O ditado “antes tarde do que nunca” define bem as pessoas que querem aprender como perder peso aos 40 anos.

Mas antes de ensinar o que você deve fazer para emagrecer é importante salientar que a partir desta idade não será simples perder peso, pois o metabolismo fica mais lento e o corpo passa por alterações hormonais, principalmente as mulheres.

E para reverter isso você precisa adotar novos hábitos como alimentação saudável, exercícios físicos e etc. Isso é necessário para emagrecer sem prejudicar a saúde.

Aprenda como perder peso aos 40 anos

Saúde aos 40 anos de idade. Como conseguir perder peso

As dicas abaixo são o que você precisa fazer para começar a perder peso sem recorrer a medicamentos.

Pratique exercícios

Como as pessoas que estão com 40 anos o metabolismo está um pouco lento, é importante fazer 30 minutos de exercícios cardiovasculares e fazer no mínimo 4 sessões de exercícios de resistência semanalmente. Essas atividades físicas podem ser abdominais, subir escadas correndo, caminhada e exercícios de abdução das pernas.

Crie metas

Existem métodos que prometem emagrecimento em tempo rápido, remédios que emagrecem em uma semana e etc. Mesmo sendo tentadoras essas promessas você não deve acreditar nelas, pois na maioria das vezes as pessoas perder peso rápido e da mesma forma volta ao peso de antes, o que não é nada agradável.

O que você precisa na verdade para emagrecer é estabelecer metas para conseguir este objetivo. Para isso você deve tentar perde uma média entre 450 a 900 gramas por semana, para evitar o emagrecimento rápido que consequentemente provoca o tão falado “efeito sanfona”.

Obtenha mais vitaminas

De nada adianta se esforçar demais e não repor as vitaminas que o organismo precisa. O nosso corpo precisa vitamina B12, cálcio, potássio, vitamina D e etc. Para obter essas vitaminas é importante consumir frutas e legumes. Além disso, você pode encontrar vitaminas, minerais e cálcio nas amêndoas e também no iogurte.

Beba água

Você pode não acreditar, mas a água ajuda a perder peso.

Beber pelo menos um copo de água antes de cada refeição reduz o apetite e também a quantidade de calorias dos alimentos que consumimos.

Durma bem

Dormi bem também é importante para o processo de emagrecimento. Nos precisamos descansar por pelo menos 8 horas, isso ajuda a perde peso e contribui no seu bom humor.

Alimentos termogênicos

Outra maneira para emagrecer é consumir alimentos termogênicos, pois eles aceleram o metabolismo do corpo e faz a queima de lipídios. Esses alimentos são chá de hibisco, chá verde, gengibre, cafeína e canela.

Se pese com frequência

Não é necessário se pesar todos os dias, mas é bom fazer isso com frequência e ir anotando para fazer acompanhamento. O ideal é se pesar pela manhã, antes de ter feitos às alimentações principais.

Conclusão

Aprendendo como perder peso aos 40 anos você estará superando as dificuldades que são encontradas a partir desta idade, por exemplo, alterações hormonais e metabolismo lento.

As dicas acima são apenas orientações do que você precisa fazer para emagrecer, mas caso você esteja percebendo dificuldades para conseguir o seu objetivo, consulte um médico para saber se existe algum problema com tireoide.