É comum que o estofado perca a cor com o passar do tempo. Devido ao uso constante, ele aos poucos vai ficando desbotado até que a sua aparência fique completamente prejudicada.

No entanto, outros fatores também ajudam na perda da cor dos estofados, por exemplo, o uso de produtos de limpeza não adequados, exposição excessiva ao sol, acúmulo de poeira, entre outros. Diante disso, as pessoas querem saber se é possível recuperar a cor dos estofados. É o que nós vamos responder a seguir:

Dependendo da situação sim, você pode recuperar a cor do seu sofá, mas saiba que ela não terá a mesma nitidez de quando o estofado era novo.

Então como recuperar a cor dos estofados?

É possível recuperar a cor dos estofados da sua casa fazendo uma pintura básica com a mesma cor do tecido. No entanto, esse procedimento não é tão simples como parece, por isso vamos mostrar um passo a passo para você seguir.

  • A pintura do tecido do estofado

Ela pode ser realizada com o uso de tintas próprias para este procedimento, mas antes de começar é importante que você resolva os rasgos no tecido do estofado, e leve o seu estofado para uma lavagem de sofá profissional para remover a sujeira que está acumulada no tecido durante os anos de uso. Essa limpeza é um procedimento importante para a fixação da tinta, além de evitar manchas após a finalização da pintura.

  • Escolha a tinta adequada para o sofá

Para fazer a pintura do seu estofado, é importante escolher uma tinta de tecido industrial, ela é a mais adequada para este procedimento. Para facilitar na hora da pintura, você pode usar um pouco de tinta látex misturada com a tinta para tecidos que será aplicada no sofá. Ela ficará maleável durante o procedimento e neste caso é necessário usar um pincel ou bucha para cobrir todo o tecido.

  • Como se preparar para fazer a pintura

Após fazer a escolha da tinta ideal para o seu estofado, chegou o momento de preparar o ambiente para a pintura.  É necessário que ele seja arejado e bem ventilado, além de ser forrado com papelão para evitar que a tinta suje o chão e os demais cantos durante a pintura.

Além disso, você deve usar máscara, óculos e luvas para fazer a pintura, além de uma roupa velha ou avental. Antes de começar a aplicar a tinta, é necessário forrar com papel ou fita adesiva as partes do móvel que não serão pintadas, por exemplo, braços e pernas.

sofa externo colorido

  • Faça um teste na tinta do estofado

Para saber se a tinta que você comprou é ideal para o seu estofado, é preciso fazer um teste, para fazer isso aplique um pouco de tinta em uma área que seja menos visível, espere ela secar completamente e quanto tempo demorou, observe se não houve nenhuma mancha.

Logo após, use um pano com água esfregando na região para saber se a tinta não irá sujar o pano úmido. Esse procedimento é importante para que você saiba se a tinta é adequada ou não para o seu estofado.

  • Como fazer a pintura do seu estofado

Após todos os passo anteriores chegou o momento de começar a tintura,  nesta etapa você deve primeiramente fazer uma aplicação superficial para saber o tom da tinta na primeira camada.

Comece a pintura na parte traseira do estofado, seguindo o movimento de cima para baixo, se você está usando um spray, mantenha a distância de pelo menos 15 cm da superfície do sofá.

É comum que nesta primeira aplicação, a tinta apresente algumas falhas e não consiga cobrir toda a superfície do estofado. Então você precisa esperar um pouco até a tinta secar completamente para fazer outra aplicação.

Para finalizar os detalhes e acabamento, um pincel pequeno de pintura pode ajudar a pintar os cantos mais difíceis do estofado.

Como você observou, é possível recuperar a cor dos estofados fazendo uma  nova pintura, mas isso não é possível se o tecido do sofá estiver muito danificado.

Se o tecido está muito rasgado, mesmo que você costure, a pintura não ficará perfeita, neste caso é preciso trocar o revestimento completo em uma tapeçaria. Então, se for preciso trocar o forro completamente, opte pela cor do estofado, assim você pode evitar a mão de obra da pintura.

Antes de realizar qualquer procedimento no seu estofado, ligue para a Raitek Lavagem de Sofá e solicite uma avaliação sem compromisso para a limpeza do seu móvel.