Muitos motoristas usam o capacete simplesmente para evitar multas de trânsito. É uma boa ideia? Claro que não.

O capacete é um elemento fundamental de proteção e pode salvar sua vida. Você não deve depreciar algo tão importante para a sua segurança, e por isso é importante conhecer o  tipo de capacete que seja confortável e seguro.

Os condutores que não usam o capacete para o calor ou para evitar desconforto devem saber que não só podem ser punidos, mas estão em sério perigo.

DICAS PARA ESCOLHER O MELHOR CAPACETE

1 APROVADO

Se não, não compre. Pense que um capacete sem homologação não passou em testes mínimos de resistência a quedas, então imagine se é a sua cabeça que está dentro de um capacete como este?

Para a sua homologação, os capacetes ão submetidos a uma série de testes.

Testes de impacto e rigidez são realizados nos quais a casca externa do casco é atingida com bigornas, uma plana e outra na forma de uma cunha ou meio-fio.

Ele sofre condições ambientais extremas (temperaturas entre +50 e -20 graus Celsius) e testes de projeção, retenção e atrito.

O campo visual e as qualidades da tela também são verificados derramando material abrasivo sobre ele ou impactando-o com um soco.

Devemos ter cuidado com os capacetes de marcas desconhecidas da China. Eles podem ser perigosos.

2 A INTEGRAL É A MAIS SEGURA

Nós recomendamos capacetes integrais porque eles são os que usam uma estrutura externa mais forte e, em princípio, são os mais seguros.

3 PREFERENCIALMENTE NOVO

Mesmo que o vendedor jure que o capacete esta perfeito, nunca compre um capacete usado ou de segunda mão. Pode ter algum dano estrutural devido a golpes anteriores e ser inútil para proteger sua vida, e é disso que se trata.

4 PESO

É outra variável a considerar. Não compre capacetes que excedam os 1.400 gr. Em caso de impacto em mais peso, mais forças rotacionais podem causar mais danos internos. Mas também é uma questão de conforto, porque o peso é sentido depois de um bom tempo em movimento.

5 VENTILAÇÃO

É essencial que você tenha bons canais que ajudem a evacuar o calor, mantendo a cabeça o mais fresca possível.

É importante que a abertura e o fechamento sejam feitos de forma simples para poder nos manipular em movimento, se necessário, sem perder a mínima atenção possível na estrada.

6 MATERIAL RESISTENTE

Isso depende da composição da casca que é responsável por absorver o impacto em caso de acidente. A estrutura tricomposita formada por Kevlar, fibra de vidro e carbono é a que oferece um ótimo comprometimento entre peso, absorção e resistência.

Os policarbonatos são mais econômicos, mas com piores qualidades gerais e menor resistência a impactos.

7 CONFORTÁVEL

Depende em grande parte do interior do capacete, da qualidade do conjunto de almofadas.

É altamente recomendável que seja feito com tecido hipoalergênico e deve ser facilmente removível para mantê-lo sempre limpo e nas melhores condições, embora não deva ser lavado com muita frequência.

Algumas marcas oferecem diferentes densidades das almofadas para que o ajuste à fisionomia do nosso rosto seja perfeito. E outros (Lazer e Scorpion) patentearam um sistema de inflação das almofadas internas, que se ajusta até que faça a pressão correta nas bochechas.

8 TAMANHO

É crucial, ao escolher um capacete, porque em 20% dos acidentes graves de motociclistas, o capacete é disparado porque o tamanho ou a sujeição não são adequados.

O capacete não deve fazer pressão excessiva, mas não deve ficar solto para evitar “dançar”, evitando assim a incompatibilidade em caso de acidente.

Tem que ser colado às maçãs do rosto e moldar à forma da nossa cabeça, mas sem criar desconforto, porque é muito apertado. Devemos ter em mente que, com o passar do tempo, o interior cede, portanto, não é uma má ideia espremer um pouco no começo, levando isso em conta.

Agora que você sabe o que é necessário, você só tem que decidir qual capacete vai comprar.