A internet se tornou o principal meio de busca por produto e serviços no mundo todo. Empresas que não possuem sites na internet perdem espaço e caem no esquecimento do consumidor moderno. Mas não basta ter um site ou blog, é importante conhecer as técnicas de SEO

Pelo fato de estar na internet ser fundamental para a sobrevivência das empresas, todas marcam presença por meio de sites, blogs, perfis em redes sociais, etc., mas é preciso se destacar.

Quando o consumidor busca um produto ou serviço na internet, ele encontra, por meio dos mecanismos de buscas, infinitas páginas de empresas que oferecem o produto buscado, dessa forma, ele visita aquelas que aparecem primeiro. 

Essas páginas produzem conteúdos que são considerados relevantes pelo buscador e estão no topo do ranking.

Outras páginas acabam recebendo menos visitas e, consequentemente, vendem menos. Portanto, conhecer as técnicas de SEO para promover um site é importante para que a empresa cresça e se destaque no mercado. 

Mas você saber como isso funciona? Neste artigo vamos falar sobre algumas técnicas de SEO e como elas se tornam eficientes na hora de vender um produto ou serviço, além de ajudarem no destaque de uma empresa. Confira!

O que é SEO?

Com certeza você conhece diversos sites de busca na internet, certo? Toda vez que uma página é criada, esses buscadores a tornam visíveis para quem decide procurar por determinado assunto. 

No entanto, todos os dias, milhares de páginas são criadas – com isso a concorrência aumenta o tempo todo.

SEO é uma sigla que, em inglês, significa “Search Engine Optimization”, ou “Otimização para motores de busca” em português. 

São técnicas que influenciam no ranking de páginas exibidas pelos buscadores. O foco mais conhecido é elevar a visibilidade de uma página, o que significa colocá-la entre as primeiras da lista que aparece quando fazemos uma busca na internet.

Os sites de busca levam em consideração a relevância de cada conteúdo presente em uma página e os organiza de acordo com sua relevância.

Ou seja, quanto mais relevante for o conteúdo publicado, mais chances de aparecer no topo de ranking ele terá.

Para melhorar a posição no ranking, é importante saber utilizar as técnicas de SEO e aplicá-las, pois elas ajudam a promover a página. 

Então, as páginas que aparecem no topo são mais visualizadas e reconhecidas pelos usuários. 

Mas quais são as técnicas SEO que precisam ser usadas? No próximo tópico vamos falar um pouco mais sobre elas. Confira.

Fatores importantes que influenciam o SEO

Os fatores mais importantes que devem ser levados em consideração e aplicados na hora de usar o SEO são:

  • Qualidade do conteúdo;
  • Tamanho do conteúdo;
  • Título interno;
  • SEO title;
  • URLs amigáveis;
  • Palavras-chave.

Qualidade do conteúdo

Vamos imaginar que você queira escrever sobre ponte rolante manual, um equipamento muito utilizado pela indústria. 

No entanto, existem milhares de fabricantes desse equipamento, portanto, é necessário que você escreva um conteúdo que se destaque frente aos demais de outras páginas.

Os sites de busca identificam rapidamente os conteúdos de baixa qualidade. Esses conteúdos são rapidamente rebaixados no ranking, dando espaço para aqueles que possuem maior qualidade. 

Ou seja, quanto melhor for o conteúdo que você escreve, melhor posicionada estará a página que o conterá.

Tamanho do conteúdo

O tamanho é outro fator importante, mas é preciso tomar cuidado com isso. Por exemplo, um conteúdo muito grande, mas que repete a mesma coisa diversas vezes cai na qualidade. 

Isso também acontece com conteúdos mais enxutos, mas que faltam informações, ou seja, não falam sobre o tema como deveriam.

Se o leitor procurar informações sobre conserto de gerador de energia, ele quer ter acesso a um material que tire todas as suas dúvidas. 

Portanto, independentemente de qual seja o tamanho do texto, ele deve trazer um conteúdo completo que aborde as principais informações e de maneira clara e objetiva.

Título interno

Outro fator que pesa muito é o uso de título interno. Trata-se do título que o leitor verá assim que acessar o conteúdo. 

Esse título deve ser diferente do presente no texto, pois eles possuem funções diferentes. O título interno é usado para manter o interesse do leitor pelo conteúdo. 

Por exemplo, se o título do seu texto é “Dicas de detergente para lava louças industrial”, o segundo título pode ser “Como escolher o melhor detergente industrial?”. 

Não existe um limite de caracteres para o título, mas ele deve ter como característica:

  • Despertar a curiosidade;
  • Aparentar ser vantajoso;
  • Trazer uma promessa verdadeira;
  • Conter uma palavra-chave.

SEO title

Já em relação ao SEO title, trata-se do título que levará o leitor até o seu conteúdo. Ele é muito importante para garantir um bom ranqueamento da página, portanto, deve ser objetivo, ter um limite de caracteres e ser atraente. 

Um bom exemplo seria “Centro de usinagem vertical: por que ele é tão importante?”.

URLs amigáveis

Outra técnica super importante é fazer uso de URL amigável. É importante que ela faça uso, por exemplo, de palavra-chave. 

Ela também precisa ser fácil para os leitores, então, quanto menos números ela tiver, melhor. 

Como principais características de uma URL amigável podemos citar uso de palavra-chave, apenas um subdomínio, ser curta, fácil de interpretar, hífens separando as palavras e estar relacionado com o título do conteúdo.

Palavras-chave

Já que estamos mencionando tantas vezes o uso das palavras-chave, é importante que você saiba exatamente o que ela é e sua importância. 

Trata-se daquelas palavras que a persona irá escrever no site de busca para encontrar determinado produto, serviço ou qualquer outro assunto. 

Por exemplo, alguém que trabalhe com vendas de produto pela internet, vai procurar informações sobre isopor de proteção. 

Esta pessoa pode realizar buscas como “proteção de isopor para embalagem”, sendo este um exemplo claro de palavra-chave que deve estar presente em um texto sobre o assunto.

O que deixa muitas pessoas com dúvidas é como saber que tipo de palavra a persona usaria. 

Para isso, é importante conhecer bem o público e fazer uma pesquisa para identificar as melhores palavras-chave para o nicho do produto ou serviço que sua empresa venda.

Conhecer bem a persona é fundamental para saber o comportamento dela quando vai buscar alguma informação na internet. 

Saber a fundo quais são os assuntos de interesse dela e o que ela espera também faz parte da estratégia para saber usar corretamente a palavra-chave.

Agora que você já conhece bem algumas das principais técnicas em SEO, vamos apontar para você quais são os principais benefícios da aplicação dessa ferramenta. Confira.

Importância e benefícios do SEO

O uso das técnicas em SEO é importante para que sua empresa figure entre as primeiras páginas disponíveis nos sites de busca. 

Dessa forma, vendas e negócios são diretamente influenciados. O uso dessas técnicas também traz diversos benefícios, e podemos citar como exemplos:

  • Aumento de tráfego no site;
  • Maior retorno sobre investimento;
  • Site fácil de navegar;
  • Excelente custo-benefício.

Em um site de buscas é possível encontrar informações sobre os mais variados produtos e serviços. 

Se você procurar por lubrificante para cabo de aço, encontrará nas primeiras posições do site de busca aquela página que traga um bom conteúdo sobre o assunto. 

Consequentemente, outras pessoas, assim como você, vão acessar essa mesma página. Ou seja, haverá um aumento no tráfego do site.

O ROI, ou seja, o Retorno Sobre Investimento também aumenta. Uma empresa que trabalhe com conserto de empilhadeira manual hidráulica e que deseje aumentar o seu lucro, investindo nos sites de busca, irá conseguir isso de forma muito mais simples e sem gastar tanto. 

Além disso, seu site se torna muito mais fácil de navegar, o que acaba por melhorar a experiência do leitor.

Site fáceis e simples de serem utilizados agradam os usuários, portanto, com certeza ele terá mais acessos e trará bons retornos. 

O custo-benefício do uso das técnicas de SEO também é um grande benefício, isso porque é possível investir um pouco menos e obter grandes lucros. 

Todo tipo de produto, tanto alimentos quanto galpão pré fabricado concreto podem ter um excelente retorno, oferecendo um custo-benefício vantajoso por meio dessa técnica.

Como foi possível perceber, o uso das técnicas de otimização para sites de buscas é necessário para que os conteúdos postados na internet, por empresas de diversos segmentos, profissionais e pessoas estejam ao alcance dos leitores e consumidores. 

Ninguém vai procurar conteúdo nas últimas páginas dos buscadores, não é mesmo? Portanto, figurar entre as primeiras colocações é fundamental.

O uso do SEO veio para dar mais visibilidade aos seus conteúdos. Sabendo usar suas técnicas você ganha espaço na internet e no mercado.