O e-mail marketing é uma estratégia utilizada por várias empresas com a intenção de aumentar o contato com o seu público.

Para que essa ferramenta possa ser utilizada de maneira mais eficiente, é preciso que ocorra a captação de leads. Os leads são dados de contato, mas de maneira especial o endereço de e-mail, do público interessado no seu negócio.

Sendo assim, a captação de leads visa recolher um grande número de contatos para que uma empresa possa manter uma comunicação constante com seus clientes e pessoas interessadas no seu segmento.

A captação de leads pode ser feita de várias maneiras, mas a sua finalidade permanece a mesma: encontrar cada vez mais contatos para que a empresa possa expandir a sua rede de relacionamento.

Isso porque o e-mail marketing pode trazer diversos benefícios para um negócio, aumentando os seus resultados e proporcionando meios de agregar maior valor à empresa.

Por isso, essa postagem traz dicas de como impactar de maneira positiva o aumento de leads do seu negócio, utilizando o e-mail marketing como estratégia.

E-mail marketing e cadastros em uma página

Uma das maneiras mais comuns de captar um lead é por meio do cadastro de um usuário no site.

Utilizando um formulário simples, que solicite apenas o endereço de e-mail, ou um mais completo em que sejam inseridos nome, telefone e cidade de residência de uma pessoa, é possível adquirir o contato de maneira bastante simples.

Nesse caso, as empresas de usinagem em SP que possuam site e desejam obter o contato do público que se interessa pelo seu conteúdo, pode disponibilizar esse formulário em qualquer área da sua página.

Desse modo, ela pode criar uma lista de contatos e disparar e-mail marketing para esses leads de maneira a impactá-los positivamente, chamando a atenção desse público.

Pop-ups de captura de leads

Quem nunca realizou uma pesquisa na internet, clicou em um site e, ao movimentar o cursor foi surpreendido por um pop-up oferecendo o envio de e-mails com conteúdos informativos daquela página?

Essa é outra maneira interessante de capturar mais leads, que pode ser feita na página de estabelecimentos de diversos segmentos, tal como as empresas de manutenção industrial SP.

Além disso, um pop-up pode ser utilizado de maneira interessante para que o público interaja com eles.

Algumas das estratégias mais comuns são:

  • Oferecer descontos;
  • Enviar cupons promocionais;
  • Oferecer o envio de um e-book;
  • Enviar o link para acesso a uma aula, etc.

Essas opções podem despertar o interesse de um leitor que acessou a página, e faz com que ele se inscreva para obter os benefícios oferecidos pelo site.

Desse modo, o e-mail marketing também pode ser disparado para as pessoas que se interessaram em receber o contato da empresa, mantendo uma comunicação periódica com o público.

Landing Pages

As Landing Pages são páginas específicas de captura de leads, criadas com a intenção de obter o contato do público interessado em um determinado produto/serviço.

Elas são utilizadas principalmente em campanhas de empresas que desejam levar o usuário a realizar uma ação, seja ela uma compra ou mesmo uma inscrição para uma aula ou palestra online.

Essa pode ser, por exemplo, uma estratégia para impactar um maior número de clientes, utilizada por uma empresa que deseja realizar o lançamento de um sistema de pressurização predial e conseguir assim realizar várias vendas.

Mas mesmo quando o cliente acaba não finalizando a compra, ele terá disponibilizado o seu e-mail na página, o que permite um contato posterior.

Assim, a empresa pode realizar campanhas de e-mail marketing com a captação desses leads, fazendo com que eles acessem o conteúdo novamente e que possam finalizar a sua compra.

Para obter maiores resultados na captação de leads para e-mail marketing dentro de um Landing Page, é preciso utilizar estratégias como:

Investir em imagens atrativas

Para estimular o visitante da página a deixar o seu contato, é interessante postar imagens relacionadas à atividade da empresa, ou ao que ela está oferecendo ali.

Se a página trata de aluguel de andaimes, é possível inserir fotos de estruturas que chamem a atenção dos clientes, despertando o seu interesse. Isso faz com que ele queira saber mais sobre o conteúdo.

Escaneabilidade da página

A grande maioria dos leitores hoje realiza um escaneamento da página antes de iniciar a leitura, sendo um elemento que implica diretamente na ação do usuário, ou seja, se ele sairá da página porque visivelmente o conteúdo não o atraiu ou se ele investirá tempo para conhecer o conteúdo disponibilizado.

Por isso, se o cliente se opta por permanecer na página, a probabilidade de ele inserir o seu e-mail para receber futuros conteúdos relacionados é muito maior.

Oferecer uma proposta ao leitor

A Landing Page é o meio mais propício para oferecer uma proposta irrecusável para um leitor.

Por isso, se uma empresa especializada em projetos de instalações elétricas prediais criar uma Landing Page para lançar um curso online para profissionais da área, ela poderá oferecer um desconto para aqueles que se matricularem em um determinado período de tempo.

Como muitas das informações dependem que o público insira o seu endereço de e-mail para serem obtidas, essa é uma maneira eficiente de captar leads, que podem ser transformados em mais conversões após o contato posterior por e-mail marketing.

Call-to-Action

O Call-to-Action (CTA) é outra maneira bastante interessante de aumentar os leads de uma empresa.

Ele é feito por meio de botões, que instigam o público a realizar uma determinada atividade, que pode ser ligar para uma empresa, acessar o seu site/blog, iniciar um download, etc.

No geral, o CTA pode ser responsável por capturar um grande volume de leads, principalmente porque ele pode ser incluído em diferentes tipos de páginas, seja no site principal da empresa, ou seja no blog específico para divulgação de conteúdos e até mesmo nas redes sociais.

Além disso, o CTA faz parte de estratégias para aumentar o tráfego de uma determinada página, aumentando o seu número de visualizações e, desse modo, também o número de leads.

Depois de abordar algumas ferramentas eficientes para capturar leads em função do e-mail marketing, é possível estabelecer diferentes momentos para realizar esse tipo de ação, que pode ser benéfica para vários negócios.

E-mail marketing e envio de conteúdos interessantes

Com a captura de leads, o e-mail marketing pode ser uma ferramenta muito interessante para vários negócios.

Empresas de geradores em sp, por exemplo, podem enviar artigos para os seus clientes informando sobre as vantagens da utilização de um gerador em eventos de grandes proporções, ou sobre os locais que devem possuir um gerador em caso de emergências, entre outros.

Além disso, o e-mail marketing pode ser utilizado para envio de promoções aos leads, que podem conter uma série de produtos, tal como um revestimento de rolos de borracha com o valor interessante, que certamente não seria visto pelo cliente se ele não estivesse inscrito no site.

A importância da qualificação de leads

Depois de arrecadar um grande número de novos leads, é preciso qualificá-los para que os contatos possam ser cada vez mais assertivos.

Isso porque não é uma estratégia produtiva enviar e-mail marketing para leads que não estão interessados em adquirir um produto/serviço oferecidos por uma empresa.

Além disso, esses contatos que não possuem interesse podem impactar negativamente nas métricas do negócio, gerando números desmotivadores.

Assim, se uma empresa de remoção industrial deseja saber quais são os leads realmente interessantes para o negócio, ela precisa qualificá-los, usando critérios como:

  • Perfil de consumidor;
  • Intenção de compra;
  • Necessidade do consumidor;
  • Orçamento disponível.

Esses critérios ajudam uma empresa a detectar a qualidade do lead, ou seja, se ele é realmente um potencial comprador ou se ele não manifesta nenhuma intenção de adquirir um produto/serviço.

Além disso, a alimentação do lead vai depender de elementos que sugerem que o cliente está buscando por um produto, e quer adquiri-lo; ou se ele quer o produto, mas não está no momento ideal para a compra, o que pode ser ocasionado por diversos motivos.

Os leads bons devem ser constantemente nutridos, pois quando a marca se faz presente na rotina de um possível cliente, em algum momento ele certamente optará pela compra. Além disso, um bom lead possivelmente virará um cliente recorrente, que adquire o produto/serviço oferecido pela empresa de maneira constante.

Já os leads que não possuem sinergia com a empresa devem ser removidos da lista, principalmente porque o envio de um e-mail marketing não será interessante para ele.

Por isso, o e-mail marketing é uma estratégia fundamental para impactar o aumento de leads, fazendo com que uma empresa atinja melhores resultados e conquiste mais clientes.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.