Você sabe como funciona a impermeabilização de sofás e quanto tempo ela dura? Muitas pessoas, assim como você também não sabem, por isso neste artigo vamos explicar mais sobre este assunto.

Para quem está procurando uma maneira de prolongar a vida útil dos estofados da sua casa, esse procedimento é um bom investimento. Mesmo sendo muito utilizado em sofás, também é possível aplicá-lo em almofadas, poltronas, puffs, cadeiras, entre outros.

Principalmente para quem tem crianças pequenas em casa, o objetivo é basicamente evitar a entrada de poeira e a penetração de líquidos que podem manchar o estofado, prevenindo assim o aparecimento de fungos que causam problemas respiratórios, como ácaros e bactérias.

O que é a impermeabilização de estofados?

A impermeabilização de estofados é um procedimento que faz a proteção das fibras do tecido do estofado, ela cria uma espécie de blindagem contra a absorção de líquidos e umidade na primeira camada do estofado.

Através do produto que é utilizado, cria-se uma resina que envolve todo o material ou tecido do sofá. O impermeabilizante é um produto líquido que é aplicado no estofado através da pulverização feita com uma bomba.

No entanto, a aplicação deve ser feita por uma empresa especializada porque cada tipo de sofá exige o conhecimento de técnicas específicas, de acordo com o seu material ou tecido.

Como funciona este procedimento?

A aplicação do produto é feita com uma bomba que forma um tipo de spray. O procedimento basicamente é apenas aplicar o produto adequado para cada tipo de superfície, para criar uma proteção contra a água, poeira, substâncias que provocam manchas, entre outras coisas.

Com esta proteção, o sofá prolonga a sua durabilidade porque nenhum resíduo irá prejudicar o seu material. Além disso, o estofado ficará limpo e longe de fungos, bactérias e ácaros.

Quanto tempo dura a impermeabilização

O processo de aplicação do produto impermeabilizante pode levar até 2 horas para ser finalizado. Após isso, a proteção deste procedimento poderá durar até 3 anos, desde que o dono do sofá tenha alguns cuidados básicos e mantenha a limpeza com frequência.

A recomendação a fazer é limpar duas vezes por semana, apenas para retirar o acúmulo de poeira. Porém, se algum líquido que possa manchar o tecido cair no sofá, use um papel toalha para absorver o líquido mais rapidamente e deixar a superfície novamente limpa.

sala de estar decorada

Quais os benefícios da impermeabilização de sofás

Esse procedimento proporciona alguns benefícios como estofados e tecidos com uma aparência mais bonita, limpos, protegidos contra os fungos, sem manchas e com cara de novo por mais tempo. Os principais benefícios são:

  • Recuperação das características originais do material deixando o móvel como novo.
  • Proteção contra os raios solares.
  • A limpeza do sofá fica mais fácil e dura mais tempo.
  • Evita-se a proliferação dos causadores de alergias.
  • Proteção do sofá contra os resíduos que causam manchas no tecido.

Gostou deste artigo? A impermeabilização de sofá e demais estofados é muito procurada nas empresas prestadoras deste serviço, porque as pessoas querem proteger o seu sofá contra qualquer tipo de dano, prolongando assim a sua durabilidade e vida útil.

É muito comum acontecer de estofados novos serem manchados imediatamente após a compra por crianças e até mesmo, por pets que vivem dentro de casa.

Por isso, sempre que você pensar em adquirir um móvel novo, é importante se preocupar em garantir a sua durabilidade e imediatamente, contratar uma empresa especializada em impermeabilização de sofá.