Se você se preocupa com o futuro, sabe que uma educação de qualidade é a chave do sucesso, independentemente da área em que você pretende trabalhar. Porém com a pequena quantidade de vagas nas instituições de ensino públicas é preciso encontrar alternativas viáveis no ensino privado. 

Quem estuda em faculdade particular sabe que nem sempre é possível conseguir uma bolsa de estudo. E é aí que surge o crédito universitário, modalidade que tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos, principalmente após os recentes cortes das verbas destinadas ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Interessadas em manter seus alunos matriculados, bem como atrair os novos, as universidades particulares têm buscado realizar parcerias com empresas que fazem esse tipo de financiamento. As vantagens podem ser tão boas quanto, ou até melhores, do que o programa do governo e, em alguns casos, os juros não são cobrados.

Quer entender um pouco mais sobre os programas de crédito universitário? Saiba neste post como eles funcionam, como fazer a contratação e conheça os benefícios!

O que é o crédito universitário privado?

O crédito universitário funciona como um empréstimo. Com a contratação do financiamento, o estudante obtém o valor necessário para custear as parcelas ou mensalidades da faculdade, tendo um prazo determinado, para fazer o pagamento, normalmente acrescido de uma porcentagem de juros.

As regras sobre o tempo para pagamento e porcentagem das taxas são definidas por cada empresa, podendo ser semelhantes, mais altas ou até mais baixas do que o Fies. Isso também depende das demais condições para liberação do crédito exigidas pela empresa e do tempo que o estudante terá para quitar o valor total. e as taxas de juros variam de acordo com a empresa que oferece o crédito. 

Uma vantagem em relação ao Fies é que, na maioria dos casos, não é exigida nota mínima e nem mesmo que seja feito o Enem. 

Outro ponto positivo é que o crédito estudantil não é destinado somente para os cursos de graduação presenciais, mas também para cursos de ensino à distância (EaD), tecnólogos, cursos técnicos (nível médio), MBA e pós graduações.

Conheça agora os três principais programas de crédito universitário oferecidos no Brasil:

Fundacred

Com uma das menores taxas do mercado, o Fundacred possui mais de 200 instituições de ensino conveniadas. O programa não exige nota mínima no Enem, conta bancária e também não faz análise de crédito, solicitando um fiador apenas. 

Além disso, o estudante pode pagar somente uma parte das parcelas e quitar o restante após concluir o curso, sem juros remuneratórios e com uma das menores taxas de crédito universitário praticadas no país.

Como contratar? 

Basta enviar a solicitação diretamente no site do Fundacred. O processo de contratação e envio dos documentos são feitos 100% online na plataforma.

As exigências para a contratação variam de acordo com as regras de cada instituição de ensino que também são informadas no site do Fundacred.

PRAVALER

Oferecido pelo banco Itaú, o PRAVALER é um dos maiores serviços de crédito universitário privado do país, com mais de 500 instituições de ensino parceiras. 

Com o programa você pode financiar cursos presenciais e a distância (EAD) seja do nível técnico, superior, pós-graduação ou MBA.

Além disso, o financiamento pode ser utilizado conjuntamente com benefícios, como o ProUni, Fies, bolsas de estudos parciais e demais descontos.  Também é possível utilizá-lo para realizar o pagamento de matrícula e rematrícula.

O que é preciso para contratar o PRAVALER?

Para fazer a contratação é bastante simples: basta ter um fiador com renda comprovada de um salário mínimo, comprovar renda de 2,5 vezes o valor da mensalidade e não ter nenhuma restrição nos documentos apresentados.

Conheça mais vantagens:

  • O cadastro é feito totalmente online;
  • Não é necessário ter conta em banco;
  • Não é necessário fazer o ENEM;
  • Pode ser contratado em qualquer período do ano;
  • Até 12 meses para pagar cada semestre, sem acúmulo de parcelas.

Crédito universitário Bradesco

O programa é oferecido somente para os estudantes das instituições conveniadas. O financiamento é feito semestralmente. Assim, se você pagou a primeira parcela em fevereiro deste ano, por exemplo, a última será quitada no primeiro mês do ano seguinte. 

Além disso, caso você necessite de mais crédito para os semestres seguintes, basta manter o pagamento das parcelas em dia e solicitar o novo valor ao Bradesco. O banco irá avaliar a liberação do novo valor e você só inicia o pagamento ao quitar o empréstimo anterior.

O que é preciso para contratar o crédito universitário Bradesco?

Para obter o crédito é necessário abrir uma conta-corrente no banco. A primeira parcela é cobrada em até 30 dias após a assinatura do contrato.

Para os estudantes menores de 18 anos, a contratação precisa ser feita no nome do responsável legal.

Outras vantagens

  • É possível financiar até 100% do valor semestralmente;
  • O pagamento pode ser feito em até 12 meses;
  • O débito das parcelas é feito diretamente na conta-corrente, eliminando a preocupação com os boletos.

Viu como o crédito universitário pode ser de grande ajuda para concluir os seus estudos sem se preocupar com as mensalidades? Ficou interessado em alguma das opções que mencionamos? Conte para a gente o que achou nos comentários. Até a próxima!