O envelhecimento faz parte do processo natural do ser humano, e nessa fase mais avançada da vida, podem surgir certos problemas e dificuldades, além de doenças.

 

Por exemplo, depressão, ansiedade, Alzheimer, diabetes, osteoporose, fragilidade, imobilidade, memória fraca…

 

Por isso, muitas pessoas procuram por uma casa de repouso para que o idoso ou idosa tenha os cuidados necessários para continuar vivendo sem grandes obstáculos.

 

É aí que chegamos ao ponto principal deste artigo, afinal, como escolher um residencial para idosos? O que é preciso avaliar antes de escolher um local deste tipo? Acompanhe a leitura até o final e você irá descobrir!

Pesquisas

 

O primeiro e principal ponto é fazer pesquisas e visitas em diferentes casas de repouso com objetivo de ir selecionando aquelas que mais agradam e aquelas que podem ser desconsideradas. 

 

Anote tudo para ir se organizando, pode ser em um bloquinho ou mesmo no celular.

 

Observação: no final do artigo você vai conferir uma lista com 10 sugestões de perguntas importantes para se fazer. Portanto, não deixe de conferi-la.

 

Além disso, verifique se o local está regularizado nos órgãos competentes da sua cidade, como a vigilância sanitária e o Conselho Municipal do Idoso. 

 

Também procure saber, por exemplo, se já houve alguma denúncia, caso de maus tratos ou outro problema envolvendo a casa.

Infraestrutura

 

Mais um fator relevante que deve ser levado em consideração é referente à infraestrutura da casa de repouso, ou seja, como ela é e o que ela tem. 

 

Veja se o ambiente é acolhedor, arejado, limpo, silencioso e aconchegante.

 

Além disso, observe, por exemplo, como é o banheiro, o quarto que o idoso irá ficar, a cozinha, as salas de convivência, a área externa, se há corrimões para ele se apoiar dentro da casa, entre outros pontos.

Atendimento

 

Avalie como o atendimento é realizado pela equipe que trabalha no local, seja por telefone, e-mail e/ou em uma visita à casa. 

 

Pergunte tudo que você tiver dúvida e veja como respondem, se fazem contato visual com você e se são pacientes na hora de esclarecer suas dúvidas.

Serviços

 

Por fim, procure saber sobre os serviços oferecidos aos moradores do lar, ou seja, se há fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, dentistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, arrumadeiras… 

 

Enfim, veja se há esses e outros profissionais responsáveis para realizar diferentes atividades importantes para o dia a dia dos idosos.

 

E se possível, leve o seu ente querido no dia da visita para que ele conheça o ambiente, afinal é ele que ficará lá e por isso é fundamental ouvi-lo também.

Lista de perguntas para se fazer em uma casa de repouso

 

Antes de escolher um residencial para idosos, é importante fazer certas perguntas para conhecer melhor o local e as pessoas que lá trabalham.

 

Sendo assim, separamos abaixo as principais perguntas que você deve fazer antes de definir a casa de repouso que seu ente querido irá ficar:

 

  1. Quais são os horários de visita?
  2. Quais são os profissionais que compõem a equipe médica? Médicos, cuidadores, nutricionistas…
  3. Quais são as atividades oferecidas?
  4. Como será a rotina do idoso na casa?
  5. Como é feita a alimentação? Quantas vezes ao dia?
  6. Como é feita a higiene pessoal?
  7. Como é realizada a avaliação clínica dos moradores?
  8. Qual é o apoio em caso de emergência?
  9.  A clínica possui convênios com outro profissionais, clínicas e serviços especializados?
  10.  Quantos idosos moram na casa atualmente?

 

Assim, seguindo essa lista de perguntas e as dicas que foram dadas neste artigo, você terá mais facilidade em escolher uma casa de repouso para o seu familiar!