O Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias dentro do marketing digital, que visa atrair as pessoas por meio de conteúdo relevante.

Por ser focado, também, em engajar o público-alvo, consegue fazer com que a quantidade de clientes de uma marca cresça. 

Mas isso só é possível por meio de criação, promoção e publicação de materiais de valor para eles.

Para trabalhar com essa estratégia, é fundamental conhecer suas principais técnicas. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é marketing de conteúdo e dar algumas dicas.

O que é marketing de conteúdo?

De forma resumida, o marketing de conteúdo, ou content marketing, é uma maneira que as empresas têm de engajar seu público-alvo e aumentar a sua quantidade de clientes e pessoas que podem se tornar seus clientes.

Isso é feito por meio de estratégias que ajudam a criar conteúdo valioso. 

Também conhecido como marketing de atração, essa tática atrai, envolve e entrega valor para os consumidores.

Isso faz com que eles tenham uma boa percepção da marca, conquistando sua confiança e aumentando o número de vendas. Esses conteúdos são veiculados por meio de canais, como:

  • Blog;
  • Site;
  • Redes Sociais;
  • E-mail marketing.

Principais estratégias de marketing de conteúdo

Dentre as principais estratégias de marketing de conteúdo, podemos citar:

SEO

O SEO é uma estratégia focada em melhorar o posicionamento de uma página nos resultados de busca. Para isso, ele usa algumas ferramentas, como as palavras-chave.

Por exemplo, se uma pessoa quer produzir um conteúdo sobre exames de imagem que uma clínica realiza, ela pode usar a palavra-chave colposcopia e vulvoscopia para escrever o conteúdo.

Isso porque ela fez uma pesquisa e descobriu que essas duas palavras juntas são muito procuradas por pessoas que podem se interessar pelos seus serviços.

Redes Sociais

As redes sociais são fundamentais para quem trabalha com marketing de conteúdo. 

Isso porque elas promovem o material, aumentam o engajamento do público e permitem que as empresas definam melhor sua persona.

Para usá-las do jeito certo, uma clínica de harmonização mandibular precisa estimular o diálogo, o que permite entender o que o seu público precisa.

Dicas de marketing de conteúdo

É claro que o marketing de conteúdo possui outras estratégias, mas estando por dentro dessas duas, é possível colocá-lo em prática, por meio de algumas dicas como:

1 – Conteúdos diferentes

É importante criar conteúdos diferentes para cada estágio do funil de vendas, afinal, em cada estágio, o prospect tem dúvidas e necessidades diferentes.

Para clientes topo de funil, por exemplo, é importante criar materiais que o informem mais sobre o problema que ele tem, como pode ser solucionado e quais soluções a empresa tem para ele.

Por exemplo, algumas pessoas não sabem o que é rider técnico banda, mas por meio de conteúdo topo de funil, é possível que elas entendam sobre o assunto e descubram se precisam ou não deste equipamento.

2 – E-book

Uma boa dica é juntar postagens antigas do blog da empresa e fazer um e-book. Isso porque, apesar de serem publicações antigas, elas ainda são válidas, e juntas, podem se transformar em um material de valor.

Um e-book traz diversas informações valiosas para os consumidores, correspondendo perfeitamente na principal proposta do marketing de conteúdo.

3 – E-mail marketing

O e-mail ainda é um excelente canal de comunicação com o cliente. Aliás, por meio dele, uma farmácia de remédio manipulado para ansiedade consegue estabelecer uma comunicação mais íntima e pessoal, se há interferência comum de outros canais.

Por exemplo, nas redes sociais, o usuário pode facilmente dispersar sua atenção por conta de outras propagandas, publicações, etc.

No e-mail isso não acontece, a atenção do consumidor é totalmente voltada para o conteúdo que você enviou.

Uma dica é enviar newsletter periodicamente, pois com isso, a marca se comunica com seu cliente e ainda o deixa informado sobre assuntos de interesse.

Conclusão

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia orgânica e inteligente que, a longo prazo, traz resultados permanentes para a organização.

Os consumidores estão mais exigentes e prezam pela informação antes de comprar qualquer coisa. 

Por isso, empresas que ofereçam conteúdos de valor estão entre as preferidas, e são as mais respeitadas.

Além disso, essa estratégia faz com que a empresa ganhe notoriedade e autoridade no que faz, o que conquista a confiança do público. Então, para ser referência no que faz, o melhor caminho é o marketing de conteúdo.   

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.