eficacia leitura dinamica

Com uma vida tão agitada, quem adora ler fica sempre com a cabeceira lotada de livros, mas dificilmente consegue ler alguma coisa por completo. Com nossa vidas sempre cobrando de nós mais agilidade em tudo, ler um pouco mais rápido do que o normal seria com certeza uma ´´mão na roda“.

Por isso a técnica da Leitura Dinâmica foi criada, pois é a forma mais rápida e eficiente de alguém conseguir ler o maior número de livros possíveis e manter sua estante sempre vazia de antigos títulos e cheia de novos exemplares. Mas como funciona a Leitura Dinâmica? Realmente funciona? Saiba mais agora.

Leitura Dinâmica

Não se sabe exatamente quem é o criador da técnica, porém ela foi desenvolvida por inúmeros escritores e jornalistas e se tornou a forma mais eficiente de ler com agilidade e compreensão. Um desses escritores foi Tony Buzan, escritor inglês que precisava ler muitos livros se quisesse ter ideias e um vocabulário extenso na hora de criar suas histórias.

Ao perceber que não conseguiria ler muitos livros por mês, apostou na técnica da Leitura Dinâmica e potencializou sua leitura, garantindo mais livros lidos e até melhorou seu trabalho, conseguindo escrever com mais agilidade e entregando livros com mais qualidade.

Leitura Dinâmica Funciona?

Segundo os defensores da técnica da Leitura Dinâmica, ela não só funciona como é possível ler um livro de pouco mais de 200 páginas e apenas algumas horas. O que parece ser uma loucura e algo impensável, é defendido e garantido que realmente é possível.

eficacia leitura dinamica

Por outro lado, existem aqueles que não creem que seja possível alguém ler com tamanha rapidez e pior, entender o que está lendo. O que se sabe é que a Leitura Dinâmica pode ser eficiente para qualquer pessoa que queira ler com mais fluidez, entendimento e claro, agilidade.

Ou seja, uma pessoa que leva 1 semana para ler um livro de 300 páginas por exemplo, pode diminuir esse tempo para 3 ou 4 dias.Com certeza uma grande eficiência! O verdadeiro segredo é que para ser um leitor dinâmico é preciso praticar sempre.

Dicas Para Ler Mais Rápido E Melhor

Muitas técnicas fazem parte da Leitura Dinâmica e muitas são as dicas para que você consiga se preparar melhor e ainda ler muito melhor:

Para ler melhor, acabe com todos os ruídos

Desligue o celular, tv e enfim, tudo o que possa atrapalhar sua leitura. Esteja em um local bem iluminado ou com uma iluminação confortável como de um abajur. Procure tirar todos os ruídos que deixem sua leitura ineficiente.

Forme blocos de leitura

A melhor forma de ter uma leitura eficiente é ler em blocos, ou seja, ler textos que tenham tópicos separados ou blocos de no máximo 6 grupos de palavras e que dessa forma, facilitem a leitura. Se o que estiver lendo como um livro antigo, não tiver essa divisão, aprenda visualmente dividir o que lê dessa maneira. Assim com o tempo e prática, você conseguirá ler com mais fluidez.

Leia de tudo

Se você adora livros de romance policial mas odeia notícias de celebridades, permita-se pelo menos uma vez ou outra ler esses textos não tão interessantes. Em geral são mais simples no uso das palavras e as informações fúteis e irrelevantes, porém pode deixar sua mente mais ampla para conseguir ler qualquer coisa.

Depois leia livros complexos como a Metamorfose de Franz Kafka e Dom Casmurro de Machado de Assis, assim com certeza estará deixando sua leitura sempre mais rica e abrangente.

Evite reler

Ainda que você não tenha entendido uma parte do livro e queira reler para entender, evite isso a qualquer custo. Reler não só é uma regressão como algo que atrapalha a agilidade de um leitor que busca ler mais rapidamente. Acredite, mais a frente você lerá algo que esclarecerá o que não entendeu, portanto não volte e siga em frente!

Não fale enquanto lê

Um grande erro de muitos leitores, especialmente os iniciantes, é o hábito de falar ou movimentar a boca enquanto lê. A fala é mais lenta que a visão e acaba dificultando e muito o processo de conseguir ler com mais agilidade. Portanto na hora de treinar sua leitura, se habitue em ler sem pronunciar qualquer palavra e com certeza conseguirá ler mais rápido.

Cronometre sua leitura

eficacia leitura dinamica

Um leitor comum lê 150 palavras por minuto, porém um leitor dinâmico consegue chegar a marca das 800 palavras por minuto! Pode parecer algo impensável, mas se você praticar um pouco todos os dias, conseguirá alcançar essa marca rapidinho.

A dica? Coloque o cronômetro do celular ou um cronômetro mesmo para calcular quantas palavras lê em 1 minuto. Quanto menos palavras ler nesse tempo, maior deverá ser sua prática para alcançar o objetivo.

Leitura Dinâmica Na Fbv Cursos

Leitores que querem potencializar seu poder de leitura, não podem deixar de conferir o curso de Leitura Dinâmica da FBV Cursos. Seguindo todas as técnicas de leitura rápida, o leitor irá melhorar sua leitura e de bônus terá a escrita potencializada também.

Acesse agora a FBV Cursos e confira o curso Leitura Dinâmica. Matricule-se já!