobertura assistencial que havia sido iniciado nos anos 70, atendendo as exigências da Organização Mundial de Saúde que declarou a “saúde como um direito de todos” nos anos 2000, através do programa “Atenção Primária à Saúde” um dos princípios do SUS.

Nessa mesma época o país inicia o Movimento da Reforma Sanitária, constituído por universitários e profissionais da área de saúde. Logo após, o movimento foi incorporado a outros movimentos na sociedade, como sindicatos populares de saúde e parlamentares. Um movimento iniciado em pleno auge da ditadura militar, que tinha por objetivo uma nova política de saúde democrática, e priorizava a aplicação dos princípios da universalização, descentralização e unificação no setor da saúde.

Após diversas propostas de implantação atendendo aos princípios para uma rede de serviços de atenção primária, em 1976 se deu início ao PIASS (Programa de Interiorização das Ações de Saúde e Saneamento).

Em 1980 o PREV-SAÚDE (Programa Nacional de Serviços Básicos de Saúde) foi criado – mas, nunca funcionou –logo depois, esse plano passou pelo CONASP (Conselho Nacional de Administração de Saúde Previdenciária), já em 1982 com a implementação da política nas Ações Integradas de Saúde (AIS), houve um grande passo para o processo de descentralização da saúde.

Apenas em 1986 foi realizada a 8ª Conferência Nacional de saúde que consagrou os princípios do Movimento de Reforma Sanitária. No ano de 1987 foi implantado o SUDS (Sistema Descentralizado de Saúde) com as diretrizes de universalização e equidade diante do acesso de serviços, integralidade de cuidados, regionalização do serviço de saúde e distritos sanitários implementados, desenvolvimento de instituição gestora e política dos recursos humanos, além da descentralização de ações voltadas à saúde.

A nova Constituição Federal que fora promulgada no mês de outubro em 1998 demonstra o resultado do desenrolar desse processo nessas duas décadas, dando início ao SUS (Sistema Único de Saúde) declarando no art.196 que a “Saúde é direito de todos e dever do Estado”. Diante a constituição o SUS é um serviço único, gratuito e igualitário.

A Lei nº 8.080 de 1990, confere as disposições institucionais que declara ser atribuição do SUS, diante dos seus três níveis de governo, “ordenar a formação dos recursos humanos na área de saúde”.

Pronto. Esperamos que você tenha aprendido um pouco sobre a história do SUS. Ah… E se você já teve alguma experiência nesta rede de saúde, que tal compartilhar conosco e deixar um comentário aqui embaixo?