A internet tomou conta do mundo, inclusive, muitas profissões exigem ao menos o conhecimento em informática básica para que as tarefas sejam otimizadas através de computadores. Saber dicas de informática para o dia a dia, que nos ajudem a desempenhar nossa função com maior praticidade é essencial.

São diversas as funções que usam computadores em sua rotina, como exemplo, caixas de supermercados e lojas, secretárias, recepcionista, gerente e inúmeras outras. Saber identificar atalhos que nos ajudem a tornar esse contato diário com a informática mais simples é muito importante.

Conheça a seguir algumas dicas de informática básica:

Sistemas operacionais

Uma das partes principais que devemos dominar é o sistema operacional utilizado no computador, que nada mais é que um conjunto de programas, o qual possui a função de gerenciar quaisquer recursos no sistema, como exemplo, gerenciamento de memória, pastas de arquivos, entre outros.

Ele fornece a interface entre o usuário e seu computador. Sendo o Windows um dos mais conhecidos, que possui ícones de atalhos para realizar comandos como o desligamento do computador na barra iniciar.

Periféricos

É comum nos referirmos ao monitor como computador, mas ele é um periférico, pois o computador fica localizado dentro do gabinete que possui um botão físico no qual ligamos e desligamos o mesmo.

O mouse e teclado também são partes periféricas que ao ser utilizado, o computador traduz as ações e o sistema operacional conduz às mesmas na tela.

Atalhos que podem ser utilizados para poupar tempo

Alguns atalhos simples podem realizar funções sem que tenhamos que realizar inúmeros processos para tal. Confira:

– Para finalizar uma aplicação que está aberta, podemos digitar na tela inicial ALT + F4.

– Se deseja alternar as janelas usamos o ALT + TAB.

– Realizar busca de palavras em determinada janela CTRL + F.

– Imprimir documentos e imagens CTRL + P.

– Selecionar os arquivos da pasta CTRL + A.

– Copiar imagens e textos CTRL + C.

– Colar o que copiamos e recortamos CTRL + V.

– Recortar CTRL + X.

O computador travou e agora?

Quando seu computador travar aperte as teclas CTRL+ALT+DEL, depois selecione a opção do gerenciador de tarefas, no qual pode de forma imediata fechar quaisquer programas que estejam travando seu PC.

Curso gratuito de informática básica

Deseja aprender mais informações úteis sobre o assunto para o seu dia a dia, faça um curso gratuito de informática básica em plataformas online.

Você irá aprender sobre sistemas operacionais, pacote Office, internet e diversos outros assuntos relacionados ao tema.