Apesar de conquistar novos clientes parecer ser uma das principais atividades de várias empresas, vale a pena lembrar  daqueles que já se tornaram consumidores. Portanto, é visível que os clientes antigos são elementos essenciais para o desenvolvimento de um público fiel a uma marca. Para que a fidelização ocorra, utiliza-se muito a técnica de e-mail marketing, sobre a qual vamos abordar a seguir. 

 

A importância do e-mail marketing para a fidelização

O ato de fidelizar clientes significa várias coisas, podendo oferecer diversos benefícios para as empresas de um modo geral. Conquistar um cliente novo é uma ação mais custosa, tendo em vista que as pessoas as quais já são consumidoras de uma empresa não precisam de todo o engajamento de um lead. Antigos clientes podem optar por comprar ou não um produto utilizando a sua experiência anterior como base.

Nesse sentido, uma empresa que desenvolve balão de propaganda personalizado, por exemplo, não precisa investir o seu dinheiro para tentar conquistar alguém que já conhece a qualidade dos balões e dos serviços dessa organização. Entretanto, existem técnicas específicas que colaboram para o retorno de um cliente, dentre as quais se destaca o e-mail marketing.

O uso do e-mail para engajar clientes é um ato extremamente importante, visto que essa ação faz os consumidores se sentirem importantes pois foram lembrados pelas empresas. Assim, o e-mail marketing possui um alto potencial de fidelização utilizando um custo bastante reduzido em comparação com outras técnicas.

Outro detalhe importante é que o e-mail marketing, quando é utilizado da maneira correta na fidelização de clientes, é capaz de gerar promotores de uma marca. Estudos mostram que um consumidor satisfeito fala sobre a sua experiência com uma empresa para até 3 contatos, tornando-o um “publicitário” espontâneo das marcas. 

Dessa maneira, alguém que deseja comprar caixa de papelão personalizada para uma determinada ocasião pode pedir sugestões a conhecidos, permitindo que essa pessoa conheça determinada marca e também se sinta satisfeita com ela. Com isso, cria-se uma legião de fãs das caixas de papelão dessa empresa, os quais colaboram para o desenvolvimento de uma imagem positiva ao redor de uma marca.

Por último, é essencial ter em mente que o e-mail marketing possibilita uma comunicação bastante direta com clientes. Isso permite que estes, por sua vez, também se comuniquem com as empresas, auxiliando-as no desenvolvimento de ideias a serem utilizadas no futuro. Portanto, pode-se dizer que o e-mail marketing colabora para que uma empresa conheça melhor o seu público consumidor.

 

 

As estratégias de e-mail marketing

Tendo em vista as diversas vantagens do e-mail marketing, mostraremos agora como elas podem ser conquistadas durante o cotidiano das empresas.

Antes de tudo, é importante saber que, para qualquer ação de e-mail marketing desenvolvida, é preciso ter uma ferramenta adequada, tais como softwares e aplicativos capazes de realizar o disparo automático de e-mails de acordo com as necessidades.

 

1) Não faça spam

Esse é o primeiro aviso a ser feito antes de falarmos a respeito das outras estratégias. Isso porque e-mail marketing não consiste no simples envio de mensagem para pessoas aleatórias. Essa má reputação do uso do e-mail por parte das empresas deve-se ao fato de que muitas delas compram listas de outros sites para realizar um envio automático de e-mails para pessoas aleatórias.

O e-mail marketing, assim como diversas outras estratégias do marketing digital, é uma ferramenta direcionada, visando atingir um público específico. Para tal, o envio de e-mails é feito para pessoas que espontaneamente ofereceram os seus endereços pois elas têm o desejo de receber conteúdos. Todavia, isso não quer dizer que qualquer tipo de material pode ser enviado.

Ou seja, uma empresa que fabrica embalagens de papelão ondulado, por exemplo, não deve ficar insistentemente, todos os dias ou a todo tempo, tentando convencer o cliente a comprar mais embalagens de papelão. Antes disso, a equipe de marketing dessa empresa devem se colocar no lugar. Caso a resposta seja negativa, é melhor mudar os planos e usar uma das técnicas abaixo.

 

2) Use o e-mail para receber feedbacks

Os feedbacks são importantes tanto para o planejamento interno das empresas quanto para a visibilidade dela diante da comunidade da internet. Ao solicitar e receber feedbacks através do e-mail, as organizações conseguem obter um relato sincero e pessoal da experiência que os seus clientes tiveram. Dependendo de como for, esses feedbacks colaboram para que novas medidas sejam tomadas no lugar, buscando se adequar conforme as necessidades dos consumidores.

Dessa maneira, uma companhia especializada na realização de projetos de infraestrutura elétrica, por exemplo, pode, depois de ter feito uma reforma em um edifício, enviar um questionário ao cliente para verificar quais foram os pontos fortes e fracos daquele serviço. As conclusões tiradas desse feedback podem ser convertidas em melhorias para os próprios cliente em trabalhos futuros.

Além disso, utilizar o relato de um consumidor real dentro de sites é uma grande forma de certificar a qualidade de um produto diante dos usuários da internet, tendo em vista que muitas delas estão à procura de espaços para consultarem a eficiência do trabalho de certas marcas.

 

 

3) Compartilhe promoções exclusivas

O e-mail é um ótimo espaço para entrar em um contato mais íntimo com os clientes. Portanto, não é de se surpreender que este local seja utilizado para engajar os antigos consumidores através de promoções exclusivas. Enviar ofertas imperdíveis e únicas para os clientes faz com que, além deles se sentirem especiais, possam ser influenciados a adquirir de novo de uma empresa sobre a qual eles já possuem uma experiência. 

Assim, uma produtora de placa de homenagem em acrílico, por exemplo, pode informar seus clientes antigos sobre um preço reduzido na aquisição das placas, ou oferecer mais um produto como brinde na realização da próxima compra como uma forma de mostrar a preocupação da empresa com os seus clientes.

 

4) Desenvolva um calendário de envios

Quando se pretende compartilhar campanhas de comunicação através do e-mail, é importante desenvolver um calendário de envios de mensagens. Ter um período, horário e data bem definidos permite que se acompanhe tranquilamente o processo de e-mail marketing.

Nesse sentido, empresas de usinagem, por exemplo, devem usar o calendário de envios de e-mails para não inundar os seus clientes com diversos conteúdos sobre os seus produtos feitos em metal. Uma campanha de e-mail marketing desenvolvida a cada mês pode ser bastante já.

Pensando nessa questão de programar envios de mensagens, uma tática interessante é enviar e-mails em momentos especiais, tais como a época do Natal, ano novo, Páscoa, entre outros. Assim, uma desenvolvedora de programas de conciliação de vendas, por exemplo, pode pensar em enviar e-mails especiais e personalizados para clientes no dia do aniversário deles. Ações como essa fazem com que os consumidores se sintam especiais e lembrados pela empresa, melhorando o relacionamento entre as duas partes.

 

5) Priorize a experiência do consumidor

Para que isso aconteça, é necessário ter um profundo conhecimento sobre quais são as necessidades de cada cliente. Isso porque, auxiliar um consumidor antes mesmo que ele precise de algo, é um grande passo para conquistar a confiança dele. 

Portanto, sempre que um novo produto for lançado, por exemplo, a empresa pode enviar descontos ou conteúdos especiais para antigos clientes demonstrando para eles as vantagens dessa novidade. Pensando nessa questão, uma empresa vendedora de leitor de tag, por exemplo, pode, também, enviar conteúdos exclusivos para os seus clientes antigos, procurando deixá-los totalmente inteirados de tudo o que está acontecendo dentro desse setor. Assim, podem ser utilizados formatos de conteúdos como:

  • E-books;
  • Webinars;
  • Video-aulas;
  • Infográficos;
  • Imagens.

 

Portanto, tendo em vista as informações citadas acima, percebe-se que o e-mail marketing não é simplesmente uma ferramenta complementar das ações de marketing. Ela pode se tornar um objeto principal para quem deseja fidelizar os seus clientes, visto que a proximidade que esse meio de comunicação possui favorece o desenvolvimento de relacionamentos mais íntimos e pautados em confiança entre marcas e consumidores. Nesse sentido, as empresas que utilizam as técnicas abordadas acima possuem grandes chances de se destacarem perante os seus concorrentes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.