Seu negócio está exposto a sérios riscos se você não tem instalado um SPDA (sistema de proteção contra descargas atmosféricas) em suas instalações.

 

Sendo assim, no texto abaixo você irá conferir alguns exemplos específicos de como um raio pode paralisar suas operações comerciais.

Inicia um surto de incêndio

 

Um raio pode causar um surto de incêndio de duas maneiras. Primeira, o próprio raio aquece o ar ao seu redor e o ar aquecido (que pode ser extremamente quente), podendo facilmente inflamar o ambiente ao redor. Assim, seus arquivos, documentos, janelas ou até móveis podem facilmente inflamar e espalhar o fogo para o resto do escritório.

 

Em segundo lugar, os raios podem causar um surto de incêndio, causando mau funcionamento elétrico (como um curto-circuito) que pode provocar um incêndio elétrico e queimar suas coisas.

Danifica itens eletrônicos e elétricos

 

No caso de um raio poderoso, o dano pode se estender da fiação elétrica aos itens eletrônicos e elétricos. Assim como a fiação elétrica, os itens eletrônicos e elétricos da sua empresa também possuem uma quantidade máxima de eletricidade que eles podem suportar.

 

Infelizmente, se um raio atingir sua fiação elétrica, a eletricidade poderá passar e sobrecarregar os eletrônicos e os aparelhos elétricos conectados, danificando-os também. Os danos significam que você precisará substituir a fiação e os itens eletrônicos/elétricos.

“Frita” sua fiação elétrica

 

Toda a fiação possui uma voltagem máxima que pode ser manuseada com segurança. Várias coisas podem acontecer quando um raio força a fiação elétrica a transportar uma tensão além desse limite.

 

Por exemplo, a sobrecarga de eletricidade aquece os condutores (devido ao aumento da resistência elétrica) e até danifica seu isolamento. Não somente isso, mas parte da eletricidade pode ser forçada a fluir através de caminhos não intencionais (curto-circuito clássico), causando mais danos.

 

Todos esses danos significam que, na pior das hipóteses, você precisará substituir sua fiação elétrica após um raio cair.

Pode ferir funcionários

 

Uma das piores coisas sobre um raio são os ferimentos que podem causar às pessoas no local que cai. Um raio típico contém milhões ou mesmo um bilhão de volts de eletricidade, o que não é seguro para o corpo humano.

 

Mesmo que a descarga não atinja seus funcionários diretamente, ela pode passar por outros itens no local de trabalho e ainda assim atingi-los.

 

Todos esses riscos significam que seus funcionários poderão sofrer ferimentos graves se você não tiver proteção contra raios no local de trabalho.

Aciona reivindicações de responsabilidade

 

Um raio pode desencadear reivindicações de responsabilidade ou até uma ação judicial contra seu negócio de duas maneiras principais.

 

Primeiro, um raio pode causar ferimentos aos visitantes (como clientes) que estavam nas instalações no momento do ataque. As vítimas do acidente podem processá-lo se estiverem convencidas de que você poderia ter evitado seus ferimentos se tivesse instalado um para-raios.

 

E em segundo lugar, sua empresa também pode enfrentar reivindicações de responsabilidade ou ações judiciais se o raio causar danos aos pertences de seu cliente ou atrasar a prestação de serviços a seus clientes.

Cria um ambiente de trabalho desconfortável

 

Por fim, um raio também pode tornar insuportável as instalações da sua empresa se danificar seu sistema de aquecimento e refrigeração, por exemplo, ou danificar seu sistema de encanamento.

 

Veja, um raio pode danificar seu sistema de encanamento e inundar suas instalações com água. Danos nos sistemas de aquecimento, refrigeração e encanamento podem forçar você a dispensar seus funcionários até que você possa reparar os danos.

 

Portanto, para evitar todos esses problemas é de extrema importância que um sistema de proteção contra descargas atmosféricas seja instalado em seu negócio e claro, por pessoas que trabalhem nesta área, ou seja, profissionais (engenheiros) que façam todos os estudos e os projetos de SPDA a respeito do local, até a instalação, de fato, do sistema.