No mundo corporativo, uma boa gestão de pessoas tem sido um processo cada vez mais cheio de desafios, uma vez que a sociedade está sofrendo grandes transformações e isso afeta diretamente o ambiente de trabalho.

 

Por conta disso, os gestores têm procurado novas soluções e alternativas todos os dias para motivar e usar seus colaboradores.

 

Reflexo disso é uma gamificação, que você descobre ou que são e quais são suas vantagens ao longo deste post. Confira!

O que é uma gamificação?

 

A gamificação trata-se de um treinamento corporativo que faz uso da mecânica de jogos e métodos dinâmicos para intensificar a aprendizagem dos colaboradores da empresa. Dessa forma, a experiência se torna mais produtiva e prazerosa.

Como ela pode ajudar?

 

Os benefícios são muitos, tanto para uma empresa quanto para os funcionários. Ao utilizar esse conceito de treinamento, é possível gerar disputas mais sérias, raciocínio rápido, desenvolvimento de habilidades, estratégias, etc.

 

Além disso, também há o sentimento de conquista – uma sensação fundamental para todos os que estão mais interessados ​​nas próximas etapas e se empenhar em suas metas.

Como usar a gamificação na minha empresa?

 

Em primeiro lugar, é preciso saber todas as medidas e gerenciar um controle de fim de fornecimento de feedback aos colaboradores.

 

Isso é extremamente importante para aqueles que têm noção do seu progresso e estão disponíveis automaticamente, ou seja, o descubram estão realmente dando o seu melhor e estão no caminho certo.

 

Vale ressaltar, que uma ação de gamificação realmente boa, não envolve apenas a parte dinâmica, mas também analisa o perfil dos participantes, esclarece os objetivos da empresa e também mede quais são os fatores mais relevantes que vão engajar seus funcionários a longo prazo.

 

Sendo assim, podemos concluir que um treinamento com gamificação pode ser um método muito mais eficiente do que os tradicionais, visto que é feita de forma interativa, informal e promove um melhor acesso ao conhecimento, à captação e memorização dos colaboradores.

Por que Gamificação se tornou popular?

 

Porque é uma ótima solução para um dos desafios mais difíceis da atualidade: retenção de profissionais.

 

Oferecer incentivos aos colaboradores e incentivá-los a acumular recompensas ao longo de sua jornada pode aumentar instantaneamente o envolvimento deles com o sua empresa.

Riscos de Gamificação

 

A gamificação é útil e bem-sucedida porque tira proveito da mesma psicologia humana que leva as pessoas a gostar de ganhar nos jogos e a não gostar ou até temer perder. Como resultado, também pode ter algumas desvantagens.

 

Escolher os mecanismos e métricas corretos pode ser um desafio. Como é nisso que os participantes se concentrarão, é importante que os elementos do jogo realmente incentivem o comportamento desejado.

 

Uma gamificação mal projetada ou implementada pode se tornar uma distração de outras prioridades, incentivar as pessoas a literalmente jogar com o sistema ou resultar em jogadores envolvidos em uma competição de soma zero ou mesmo soma negativa entre si.

 

Qualquer um desses resultados pode significar perda de tempo e dinheiro.

 

Às vezes, os jogos também podem tornar-se notórios, como foi visto em videogames imersivos e jogos compulsivos. Isso aumenta os riscos ao usar uma gamificação para fins comerciais.

 

O ponto de vista de uma entidade comercial que beneficia funcionários ou clientes que desenvolvem uma obrigação de trabalhar ou consumir (e pagar por) um produto, é uma característica positiva.

 

Mas, para trabalhadores e consumidores, pode ser facilmente visto como manipulador ou explorador e suscitar possíveis problemas éticos.