Muito mais do que uma tendência que realmente está em alta, as plantas na decoração de apartamentos ajudam a trazer maior bem-estar e qualidade de vida para os moradores. Venha conferir quais são as melhores dicas para incluir este item na decoração.

Para muitas pessoas é comum colocar uma plantinha aqui, outra florzinha ali e assim, dar uma cara diferente e natural para o ambiente.

Se você não está nesse time, precisa conferir algumas dicas que separamos aqui. Ao longo desse artigo você vai perceber que é muito mais fácil do que você imagina e que com um pouco de criatividade e cuidado é possível transformar e deixar o ambiente muito mais bonito.

Conheça os tipos de plantas

Claro que você não precisa se tornar um especialista para conhecer todos os tipos de plantas e saber quais serão os principais cuidados com cada espécie.

No entanto, se deseja ter uma planta na decoração do seu apartamento, é importante conferir antes quais são as espécies que podem ficar em um ambiente fechado e quais são os cuidados que ela deverá receber.

Uma das melhores opções, são o Imbé. A planta possui um visual tropical e consegue se adaptar muito bem a locais que tenha pouco sol. Excelentes composições com plantas podem ser feitas na sala de jantar, por exemplo, escolhendo uma planta pequena para colocar no canto de um estiloso aparador de madeira ou no centro da mesa de jantar.

Para quem deseja ter mais energia e ajudar a purificar o ar, pode escolher a Lança de São Jorge. Essa planta também consegue se adaptar em ambientes fechados e com pouca luz. Além disso, o seu formato comprido e alongado é perfeito para apartamentos.

As plantas rezadeiras ou também, conhecidas como Marantas possuem algumas variações especialmente nas suas cores, que podem ser encontradas em tons de rosa ou lilás. Durante o dia as plantas preferem buscar a luz na posição horizontal e à noite, na posição vertical.  Para cuidar dessa espécie, uma excelente prática é borrifar as folhas, especialmente em dias secos.

Falando agora de flores, as violetas são ótimas para essa necessidade. Além de pequenas e baratas, elas trazem um charme único para o apartamento e podem ser colocadas em qualquer cômodo da casa, sem ocupar muito espaço.

E ainda, para quem tem dificuldade em lembrar de regar as plantinhas, esse também é um dos benefícios das violetas. Regando apenas duas vezes por semana já será o suficiente para cuidar do seu crescimento. Elas também são delicadas e precisam apenas receber a luz indireta do sol.

Cor e alegria para o seu apartamento

A cada dia mais as pessoas têm o desejo de adicionar elementos decorativos, que transformem o ambiente, mas que deixem ao mesmo tempo harmônico e organizado.

 

arranjo de flor

Não são apenas os móveis que podem dar cor e alegria para um ambiente, as plantas também são uma excelente opção de decoração até mesmo para ambientes pequenos.

Em qualquer ambiente as plantas são bem-vindas

Quem deseja decorar apartamentos com plantas, muitas vezes pode ficar na dúvida, sobre qual o melhor ambiente para colocar a planta, pensando especialmente nos apartamentos pequenos e que não possuem muito espaço para elementos decorativos.

De acordo com especialistas em design e decoração, em qualquer ambiente as plantas são bem-vindas.  Seja no banheiro, sala, quarto ou cozinha você pode acrescentar uma plantinha como item decorativo, porém, o mais indicado é colocar a planta próxima às áreas com janelas.

Mas é claro que para isso é preciso buscar algumas informações a respeito da planta que você irá adquirir e ficar atento aos principais cuidados para não deixar ela morrer.

Os principais cuidados que você precisa conferir são as condições de luz, temperatura e também a umidade da casa.

Todo cuidado para cada espécie

Ter plantas em casa não é apenas separar um cantinho, para enfeitar e esquecer da vida. É preciso lembrar que para cada espécie existem alguns cuidados que você deverá observar para não deixar que a planta fique feia.

Uma planta pode representar muito mais do que conforto e bem-estar em um ambiente. Ela pode mostrar também muito sobre a sua personalidade, indicando se você é uma pessoa cuidadosa e caprichosa ou não.

Plantas precisam de sol, mas também não pode exagerar. Para isso o mais indicado é saber o horário que cada planta precisa receber a energia solar e assim, você vai saber exatamente como cuidar da melhor forma da sua plantinha.

Escolhendo o melhor vaso

Não apenas falando do ambiente, mas também a escolha do vaso onde você irá colocar a planta é essencial para garantir uma vida longa para ela.

Já que estamos falando sobre plantas em apartamentos, todo cuidado é necessário para mantê-las vivas por mais tempo, além de preservar pelo seu desenvolvimento.

Pode parecer até mesmo um pouco óbvio, no entanto, é preciso saber escolher corretamente o tamanho adequado do vaso. Um tamanho pequeno para as plantas menores, assim como, um vaso grande para as plantas maiores. O ideal é que elas tenham espaço para se desenvolverem e, ao longo do tempo, conforme a necessidade, os vasos sejam substituídos por outros maiores.

Observando estas dicas, certamente você terá sucesso em escolher as melhores plantas para o seu apartamento e, além disso, garantir uma vida longa para elas.

Confira também outras 13 opções de plantas para cultivar dentro de casa e deixar o ambiente ainda mais bonito e agradável.