Estampar camisetas, canetas e outros materiais tem sido uma das maneiras encontradas por diversas pessoas para driblar a crise. E nesse caso, dicas de sublimação são sempre bem-vindas.

Se você deseja investir em uma empresa de sublimação, mas não sabe como começar esse negócio, precisa ler esse artigo. Abaixo você confere algumas dicas fundamentais para começar nesse ramo, sem ficar perdido e lucrar.

 

Impressora para sublimação

Você deve escolher uma impressora para sublimação que tenha um sistema para abastecer a tinta. Há várias marcas que trabalham com esse tipo de impressora. Dessa forma, ficará mais fácil trabalhar e você vai poupar tempo.

Também é importante ter um computador com uma boa internet. Se possível, destine um espaço da sua casa apenas para colocar os seus equipamentos de sublimação.

Deixando tudo mais organizado, ficará mais fácil e ágil trabalhar. Caso você queira trabalhar no ramo e não conheça bem as técnicas, pode fazer um curso. Se não tiver um na sua cidade, você pode fazer um pela internet.

Há vários treinamentos disponíveis que ensinam o passo a passo de como trabalhar com sublimação. Tenha foco e não aprenda com qualquer um. É importante conhecer todas as técnicas para que você faça um serviço de qualidade.

 

Papel sublimático

Para fazer seus produtos personalizados você deve usar o papel sublimático. Esse papel facilita a transferência da tinta sublimático para o produto. Isso acontece por causa do tratamento recebido que evita que o papel absorva a tinta. Com a temperatura alta de prensa, ele transfere a tinta para o produto.

No mercado há vários tipos de papéis sublimáticos, desde os mais baratos até os mais caros. Se você deseja fabricar produtos de qualidade, indico que você invista em papéis de alta qualidade.

Esses são os tipos de papel que você pode usar para sublimação:

  • Papel fundo azul (o mais conhecido e usado);
  • Papel branco resinado;
  • Papel fundo rosa;
  • Papel fundo amarelo;
  • Papel Matte;

 Dicas matadoras para começar a trabalhar com sublimação em casa

Tinta sublimática

Para que as suas estampas sejam de qualidade, você deve usar uma tinta sublimática para fazer seus produtos. Essa tinta é a base de água, usada para transferência em produtos que tenham poliéster em seu tratamento ou composição.

Escolha sempre tintas de boa qualidade ou tintas originais da impressora que você vai usar para sublimação. Lembre-se: o barato pode acabar saindo caro. Pense nisso e invista em produtos bons.

Vale ressaltar que não há como fazer sublimação com tinta corante, que é usada para impressão de fotografias. Também não é possível sublimar com tinta pigmentada, aquela tinta padrão que vem nas impressoras.

A qualidade das tintas também vai influenciar na qualidade dos seus produtos que você vai personalizar para seus clientes. Invista em qualidade para que seus clientes gostem do seu trabalho.

 

Produtos que você pode trabalhar para fazer sublimação

Ao contrário do que muitos pensam, a sublimação não serve apenas para camisetas e tecidos. Você pode trabalhar com diversos produtos para sublimação, como por exemplo:

  • Azulejos
  • Chinelos
  • Canecas de porcelana
  • Pedras
  • Almofadas
  • Metais
  • Mouse pad
  • Eco bags
  • Body para bebês
  • Cases para celular
  • E diversos outros produtos

 

Como vender seus produtos?

Você pode vender seus produtos de várias formas. A melhor dela é através de brindes empresariais. Muitas empresas fazem produtos personalizados para presentear seus colaboradores e clientes.

Você também pode ter uma loja virtual e disponibilizar seus produtos para vender por meio do site. Há várias plataformas que permitem que você faça um site do 0 sem precisar pagar nada.

Se preferir, você também pode investir em lojas físicas, supermercados, boca a boca ou divulgar nas redes sociais. Isso é com você. Use sua criatividade e não tenha medo de começar um novo negócio.

 

Seguindo as nossas dicas de sublimação, você terá como fabricar produtos com mais qualidade e com menos desperdício. Boa sorte!