No mundo dos negócios, não é raro ver empreendimentos com recursos de sobra negligenciando o Brand Equity, um erro capaz de tornar a imagem da empresa praticamente insustentável.

 

O Brand Equity é um termo cada vez mais popular na área de marketing, que se refere ao valor agregado de um produto ou serviço. Ele está baseado na importância da força e da relevância que a marca pode ganhar no mercado, principalmente por meio das estratégias digitais.

 

Por isso, as empresas que investem no fortalecimento das marcas costumam ver o esforço traduzido em lucratividade, com resultados cada vez mais expressivos, independente do segmento de atuação ou das dimensões do negócio.

 

Por isso hoje em dia é fundamental o conhecimento sobre o que é Brand Equity e como usá-lo no Marketing Digital.

O que é Brand Equity?

 

Brand Equity é uma expressão na língua inglesa que pode ser traduzida como valor de marca, de uma maneira simplificada. Trata-se, portanto, de um valor intangível, diferente do patrimônio físico de uma empresa, e que não pode ser medido objetivamente, seguindo critérios abstratos de avaliação.

 

Entretanto, o Brand Equity não é apenas uma identidade facilmente reconhecida, mas sim da maneira como os clientes e potenciais clientes encaram a marca, a imagem que têm do empreendimento.

 

Essa percepção faz toda a diferença na valorização da corporação e dos seus produtos ou serviços, que podem ser desde a tradução simultânea SP até um simples dicionário. E quando a marca alcança certo prestígio e reconhecimento, isso com certeza reflete em sua lucratividade.

 

Uma vez que o branding visa o fortalecimento de marcas, pode-se dizer que quando bem planejado e executado, o trabalho de branding gera o Brand Equity. Isso significa que quanto mais forte for a imagem de uma empresa, maior tende a ser o seu valor no mercado.

Por que a força de uma marca é tão importante?

 

Principalmente no início dos investimentos, os empreendedores podem se perguntar se ter uma marca forte no mercado pode fazer tanta diferença, principalmente considerando o produto ou serviço oferecido, como uma consultoria ambiental em Campinas, que pode não ter tantos concorrentes na região.

 

No entanto, há pelo menos três aspectos que contribuem para a relevância do Brand Equity. São eles:

Poder de influência no mercado

As marcas mais fortes tendem a ditar as tendências e até mesmo o ritmo do mercado em que atuam. Quando se fala em mercado no segmento de tecelagem, por exemplo, é preciso considerar competidores e também fornecedores de materiais, como tecidos, linhas, etiquetas para confecção.

 

Todos os parceiros, distribuidores e até veículos de imprensa, de uma maneira geral, têm alguma participação.

 

O poder de influência dá uma enorme vantagem às empresas, aumentando as chances de sucesso junto ao público.

 

Isso ocorre devido à liderança nas decisões sobre lançamentos, distribuições, preços e até estratégias de marketing.

Percepção de valor dos clientes

Outro grande efeito do Brand Equity é a sua influência sobre a percepção de valor dos clientes. Quanto mais forte é a marca, maior é o valor que o cliente tende a dar a ela.

 

Para verificar como isso funciona na prática, podemos avaliar o desempenho de uma empresa fornecedora de botijão de gás valor um pouco acima do mercado, por exemplo.

 

Ela pode continuar com a preferência dos clientes, mesmo oferecendo serviços ou produtos muito similares, desde que tenha uma marca forte.

 

Além disso, ela pode ter maior prestígio junto à audiência, o que aumenta o grau de confiança dos colaboradores da empresa. As corporações que encaram essa aprovação como espaço para crescer e inovar, tendem a ser bastante bem sucedidas.

Lealdade à marca

Outro grande trunfo da Brand Equity é a conquista da lealdade dos clientes, que geralmente acontece com as marcas que se dedicam ao fortalecimento de suas marcas.

 

A lealdade costuma começar com o retorno do cliente. Com o tempo, ele tende a fidelizar o consumo e, mais do que isso, se transforma em um defensor da empresa. Isso acontece principalmente nas redes sociais, em que os consumidores se sentem mais à vontade para interagir nos canais de comunicação e recomendar um produto ou serviço.

 

Essa lealdade representa um bom lucro para uma revendedora de comedouro automático para gatos, entre outros produtos. Afinal, além ter um ticket médio mais alto, os defensores de marca tendem a trazer novos clientes, de maneira orgânica e gratuita.

Brand Equity no Marketing Digital

 

Hoje em dia é praticamente o impossível citar uma empresa ou marca forte, reconhecida e popular que não tenha presença digital.

 

O Marketing Digital é fundamental para um bom Brand Equity, e demanda alguns cuidados, como:

  1. Entrega da mensagem certa;
  2. Escolha dos canais mais adequados;
  3. Tom e voz da conversa;
  4. Frequência e constância online.

1. Entrega da mensagem certa

Para conseguir gerar um impacto positivo no mercado, é importante que as marcas passem uma imagem capaz de criar intensa identificação com o público.

 

Por isso a descoberta da mensagem certa para cada empresa é o primeiro passo para uma empresa se aproximar da audiência.

 

Uma empresa especializada em instalações para o reuso de água de chuva, por exemplo, pode focar na sustentabilidade e nos benefícios que o aproveitamento do recurso hídrico tem para o meio ambiente.

 

Esses aspectos podem ser utilizados para a empresa se posicionar com mais assertividade, atraindo mais clientes em potencial.

2. Escolha dos canais mais adequados

Depois de descobrir a mensagem que a empresa deseja passar, é fundamental a elaboração de um plano. Ele deve prever os conteúdos responsáveis por transmitir a mensagem, assim como os canais em que a marca deve estar presente.

 

Nesse sentido, é importante ressaltar que mais vale a presença limitada mas com qualidade, do que quando ela é feita sem sentido.

 

Em outras palavras, não é preciso estar em todas as redes sociais para ter sucesso online. Ao invés disso, o ideal é dedicar-se para que a empresa esteja presente nas plataformas que concentram o seu público alvo, com qualidade e relevância.

 

Além das redes sociais, o blog também pode ser bastante eficiente na construção de uma Brand Equity. Os artigos informativos sobre cadeira de rodas motorizada, por exemplo, servem para aproximar a relação com a audiência, ao mesmo tempo em que constroem certa autoridade para a empresa sobre a mobilidade de pessoas com deficiência.

3. Tom e voz da conversa

Mesmo investindo consideravelmente em produção e distribuição de conteúdos de qualidade, em canais populares entre o seu público, algumas empresas podem falham na construção de uma imagem positiva e forte.

 

Isso pode ocorrer principalmente devido à forma como a conversa com a audiência é conduzida.

 

Tom e voz utilizados nos conteúdos e campanhas sempre devem ser pensados cuidadosamente, com o objetivo de provocar reações positivas.

 

Além disso, a marca deve manter a comunicação de forma consistente, evitando mudanças repentinas, que costumam assustar as pessoas que acompanham a empresa.

4. Frequência e constância online

A produção de conteúdos apenas “de vez em quando” não é suficiente para fidelizar o público e criar percepções positivas sobre as marcas. Pelo contrário, muitas vezes o desleixo de não manter uma atividade frequente nos canais online pode até render pontos negativos.

 

O ideal é regular e ter uma presença com produção contínua. Desta forma, a produtora de cestinha de mercado, por exemplo, consegue incentivar o interesse do público, com aproximação crescente e as pessoas interessadas nos conteúdos aprendendo cada vez mais.

 

A presença com mensagem forte e coerente, regular, em canais adequados e bem escolhidos é o grande objetivo do Brand Equity no Marketing Digital.

 

Assim, as marcas podem aproveitar as estratégias online para se aproximar cada vez mais do seu público e se transformar em grandes potências de mercado. Contudo, o principal segredo é o planejamento adequado, bem como a contratação de profissionais especializados para a condução das ações de marketing.

 

Com os conhecimentos específicos, eles podem realizar planos e ações de acordo com as necessidades e objetivos de cada empresa, levando em conta as principais tendências no mercado em que ela se insere.

 

O investimento em Brand Equity é fundamental para a construção de uma empresa com identidade marcante o suficiente para se tornar a primeira escolha dos potenciais consumidores.

 

Mais do que isso, com as ações adequadas, o marketing e o Brand Equity podem auxiliar os negócios a se transformarem em grandes potências, mesmo com poucos diferenciais em comparação com os seus concorrentes, agregando muito mais valor para o empreendimento.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.