É necessário repor o gás dos aparelhos de ar-condicionado? Essa dúvida é muito comum entre os consumidores, porque esta relacionado ao tempo de duração do gás deste aparelho.

Assim como qualquer outro aparelho, ele também pode perder o gás responsável pela refrigeração de forma natural conforme o seu envelhecimento.

E para continuar funcionando perfeitamente é preciso adicionar gás novamente no seu compartimento, quando for necessária uma reposição.

Quando é necessário repor o gás do ar-condicionado?

Para saber quando é necessário repor o gás dos aparelhos de ar-condicionado você precisa levar em consideração dois pontos que são importantes: Se é preciso substituí-lo ou somente fazer uma recarga de gás no aparelho.

A capacidade do gás do aparelho tem relação com as funções de aquecimento e resfriamento, de acordo com a escolha do usuário.  Sendo assim, quando o aparelho não proporciona o resfriamento esperado, provavelmente pode ser devido a falta de gás, que pode ser resolvido repondo o fluído refrigerante novamente.

Além disso, pode ser que o sistema esteja desgastado, neste caso, é recomendado fazer a troca dos seus componentes, incluindo a troca do gás do ar-condicionado.

Quem pode repor o gás do ar-condicionado?

Apenas um técnico especializado em manutenção de ar-condicionado pode fazer a reposição do gás do aparelho. Se o seu ar-condicionado ainda está dentro do prazo da garantia você precisa chamar o suporte técnico para resolver esse problema.

No entanto, se a instalação do aparelho foi realizada por um técnico autônomo, é preciso chamar novamente este profissional ou procurar outro para repor o gás.

O que pode provocar a falta de gás nos aparelhos de ar-condicionado?

Alguns fatores como o tempo de uso do aparelho e folgas no cano de cobre provocam a perda do gás refrigerante. Além disso, o vazamento é um dos principais responsáveis pela falta de resfriamento deste aparelho.  

Geralmente quando o aparelho está com esse problema, pode acontecer de não ligar ou ficar se desligando sozinho.  A falta de gás nos aparelhos não é comum, ela acontece geralmente por erros causados durante a instalação. O gás refrigerante também não tem prazo de validade.

Após o vazamento ser encontrado e solucionado,  o técnico irá repor o gás do aparelho para que ele volte a funcionar perfeitamente.

sala de conferencia com ar-condicionado

Cuidados com o seu ar-condicionado

Este aparelho proporciona conforto térmico tanto para resfriar quanto para aquecer e é indispensável em alguns ambientes como quartos e salas que possuem onde a temperatura é muito alta.  No entanto, para que o ar-condicionado tenha um bom funcionamento e não prejudique a saúde de ninguém é necessário que ele passe por manutenções periódicas.

Para fazer isso corretamente você precisa ler o manual do aparelho para saber os prazos indicados para fazer a troca das peças, além do período correto para fazer a manutenção.

Essa manutenção é fundamental para evitar que aparelho provoque alguns problemas de saúde como:

  • Resfriados e doenças respiratórias
  • Irritação na garganta, tosses ou alergias
  • Bronquite
  • Sangramento nasal

Gostou deste artigo? Além de repor o gás do ar-condicionado quando ele não estiver resfriando corretamente, também é necessário fazer uma manutenção e limpeza periódica nos filtros do aparelho para que o mesmo promova um ar mais fresco e limpo.