dicas para cuidar o meio ambiente

Em casa, no trabalho, na escola e em outros grupos em que participamos de atividades extracurriculares, sempre estamos escutando algumas dicas para cuidar do meio ambiente e como é possível realizar isso, a partir de algumas atividades simples do nosso cotidiano que sem dúvida, farão toda a diferença.

Os cuidados mais básicos você já conhece podem promover o bem-estar do outro, pois depende das boas atitudes que você tem ao longo do seu dia. Mas se você ainda não tem boas práticas com o meio ambiente, ou conhece alguém que não pratica, vamos mostrar algumas regrinhas básicas hoje, para que você também faça parte do grupo das pessoas que anseiam por dias melhores e mais saudáveis, para nós e também para o meio ambiente.

Qual a importância de cuidar do meio ambiente

Algumas pessoas as vezes chegam a ficar cansados, de tanto que se fala e ouve sobre esse assunto, mas isso acontece em muitos casos, pelo fato de não entender qual o tamanho da gravidade do problema e a nossa fundamental importância, para que esse quadro seja revertido e todos, possam ter dias mais saudáveis.

Sabemos bem que o cenário que temos nos dias de hoje, não é dos mais agradáveis quando falamos de saúde ambiental e como interfere diretamente, na saúde da humanidade. O que temos são mares, lagos e rios com águas poluídas e infectadas. Áreas que antes eram verdes, hoje estão completamente desmatadas e com algumas espécies, que já nem existem mais ou estão em perigo de extinção. E por falar em perigo de extinção, sem dúvida você conseguiria se lembrar de pelo menos três animais que já são encontradas em pequenas quantidades, devido à falta de cuidados com o meio ambiente, estão em total perigo de extinção. E além disso tudo, não podemos esquecer do ar que respiramos, que hoje está poluído e causa diversos problemas respiratórios. Se quiser saber o que é uma ete compacta, clique neste link.

Cuidar do meio ambiente parte da mais simples atitude, desde que saímos da nossa cama como, por exemplo, ao escovar os dentes fechar a torneira, até grandes e importantes práticas como evitar o corte de árvores.

Muitas pessoas não sabem ou ainda não se deram conta de que, a partir de pequenos detalhes é que acontecem grandes transformações tanto para o bem, quanto para o mal.

Agora imagine que em uma sala de aula tem 20 crianças. Se cada criança jogasse um papel de bala no chão pensando que não faria diferença alguma, concorda que ao final de um dia de aula seriam 20 papéis de bala encontrados no chão? Facilmente seriam notados se fossem encontrados, em um cesto de lixo. E é exatamente o que acontece nas cidades.

Cada pessoa que joga um papel de bala ou lixo nas ruas achando que “não vai fazer diferença” é mais um papel, mais um lixo que quando encontrados com outros, sem dúvida irão fazer a diferença causando diversos prejuízos.

Como cuidar corretamente do meio ambiente

dicas de como cuidar o meio ambiente

Se desejamos ter ruas limpas para andar, ver a chuva pela janela sem nos preocuparmos com inundações e depois com doenças que podem ser transmitidas, é preciso que cada um faça corretamente a sua parte, para não ter maiores problemas e a partir dessas atitudes, ter um meio ambiente mais conservado.

E para conseguir ajudar, separamos algumas dicas que qualquer pessoa pode fazer, para cuidar mais, ou ensinar outras pessoas a cuidar daquilo que é de todos e que, traz apenas benefícios para nós. Confira:

  • Reutilize e recicle: Existem diversos produtos e alimentos que podem ser reutilizados, depois de seu consumo primário como, por exemplo, para artesanatos e também adubo. Simples tarefas como estas, diminuem a quantidade de lixo que precisa ser trabalhado posteriormente.
  • Compre apenas o necessário: Evita o desperdício e ainda ajuda, a diminuir os gastos em sua casa. Quando for ao supermercado, não compre tudo o que vê na frente. Faça uma lista para comprar o necessário e não jogar comida fora.
  • Evite utilizar o carro diariamente: Você pode evitar utilizar o carro todos os dias, para diminuir a poluição do ar, além do alto consumo de combustível.

Se cada pessoa fizer a sua parte, o pouco que é possível, sem dúvida teremos cidades mais limpas, bem cuidadas e sem dúvida um meio ambiente muito melhor.